Casa Loma
Toronto

Casa Loma: de castelo a locação de filmes

Localizado no bairro The Annex, a Casa Loma é um antigo castelo em estilo eduardiano. Atualmente tornou-se um dos principais pontos turísticos de Toronto. Os turistas a visitam não só pela beleza e pompa de sua arquitetura, mas também por ter sido locação para diversos filmes e séries.

Histórico da Casa Loma

A Casa Loma é considerada uma das maiores mansões da América do Norte. Foi projetada por E. J. Lennox em 1909 a pedido de Sir Henry Pellatt, um grande homem de negócios de sua época. Pellatt foi responsável por trazer eletricidade para as ruas de Toronto e desenvolver a primeira estação hidrelétrica do Canadá em Niagara Falls. A casa levou três anos para ser construída. Em 1913, Henry Pellatt e sua esposa Mary se mudaram para a Casa Loma. Dez anos depois, em 1923, os Pellatt foram forçados a se mudar após diversos investimentos mal sucedidos, que reduziram sua fortuna. Sir Henry faleceu em 1939.

Com a saída dos Pellatt, a Casa Loma anteriormente se tornou um hotel que funcionou entre os anos de 1926 e 1929. Foi nessa época que o Grande Salão e a Sla de Bilhar foram finalizados. Em 1933, a cidade de Toronto tomou posse da propriedade. Diversas funções foram propostas para a casa, que em 1937 começou a operar como atração turística. Atualmente, a Casa Loma é considerada um marco histórico precioso, inclusive com eventos sazonais durante o ano. Além disso, o castelo recebe mais de 250 eventos privados anualmente.

Como chegar à Casa Loma

A Casa Loma está localizada no alto de uma colina. A melhor forma de chegar é de metrô, saltando na estação Dupont. Em seguida, caminhe no sentido norte por dois blocos na Spadina Avenue. A partir daí, a sugestão é seguir em direção à escadaria conhecida como Baldwin Steps com 110 degraus. A escadaria foi construída em 1987, em homenagem à família Baldwin, dona do terreno. Logo que chegar ao topo da colina, basta seguir pela esquerda. Quem optar por ir de carro conta com estacionamento no local, pago à parte.

Visita pelos cômodos da casa

Primeiro Andar

A visita à Casa Loma se inicia no Grande Salão que apresenta figuras esculpidas adornando os pilares, que apoiam o teto de 18 metros de altura. De um lado estão as antigas Salas de Bilhar e de Fumar, onde atualmente funciona um restaurante.

Do outro lado fica a Biblioteca, onde os Pellatt se entretinham, bem como a seus convidados. O padrão de piso de carvalho em espinha de peixe cria sombras diferentes em cada extremidade da sala, dependendo da posição que você se encontra. Logo após, encontra-se a Sala de Jantar, onde os Pellatt recebiam seus convidados para os jantares festivos formais. Apresenta colunas coríntias e capacidade para 100 pessoas.

Esses cômodos ladeiam o Peacock Alley que recebe esse nome pela similaridade com um corredor de abóbada semelhante no Castelo de Windsor. As paredes são revestidas em carvalho e o piso em tábuas de madeira de teca. Ladeado também pela escritório de Sir Henry Pellatt e pela Sala de Serviço onde era servido o café da manhã aos Pellatt, o corredor leva até a Estufa.

Primeiro andar Casa Loma
Aposentos no primeiro andar e Estufa

Ponto alto da visita, a Estufa apresenta piso de mármore italiano. Tubos de vapor mantinham os canteiros de flores quentes no inverno. Atualmente são disfarçados por canteiros. Chama atenção a belíssima cúpula em vitral.

Segundo andar

Em seguida, nos dirigimos para o segundo andar estão os aposentos usados pelos Pellatt. A escadaria que liga o Grande Salão ao andar de cima não é original da casa onde os Pellatt moravam. Foi construída em 1925, quando a casa foi convertida em hotel.

O Windsor Room recebeu esse nome em homenagem à família real inglesa, na esperança que Sir Henry Pellatt tinha em recebe-los em sua casa. A cama é do século 19, esculpida em estilo veneziano. Figuras de golfinhos e querubins podem ser vistas nas quatro pontas da cama. Ao lado encontra-se o Round Room, cujo formato se encaixa perfeitamente na base da Norman Tower. O quarto foi inspirado na arquitetura do século 18, no estilo do arquiteto escocês Robert Adam.

A suíte de Sir Henry Pellatt era separada da de sua esposa. A decoração era simples, assim como tamanho era menor que a suíte de Lady Mary. Esta, por sua vez, apresentava inclusive um solário. Os Pellatt possuíam ainda cinco quartos de hóspedes no segundo andar da casa. Um dos quartos abertos à visitação apresenta detalhes orientais, que vão de acordo com o interesse europeu no século 17.

Segundo Andar Casa Loma
Quartos no segundo andar

Depois que visitar os andares superiores, visite o subsolo. Na parte de baixo, temos acesso à adega e ao corredor que leva ao estábulo e baias. Na área, uma pequena coleção de carros antigos. Quando visitamos a casa em agosto de 2019, esse corredor estava em obras para o Halloween. Todo o corredor é decorado com temática de Dia das Bruxas, com sons e personagens para uma experiência extra que a casa oferece a seus visitantes durante a época do Halloween. Para quem gosta de sustos, certamente vale a pena agendar uma visita para essa época.

Exterior

Por fim, não deixe de visitar os jardins na parte externa da casa. Durante o verão, época em que visitamos, de segunda à quarta acontecem eventos especiais com jantar. Os ingressos são vendidos separadamente. Sem dúvida, uma forma de aproveitar ainda mais o clima da belíssima casa. Enquanto estiver ali, aproveite para circular pelo jardim e fazer belas fotos.

Jardins da Casa Loma
Jardins

Casa Loma como cenário de filmes e séries

A arquitetura única da casa a tornou cenário perfeito para filmes de Hollywood e séries de TV. Por exemplo, a escola de mutantes do Professor Xavier em “X-Men” é justamente a Casa Loma. Vários aposentos serviram como locação para a trilogia do início dos anos 2000.

O musical “Chicago” também usou o Oak Room e a Estufa como cenários. Até filmes mais antigos, como “Cocktail” com Tom Cruise durante os anos 80, foram filmados ali. Mais recentemente, a série “Handmaid’s Tale teve episódios de sua terceira temporada filmados nos salões da casa. Quem gosta de cinema certamente vai se adorar conhecer essa ala no subsolo, que indica todos os filmes que usaram a casa como locação.

Informações sobre a visita

A Casa Loma está aberta à visitação diariamente das 09h30 às 17h, com última admissão às 16h30. O ingresso custa CAD$ 30, sendo que crianças abaixo de 3 anos não pagam. Não há tempo limite para a visitação, eu levei em torno de 2 horas e meia para ver tudo com calma.

Endereço: 1 Austin Terrace – Tel.: 416 923 1171

Nossa viagem para Toronto contou com apoio do Tourism Toronto e do One King West Hotel que nos recebeu na cidade. Faça reserva do seu hotel em Toronto por aqui e ajude a manter o Panorama de Viagem sempre atualizado, sem pagar nada a mais por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *