O trem na Suíça é a melhor forma de se deslocar pelo país, se você for conhecer várias cidades na mesma viagem. A excelente malha ferroviária permite que esse deslocamento seja rápido, seguro e confortável. Quando estivemos por lá em fevereiro de 2017, utilizamos bastante o trem e conto as todos os detalhes com dicas preciosas para andar de trem na Suíça.
Meu roteiro de trem pela Suíça
Como nosso roteiro na Suíça incluía três grandes cidades, com uma distância considerável entre elas, optamos por usar o trem. O principal motivo foi a rapidez e praticidade em evitar todo o trâmite de aeroporto. Além disso, o sistema ferroviário é unificado com acesso via um passe para um número determinado de dias. O que acabou sendo uma economia, em comparação a passagens internas de avião.
Em nosso roteiro, chegamos a Zurique de avião por voo da Alitalia. A partir dali, seguimos para Lucerna e posteriormente para Genebra. Consultando o mapa da Suíça, ficará claro que atravessamos praticamente todo o país de trem. Abaixo, ilustro o roteiro e o tempo percorrido de trem entre cada cidade.
Passe de trem na Suíça
Assim como no Japão, visitantes estrangeiros podem adquirir um passe que permite múltiplas viagens pelo país. Além dos trens, esse passe permite uso nos ônibus e até mesmo ferries de lago para chegar a qualquer destino.
Qual tipo de passe comprar
O Swiss Travel Pass é um passe ilimitado para uso nos trens do país em um período determinado. O tipo de passe a comprar, vai depender do tempo de estadia no país e do seu roteiro.
Existem dois grupos básicos que são os mais usados. O Swiss Travel Pass permite viagens ilimitadas de trem, ônibus e barco em dias consecutivos. Já o Swiss Travel Pass Flex permite viagens ilimitadas de trem, ônibus e barco em dias livremente selecionáveis no período de um mês. São emitidos passes para 3, 4, 8 e 15 dias para cada um deles.
Além disso, há diferença de preço dependendo da classe escolhida (1ª ou 2ª classe) e da idade do viajante (adulto, jovens com menos de 26 anos – 15% de desconto). Crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete STS válido, viajam gratuitamente. Famílias que estiverem viajando em conjunto podem optar pelo Swiss Family Pass, que permite que crianças de 6 a 16 anos viajem grátis, quando acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete STS válido.
Como usar seu Swiss Travel Pass
No passe consta o nome do passageiro (1), data de início e final da validade do passe (2a/b), a classe do vagão em que o passageiro pode viajar (3), nacionalidade e número do passaporte (4).
Com o passe é possível embarcar a qualquer hora e local de acordo com seu roteiro de viagem. Basta conferir os horários dos trens no site da SBB – empresa que opera os trens na Suíça. Em seguida, se dirija para a estação mais próxima e se prepare para explorar seu próximo destino.
Alguns trens de alta velocidade, internacionais, noturnos e panorâmicos exigem uma reserva prévia de assento, mas não chegamos a utiliza-los em nosso roteiro. Lembrando que os trens na Suíça são extremamente pontuais!
Detalhes dos trens na Suíça
Tivemos a oportunidade de viajar na primeira classe, onde o conforto é maior. Mas em alguns trens nos quais viajamos, pelo que pude observar, a segunda classe não tinha uma grande diferença a não ser no estofado ou espaço das cadeiras. Às vezes, comprando com antecedência, a diferença de valor entre as classes é pequena e compensa comprar na 1ª classe.
Abaixo algumas fotos dos assentos nos vagões de primeira (em cinza e vermelho) e segunda (em azul) classe.
Caso você esteja viajando em uma classe que não condiga com seu passe, poderá ser aplicada multa, que deverá ser paga imediatamente. É obrigatório apresentar o passaporte (ou documento de identificação) junto ao passe. Importante ressaltar que em todos os trajetos que fizemos, os fiscais do trem conferiram os passes junto aos nossos passaportes, às vezes até mais de uma vez no mesmo trecho.
Outras vantagens do Swiss Travel Pass
O passe oferece algumas vantagens para tornar sua viagem ainda mais interessante. Transporte público grátis em mais de 90 áreas urbanas, descontos em excursões e entrada grátis em mais de 500 museus no país. Importante ressaltar que os bilhetes STS estão disponíveis apenas para pessoas com residência fora da Suíça e do Principado de Liechtenstein.
Os passes podem ser comprados aqui no Brasil em agências de viagem, pelo site da RailEurope ou no site do próprio Swiss Travel Pass. Também é possível comprar nas estações ferroviárias da Suíça, apresentando o passaporte brasileiro.
Mesmo se você não estiver na Suíça, pode utilizar os trens suíços para fazer bate-volta a partir de países vizinhos. É possível, por exemplo, conhecer Lugano em um bate e volta a partir de Milão.
Agora que você já sabe como se deslocar de trem pela Suíça, garanta sua reserva de hotel nas cidades suíças e aproveite esse país incrível.