Hóquei em Toronto
Toronto

Hóquei em Toronto: visita ao Hockey Hall of Fame

Soldados britânicos jogando hóquei sobre as congeladas águas dos rios durante o inverno de 1834. Esse é o primeiro registro que se tem do hóquei no gelo, que surgiu no Canadá, derivando do hóquei de campo. Desde então, a popularidade do esporte só aumentou, tanto que recebeu um espaço inteiramente dedicado hóquei em Toronto: o Hockey Hall of Fame.

O Hockey Hall of Fame surgiu em 1943 ainda em Kingston, também em Ontário. Porém, em 1958, se mudou para Toronto, sendo que sua abertura oficial foi em agosto de 1961. Atualmente, o museu dedicado ao hóquei em Toronto se encontra no Brookfield Place, desde 1993.

Exterior do Hockey Hall of Fame

O prédio que abriga o Hockey Hall of Fame fica na esquina das ruas Yonge e Front. Antigo prédio de um banco, além de chamar atenção pela arquitetura, apresenta uma escultura que se destaca na fachada. É uma cena que mostra jovens jogadores de hóquei empolgados debruçados sobre a redoma da pista de hóquei. A escultura foi encomendada em 1993 e a responsável foi a artista Edie Parker. A obra intitulada ‘Our Game’ foi inspirada em um anúncio de revista do início dos anos 70.

Além dessa escultura, encontra-se uma homenagem ao time do Canadá de 1972, que foi eleito o Time do Século em uma pesquisa realizada em 1999. Por isso, em novembro de 2000 foi inaugurado um monumento patrocinado pela Casa da Moeda do Canadá. O monumento apresenta uma moeda com o time de 72 estampado em sua superfície.

hóquei em Toronto
Fachada do Hockey Hall of Fame

A história do Hóquei no gelo

A primeira parte da exibição do Hockey Hall of Fame está na Honda NHL Zone. Esta é a parte mais interessante para os fãs de hóquei no gelo. Logo na entrada da seção, duas grandes estátuas em homenagem a Ken Dryen e Cyclone Taylor. grandes jogadores de hóquei.

Em seguida, a 9&99: Howe Gretzky Exhibition faz uma homenagem aos artilheiros mais produtivos das últimas gerações. Nela estão exibidos artefatos importantes e raras recordações pessoais cedidos pelas coleções da família Howe e Gretzky. No exterior da exposição estão as vitrines do Legends of Hockey, destacando as carreiras dos grandes nomes do jogo.

A história da National Hockey League (NHL) também é contada nessa área do museu. NHL Retro conta o surgimento da NHL e história de franquias, incluindo franquias extintas. Já a NHL Today mostra as estrelas e os destaques da liga atualmente. Esta exposição dedica uma mostra a cada uma das quatro divisões da NHL, bem como histórias, momentos e jogadores que estão em cena hoje em dia. Por fim, o NHL Milestones destaca muitos dos registros no livro de registros da NHL.

Exposições

O museu ainda conta com uma área dedicada ao hóquei na grama norte-americano. A Hometown Hockey contém vitrines com artefatos, fotografias e informações históricas pertinentes aos vários níveis de hóquei no Canadá e nos Estados Unidos.

Seja um jogador de hóquei em Toronto

É claro que a parte que mais gostei foi a interativa. Como o hóquei no gelo não é tão difundido no Brasil, não conhecia muito sobre o esporte. Então, poder vivenciar um pouco do hóquei, faz com que a gente se aproxime mais da cultura esportiva canadense.

Que tal conhecer de perto como é um vestiário de hóquei. A réplica Montreal Canadiens Dressing Room faz com que possamos entrar em um vestiário igual ao que abrigou 23 campeões da Stanley Cup entre 1924 e seu fechamento em 1996. Através dessa exibição podemos ainda conhecer a evolução dos equipamentos de goleiro. As paredes são decoradas com listas de cada time, bem como retratos de todos os jogadores que foram introduzidos no Hall da Fama do Hóquei.

Que tal testar suas habilidades no hóquei no gelo? Essa é a proposta do NHLPA Game Time. Esses dois jogos interativos permitem que os visitantes possam acertar suas tacadas ou demonstrar habilidades de goleiro. Na experiência virtual Shoot Out eu pude pela primeira vez pegar em um taco de hóquei no gelo e arremessar os discos em direção a um goleiro virtual. No final do jogo, a pontuação total, que nem preciso falar que foi zero, no meu caso. Já na experiência Shut Out, é nossa vez de pegar a luva e bloqueador, enfrentando os melhores atiradores que a NHL tem a oferecer. Certamente uma diversão garantida.

Em seguida, continuando na parte interativa, na TSN/RDS Broadcast Zone você pode participar de uma transmissão de hóquei na televisão. Utilizando tecnologia de ponta, os visitantes também conhecem o mundo da transmissão de TV de vários ângulos, dentro e fora da câmera. Uma outra parte que achei bem curiosa é um jogo de “totó” (ou “pebolim”) inspirado em uma partida de hóquei.

jogando hóquei em Toronto
Testando nossas habilidades no hóquei

Tecnologia e Interação no Hockey Hall of Fame

A interação também leva o hóquei no gelo para os videogames. O que há de mais recente em videogames, está disponível para os visitantes em consoles de Playstation. Além disso, na Tissot World of Hockey Zone estão dispostos uniformes de times de hóquei de diversos países do mundo. A interatividade nessa área fica por conta do Global Game Flight Deck. Nela, o visitante tem uma experiência multimídia imersiva que mostra como é abordado o jogo de hóquei, por exemplo, em países ao redor do mundo.

Hóquei no Mundo

Por fim, o TSN Theatre abriga um inovador e original filme em 3D, intitulado Stanley’s Game Seven (3D). O filme conta a história do melhor jogo do mundo comemorando a busca pelo troféu mais icônico do esporte – a Stanley Cup. São 22 minutos de duração, exibido a cada meia hora e incluído no preço do ingresso.

Ao final da visita, saímos direto na Spirit of Hockey Retail Store. A loja tem diversas opções de presentes relacionadas ao hóquei e aos times canadenses e norte-americanos. O Hockey Hall of Fame funciona diariamente com horários diferenciados no inverno e verão. O ingresso em agosto de 2019 custava CAD$ 20, entretanto comprando online, há desconto de 10%. Sem dúvida um ótimo passeio para quem curte esportes ou quer vivenciar o hóquei em Toronto.

Nossa viagem a Toronto contou com apoio do órgão de Turismo de Toronto e do One King West Hotel que nos recebeu na cidade. Faça reserva do seu hotel em Toronto por aqui e ajude a manter o Panorama de Viagem sempre atualizado com dicas de viagem.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *