O Museu do Transporte Suíço é o mais completo museu de mobilidade da Europa. Ele mostra de forma interativa o desenvolvimento do transporte e da mobilidade em estradas, trilhos, na água, bem como no ar e no espaço. Praticamente todos os meios de transporte estão representados neste museu, que conta com outras atrações igualmente interessantes.
O Museu do Transporte Suíço em Lucerna
A 5 minutos de carro da Schweizerhofquai, principal rua em frente ao lago Lucerna, o Museu do Transporte Suíço (Verkehrshaus der Schweiz) é uma atração para toda família. Ele conta a história dos diversos meios de transporte de forma interativa, em exibições e seções temáticas, com simulações e filmes.
Inaugurado em 1959, é o mais popular do país, com mais de 3.000 objetos em uma área de 20.000 m² dividida em galpões dedicados a cada meio de transporte. O ingresso para o museu custa 32 francos suíços (CHF) e dá direito a visitar cada um dos pavilhões. Fizemos essa visita com a Magali do Guia Suíça que nos acompanhou nessa jornada pelo mundo do transporte.
O museu ainda tem outras áreas que não estão incluídas no valor do ingresso, como o Planetário, o Filmtheatre e o Museu Hans Erni com pinturas abstratas do artista nascido em Lucerna em 1909. Não fomos em nenhuma dessas áreas e levamos 2 horas explorando cada galpão e a aventura do chocolate, que conto ao final. Existe estacionamento ao lado do museu, que abre todos os dias às 10h. Sem dúvida, um museu que vale a pena visitar quando estiver em Lucerna.
História dos Transportes
Ferrovias e rodovias
Começamos nossa visita pelo galpão do transporte ferroviário, que mostra os primeiros bondes puxados por quatro a cinco cavalos, usados no início do século XX para transportar mais de 72.000 pessoas por ano. Peças e engrenagens de trens também estão expostas em meio a maquetes de rotas ferroviárias suíças e locomotivas. A interatividade está presente na entrada em alguns dos trens expostos em tamanho real. Além disso, um simulador de locomotiva, onde é possível experimentar a sensação de pilotar um trem.
Em frente, está o galpão dos transportes rodoviários, que, na época que visitamos (fevereiro de 2017), estava em reforma. Por isso não tivemos acesso. Porém estão expostos exemplares de carros de marcas famosas como Maserati, Aston Martin, Lamborghini e Ferrari. A parte externa do galpão é toda revestida por placas de trânsito, deixando as fotos bem interessantes.
Barcos e aviões
Antes de entrar no galpão do transporte náutico, aproveitamos para dirigir um barco, no estilo pedalinho, em uma enorme piscina ao centro do espaço aberto do museu. São permitidas duas voltas por grupo e foi uma diversão. Já dentro do galpão, maquetes, peças e exemplares de barcos e navios. Inclusive, chama atenção um submarino amarelo que comporta duas pessoas, no melhor estilo da famosa música dos Beatles. Um simulador de remo nos fez suar em uma competição bem descontraída. Entramos também em um exemplar de barco que faz o percurso pelo lago Lucerna.
Em seguida, chegamos ao pavilhão do transporte aéreo, diversas miniaturas de aeronaves de diferentes companhias aéreas. Além disso, exemplares mais antigos espalhados por todo o galpão, inclusive no teto. Figuram ainda estilos alternativos de transporte aéreo como parapente, por exemplo. No segundo andar do galpão, uma exposição dedicada ao espaço. Além de trajes e equipamentos, a seção de exploração espacial conta a história da corrida espacial. Podemos conhecer ainda como é a vida de um astronauta, inclusive a comida e o interior de uma nave, por exemplo. Existe também uma área dedicada à exploração de Marte com réplicas de sondas e robôs enviados ao planeta.
Media World no Museu do Transporte Suíço
Também incluído no ingresso, visitamos o Media World, uma área totalmente interativa com diversas formas de mídia. É possível ser âncora de um noticiário, aprender a usar o Chroma Key para fazer vídeos no Green Box, vivenciar atividades radicais com óculos de realidade virtual no Lab e até registramos nossa presença no Learning Space. Todas as atividades desenvolvidas nessa parte do museu, podem ser gravadas escaneando o código de barra do ingresso. Posteriormente, podem ser acessadas através de um aplicativo de celular e compartilhadas com os amigos e nas redes sociais. Bem interessante!
Bônus: Swiss Chocolate Adventure
Uma parte do museu, que não está incluída no valor do ingresso, mas que fomos conhecer com a Magali, foi a Swiss Chocolate Adventure. Esta parte é desenvolvida em conjunto com a Lindt Chocolate Competence Foundation. Nesta aventura, entramos em um elevador que se parece com um contêiner, que nos leva a um carrinho. Este, circula por vários ambientes, mostrando fatos interessantes sobre a descoberta, origem, produção e transporte de chocolate. Uma experiência multi-sensorial com vídeo, som, cheiro e sabor.
O passeio acontece em uma sala escura com projeções ilustrando toda a criação do chocolate. Desde o cultivo do grão de cacau e o transporte para a Suíça, até a fabricação e venda do produto acabado. Por fim, cortesia de alguns chocolates da Lindt.
Esta aventura é recomendada para adultos e crianças acima de 6 anos, mas certamente toda família irá curtir. O tour está disponível em diversos idiomas, porém não inclui o português. O ingresso custa 16 CHF e deve ser comprado a parte na bilheteria do museu.
Endereço: Lidostrasse 5 – Tel.: +41 41 370 44 44