Gêiseres no Atacama
San Pedro de Atacama

Gêiseres no Atacama: tour ao Campo Geotérmico El Tatio

Passeio imperdível conhecer os gêiseres no Atacama. Um dos passeios mais interessantes é conhecer o Campo Geotérmico El Tatio. Mais popularmente conhecido como os Gêiseres del Tatio (que se pronuncia “tato”), lá é possível observar grandes jatos de vapor saindo do solo. Um fenômeno natural incrível.

Gêiseres El Tatio

O Campo Geotérmico El Tatio é administrado pela Sociedade Tatio Mallku, integrada pelas comunidades atacamenhas de Caspana e Toconce. Desde 2006, o cuidado e atividade turística desse patrimônio paisagístico e cultural é de responsabilidade dos membros dessa sociedade.

Situado a 4.320 metros acima do nível do mar, o local possui mais de quinhentas manifestações termais de superfície. Os gêiseres no Atacama são decorrentes do contato entre rios de águas geladas e rochas magmáticas de alta temperatura, embaixo da crosta terrestre. O vapor que resulta desse choque escapa por aberturas na superfície, dessa forma, produzindo grandes jatos com temperaturas de 85º aproximadamente.

Tour aos Gêiseres no Atacama
Gêiseres del Tatio

Quando e como visitar os Gêiseres no Atacama

Os jatos de vapor são mais intensos logo cedo pela manhã. Por isso nosso passeio começou com o carro da Ayllu Expediciones nos buscando no Noi Casa Atacama às 5h30 da manhã. Como estava ainda escuro e bem frio, super recomendo ir bem agasalhado. Não só por causa da hora de saída, mas também porque a temperatura no campo geotérmico pode chegar a -20ºC. Quando fomos em abril de 2015, pegamos -9ºC e mesmo assim tinha um louco de bermuda e chinelos. 

Uma vez que a estrada estava toda escura por causa da hora, todo o trajeto (aproximadamente 100 km) foi de descanso. Ao chegar, uma rápida parada para ir ao banheiro e depois adentramos o terreno dos gêiseres no Atacama. A entrada no campo geotérmico não está incluída no pacote do passeio, por isso é cobrado um valor de ingresso.

Reserve seu hotel no Atacama

Como são os Gêiseres no Atacama

Apesar do frio cortante que mal permitia ficarmos sem luva para tirar fotos, é realmente lindo observar os jatos de vapor saindo do solo. Em alguns locais ainda era possível ouvir borbulhar embaixo da terra e logo depois se manifestarem os grandes jatos de vapor. A fumarola – como também são chamados os jatos de vapor – é tão grande que é possível até se esconder atrás dela.

As aberturas na superfície por onde saem os jatos são todas contornadas com pedras, delimitando uma área por onde podemos andar sem nos queimar com o vapor. Em alguns pontos o vapor sair de pequenos montes e em outros foram construídos pequenos “poços” por onde saía o vapor.

formação dos gêiseres no Atacama
Formação dos Gêiseres

Mas um dos mais interessantes na minha opinião foram os gêiseres cíclicos, que recebem esse nome por se manifestarem de forma alternada e cíclica. O vapor saía primeiro em um ponto, depois passava para outro e assim sucessivamente até voltar para o primeiro e iniciar o ciclo novamente.

Outro gêiser interessante foi o de lama, que mesmo não liberando vapor, permitia ver as borbulhas que saíam de uma poça de lama. Enquanto o guia ia nos mostrando os diferentes gêiseres, estava sendo preparado nosso café da manhã, que foi servido no local.

Café da Manhã em El Tatio

À medida que o sol surgia, a temperatura ia aumentando, mas ainda assim não era quente o suficiente para podermos nos desagasalhar. Após a observação dos gêiseres, fomos andando para um terreno mais descampado com vegetação desértica onde foi servido nosso café da manhã preparado pela agência.

A estrutura que eles montaram foi fantástica. Uma grande mesa com xícaras e canecas de louça para café ou chá, além de pães variados, bolos e rocamboles, torradas, queijo, salame, iogurte, sucos e até ovo mexido que eles preparam na hora.

Café da Manhã em El Tatio
Café da Manhã em El Tatio

Piscinas Térmicas nos Gêiseres El Tatio

Depois do café, fomos conhecer a piscina de água termal, onde alguns corajosos mergulharam. Apesar de ter água quente dos próprios gêiseres, o grande problema é o frio que ainda faz no local para você ficar em traje de banho. Eu não tive coragem, mas se você tiver, recomendo levar traje de banho por baixo de todos casacos. No local tem pequenos vestiários onde é possível deixar a roupa para aproveitar a piscina.

Piscinas Térmicas em El Tatio
Piscinas Térmicas em El Tatio

Na região ainda é possível observar alguns animais típicos da região do Atacama como a vizcaya (também conhecida como lebre do deserto), vicunhas (camelídeos que parecem lhamas porém de pelo mais curto), a gaivota andina e a raposa cinza. Nós só conseguimos ver as vicunhas enquanto tomávamos nosso café da manhã.

Na volta para San Pedro de Atacama, paramos em Vado Putana para umas fotos. Sem dúvida, um passeio imperdível, porém recomendo não fazê-lo nos primeiros dias de sua estadia no Atacama por causa da altitude. Por isso, opte por outros passeios onde a altitude é mais amena até que se acostume.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

10 thoughts on “Gêiseres no Atacama: tour ao Campo Geotérmico El Tatio

  1. Eu quase deixei o tour aos Geiseres El Tatio de fora do meu roteiro no Atacama. Não queria passar tanto frio e nem acordar cedo, mas no final das contas acabou sendo um dos passeios que eu mais gostei. Vale muito a pena, né?!

    Só não sei dizer sobre o banho termal, porque também não tive coragem de entrar! hahahaha

    Abraço

  2. Sensacional esse tour pelos Gêiseres no Atacama! É o tipo de passeio que eu e minha família amamos fazer, bem diferente! Mas também não teríamos coragem de entrar nas águas quentes nesse frio congelante não! Legal demais ver crianças fazendo esses passeios! Adorei!

  3. Geysers del Tatio no Atacama: um dos lugares mais incríveis e mais frios que eu já visitei! Faz anos que estive no Atacama, numa época em que quase ninguém aportava por lá, só alguns europeus aventureiros. 🙂 Essa coisa do café da manhã, de esquentar o leite num dos geysers foi bem legal! Pelo visto o café agora está bem mais sofisticado! rsrsrsr O cenário é sensacional! 🙂

  4. Eu acabei não indo ao Geiseres el tatio no Atacama pq não sou muito fã de frio, mas confesso que me arrependi muito. Quando voltar ao Atacama irei até la com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *