O restaurante Nino Cucina já famoso em São Paulo, aportou em terras cariocas em 2022. O bairro escolhido para a casa carioca foi Ipanema, na badalada Barão da Torre. Logo ao chegar ao Rio, o restaurante garantiu casa cheia para conhecer o tão falado restaurante do grupo Alife Nino. Atualmente, o menu do Nino passou por uma renovação e quem assina as novidades é o chef Marco Renzetti. Fui conferir as novidades e conto em detalhes a experiência.
Já tinha ido ao Nino Cucina outras vezes, sempre uma boa experiência. Pratos saborosos, ambiente agradável e bom atendimento. Recentemente, recebi convite para conhecer as novidades que o chef Marco Renzetti preparou para o restaurante em Ipanema. O novo menu mantém a tradição da culinária italiana, com pratos que aquecem o coração e, claro, o estômago.
Sobre o chef Marco Renzetti
Marco Renzetti iniciou sua carreira aos 19 anos na América Latina com uma trajetória autodidata. Em 1994, o chef se mudou para Lima a fim de ajudar o tio que montara um restaurante na capital peruana. Lá deu-se início a sua carreira como chef. Em seguida, foi para a Bolívia, onde montou seu primeiro restaurante, o Osteria del Pettirosso. Em 2007, trouxe o restaurante para São Paulo, onde pode desenvolver sua veia criativa forte. Essa liberdade criativa permitiu-lhe desenvolver um estilo próprio, que agora se reflete no Fame Osteria e, mais recente, nas novas criações do Nino Cucina.
Experiência no Nino Cucina em Ipanema
Começamos nossa experiência no Nino Cucina com um misto de entradas frias e quentes. Pedimos o Crudo di Tonno, um crudo de atum com tomate fresco, alcaparra, laranja e rúcula; e a Carne alla Piemontese, um filé marinado com azeite de trufa, rúcula e parmesão. Na ala dos quentes, o delicioso Polpette al Sugo, almôndegas da casa ao molho sugo.
Para os principais, a Lasagne Nino al Tegame, a lasanha assada individualmente com massa fresca artesanal, ragu bolonhese de carnes suína e bovina, creme de queijo e molho branco. Outra pedida foi o Brazato di Manzo, corte bovino macio e suculento, cozido em vinho tinto e caldo de vitela, acompanhado
de purê de batata cremoso. Mas o destaque mesmo foi o Coda Alla Vaccinara e Gnocchi al Sugo, um grande bolinho de rabada braseada com vinho tinto e legumes, no centro de gnocchis de batata servidos em seu molho. De comer rezando! Vale ressaltar que todos os pratos são muito bem servidos.
O chef Marco Renzetti também inovou nas sobremesas do Nino Cucina. Entre as novidades, a Panna Cotta com calda de frutas da estação; e a Torta Caprese e Gelato Al Gianduia, uma torta de cacau, creme inglês, avelã e sorvete de gianduia. Perfeito para os chocólatras. Como minha preferência é sempre por sobremesas mais leves, tendendo para o cítrico, minha preferida foi o Baba Al Rum. Um baba ao rum tradicional embebido com calda laranja, servido com sorvete de creme ao rum.
Tivemos um almoço muito agradável e saboroso no Nino Cucina em Ipanema. O chef Pedro Dutra é o responsável por executar com maestria os pratos do chef Marco Renzetti Sem dúvida, uma ótima pedida para um almoço ou jantar com amigos ou em família.
Endereço: R. Barão da Torre, 490 – Ipanema