Azumi restaurante japonês em Copacabana
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Azumi em Copacabana: a tradicional culinária japonesa no Rio

Você é daqueles que acha que a comida japonesa se resume a sushi e sashimi? Então te convido a conhecer o Azumi, restaurante japonês em Copacabana. Certamente sua opinião sobre a culinária japonesa mudará, pois o Azumi reúne pratos servidos no cotidiano dos japoneses. Em nossa recente experiência no restaurante, prezamos por experimentar os pratos quentes da gastronomia japonesa.

Quando estive no Japão, uma das coisas que mais chamou a minha atenção foi a gastronomia cotidiana no país. Por aqui estamos acostumados que comida japonesa se resume aos pratos frios como sushi e sashimi. No entanto, a culinária japonesa tradicional vai muito mais além disso. Em verdade, os japoneses comem muitos pratos quentes, empregando diversos ingredientes além do peixe.

Saiba como elaborar um roteiro pelo Japão

Por isso, quando fui conhecer o Azumi em Copacabana, posso dizer que me senti jantando em um restaurante no Japão. Nossa experiência foi ainda mais satisfatória, porque fomos recebidos pela proprietária e chef do restaurante, Alissa Ohara. Ela compartilhou histórias sobre sua vivência gastronômica no Japão e como imprime essa vivência em seus pratos.

A chef Alissa Ohara

Alissa Ohara é descendente de japoneses, filha do patriarca, Sr. Isao e da Sra. Yumiko. Herdeira direta da tradição dos Ohara, a restauratrice nissei atualmente está à frente do Azumi. Além disso, responde pela elaboração das receitas clássicas que consagraram o restaurante japonês em Copacabana, assim como das autorais.

Com o conhecimento adquirido ao longo de mais de 40 anos, Alissa aprendeu a cozinhar e apreciar a comida japonesa através do contato constante com a família e viagens ao Japão. Para ela, o Azumi é extensão de sua própria casa. Por isso, oferecer a cultura japonesa através dos pratos é como se fosse uma missão.

Ambiente e História do Azumi

Considerado um pedacinho do Japão em solo carioca, o Azumi em Copacabana surgiu em 1989. A partir daí, se consagrou como um restaurante familiar que apresenta aos cariocas e visitantes, a tradição japonesa através da gastronomia. Ademais, a tradição do restaurante também é garantida pelo envolvimento de todos os membros da família Ohara. Contudo, o Azumi conta ainda com colaboradores altamente treinados pelos Ohara, dessa forma proporcionando uma experiência ímpar, como a que tivemos.

O ambiente lembra muito os restaurantes japoneses que visitei em Kyoto especificamente. São dois sushi bares com bancos altos para quem aprecia a experiência do balcão. Além disso, o Azumi apresenta algumas mesas no salão. Mas o ponto alto são as duas salas privativas com tatames e mesa baixa, que podem ser interligadas para eventos com maior número de pessoas. Desse modo, a experiência gastronômica se assemelha ainda mais dos restaurantes no Japão.

Ambiente do restaurante japonês em Copacabana
Ambiente do Azumi

Experiência Gastronômica no Azumi

Antes de mais nada é importante ressaltar que todos os itens do cardápio são tipicamente da gastronomia japonesa, sem adaptações ocidentais. Os pratos servidos no Azumi são os mesmos que a família Ohara consome em casa, por exemplo. Dessa maneira, garantindo um sabor próprio, fruto do conhecimento passado de geração a geração.

Como mencionei anteriormente, nossa experiência gastronômica no Azumi desta vez prezou pelos pratos quentes da culinária japonesa. Nosso jantar começou com Goma Ae, agrião no vapor com molho shoyu e gergelim e o Age Dashi Dofu, tofu frito no molho especial da casa. Em seguida, o Tekka Nasu, berinjela frita ao molho de missô adocicado. Vale ressaltar, que até aqui os pratos são opções também para os vegetarianos.

Logo após, duas opções de pratos quentes fritos. Tori Tatsuta Age um delicioso frango crocante no gengibre, que pode até lembrar o nosso “frango à passarinho”. Mais conhecido nos cardápios de restaurantes japoneses, o Tempura servido no Azumi leva vegetais (abóbora japonesa, berinjela) e camarão.

entradas quentes Azumi
Entradas Quentes do Azumi

Pratos Principais

A culinária japonesa também tem um curry para chamar de seu, o Karê. No Japão, o curry foi introduzido na Era Meiji e sofreu adaptações ao longo dos anos. Tanto que se tornou muito popular, inclusive como merenda escolar, consumido em forma de ensopado. Cada família e restaurante no Japão tem sua receita. No Azumi, a chef Alissa Ohara preparou o Tonkatsu Curry, um karê raisu (curry com arroz) que recebe uma releitura com milanesa crocante de porco. Surpreendente!

Pratos Principais no Azumi em Copacabana
Pratos Principais Quentes

Por fim, um dos pratos japoneses mais tradicionais, o Lamen. No Japão inclusive existe casas especializadas na iguaria. O macarrão é artesanal da casa e vem acompanhado de vegetais, ovo, barriga de porco e muito sabor. Em seguida, um chazinho digestivo para completar essa experiência perfeita no Azumi. O restaurante também possui uma seção de sushi bar no cardápio, que em breve voltaremos para experimentar.

Endereço: R. Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana – Tel.: (21) 2295-1098 / 98169-1879  

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *