museu do sapato em Toronto
Toronto

Museu do Sapato em Toronto: Bata Shoe Museum

Os sapatos são sonho de consumo de muita gente, em especial as mulheres. Em Toronto, existe um museu totalmente dedicado a eles: o Bata Shoe Museum. Do seu surgimento aos diferentes estilos, o museu do sapato em Toronto traz uma ótica única sobre esse importante artefato do vestuário.

História do Museu do Sapato em Toronto

O Bata Shoe Museum abriga a maior e mais importante coleção de sapatos do mundo. A fundadora Sonja Bata se casou com um sapateiro, despertando então sua paixão pelos calçados. Foi então no final de 1940, que ela começou a colecionar sapatos. Quando sua coleção atingiu um número significativo, ela pediu para o premiado arquiteto Raymond Moriyama criar o museu no centro de Toronto.

A ideia de Raymond Moriyama para o museu era combinar a arquitetura com seu propósito, celebrar os sapatos. Foi então que desenvolveu o projeto de uma caixa de sapatos, com o intuito de proteger os artefatos. A fachada é feita com calcário francês de Lyon. Uma cunha de vidro de dois andares permite que a luz natural ilumine o ambiente.

Localizado na esquina das ruas Bloor e St. George, o museu abriu suas portas em maio de 1995. O museu do sapato em Toronto combina a paixão de Sonja Bata com o design inovador de Raymond Moriyama. Celebrando, dessa forma, os sapatos através das culturas e épocas.

A coleção do Bata Shoe Museum

A coleção do Bata Shoe Museum exibe mais de mil sapatos e artefatos relacionados, escolhidos entre uma coleção de mais de 13.000 objetos, abrangendo 4.500 anos de história. Atualmente, a coleção permanente contém artefatos de praticamente todas as culturas do mundo.

Sapatos nas diferentes épocas e culturas

Segundo relatos da antropóloga Mary Leakey em 1976, as primeiras pegadas preservadas foram encontradas em Laetoli na Tanzânia, há mais de 3 milhões de anos. A visita ao museu começa justamente com a história dos sapatos ao longo dos anos, relacionando-os com as diferentes culturas.

Pudemos ver exemplares de sapatos egípcios, gregos, romanos e chineses ao longo do tempo. Com isso, os diferentes estilos que foram surgindo. Do gótico ao barroco e rococó. Outro detalhes são os calçados ligados às religiões, como por exemplo a hindu, budista e cristã. Muitos deles usados por grandes sacerdotes e entidades de cada uma delas, anteriormente.

Sapatos ao longo dos anos
Sapatos de diferentes culturas e épocas

Em uma outra parte, os diferentes tipos de calçados, usados na neve, por astronautas, bailarinas. Interessante também a exibição que relaciona os sapatos femininos com as épocas e conquistas das mulheres. Como os sapatos foram mudando ao longo dos anos.

Destaques no Museu do Sapato em Toronto

Entre as características mais populares da coleção, há uma extensa variedade de calçados de celebridades. Por exemplo, chinelos de salão da rainha Victoria. Que tal ver botas de cowboy de Robert Redford ou botas de prata monogramadas de Elton John? Até os tênis usados pelo time de basquete de Toronto na conquista do campeonato da NBA, estão na coleção.

museu do sapato em Toronto
Sapatos de Celebridades

A coleção ainda exibe calçados indígenas norte-americanos e circumpolares. Essa coleção foi conseguida juntamente com o trabalho de campo encomendado para o estudo de calçados indígenas. Ainda há uma coleção arqueológica, que inclui calçados de algumas das civilizações mais antigas do mundo, inclusive, calçados medievais.

Por fim, na exibição “The Gold Standard” o destaque fica para os sapatos com detalhes em ouro. Sem dúvida, um museu que foge do conceito comum e que vale a visita em Toronto.

Informações sobre o museu

Para chegar ao museu, a estação de metrô mais próxima é a St. George. O Bata Shoe Museum está aberto diariamente a partir das 10h, com exceção de domingo, quando abre às 12h. O ingresso custa CAD$ 14, entretanto às quintas, entre 17h e 20h, você paga o quanto pode. Sugere-se o valor de CAD$ 5.

Endereço: 327 Bloor St W – Tel.: 416 979 7799

Nossa viagem a Toronto contou com apoio do órgão de Turismo de Toronto e do One King West Hotel que nos recebeu na cidade. Faça sua reserva de hotel em Toronto por aqui. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o site atualizado com dicas como essa.

2 thoughts on “Museu do Sapato em Toronto: Bata Shoe Museum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *