Casa do Manequinho em Piraí
Vale do Café

Casa do Manequinho: culinária típica em Piraí

Casa do Manequinho é um hotel e restaurante em Piraí, logo na entrada do Vale do Café. Em nossa viagem para a região, tivemos a oportunidade de almoçar no Bistrô Manequinho, restaurante do hotel, que tem a tilápia como ingrediente principal dos pratos oferecidos em seu cardápio.

O nome Casa do Manequinho é em homenagem ao avô da proprietária. O conceito da propriedade é ser um hotel-casa, com alguns quartos com vista para o rio e um agradável solário. O movimento do hotel é maior durante a semana, quando recebe hóspedes que estão na cidade a trabalho, mas o local também prepara pacotes de hospedagem para final de semana. O restaurante abre para almoço, incluindo executivo, e jantar e tem o cardápio assinado pela chef Ana Paula Hack, irmã de Letícia.

A gastronomia da Casa do Manequinho

Piraí significa “Rio dos Peixes” e é baseado neste significado que o restaurante da Casa do Manequinho escolheu a tilápia para ser o carro chefe do cardápio. O restaurante da casa é participante anual do Piraí Fest, um festival gastronômico cujo objetivo é promover a gastronomia local e que tem como protagonistas a tilápia e a macadâmia. Durante o festival, vários restaurantes locais elaboram pratos com esses dois ingredientes que são avaliados por um júri especializado.

Vencedor de vários festivais, o Bistrô Manequinho mantém em seu cardápio pratos que figuraram nos festivais de diversos anos. Achei sensacional, já que os frequentadores podem recordar aquele prato especial ou os novos clientes, como eu, conhecer um pouco dos pratos premiados.

Leia nosso roteiro pelas fazendas históricas do Vale do Café

Experiência Gastronômica

Nosso almoço começou com a Inspiração Árabe, entrada que ficou em 2º lugar no Piraí Fest Paladar 2016, consistindo de lombo de tilápia marinado em tempero árabe e grelhado, tabule, homus tahine e pesto de hortelã com macadâmia. Além da apresentação ser admirável, o sabor e a mistura de texturas estava fantástico.

Entrada Menu Bistrô Manequinho
Inspiração Árabe

Pratos Principais da Casa do Manequinho

Como pratos principais, escolhemos quatro participantes dos concursos anteriores. A Mukekinha do Maneco deu o prêmio de vencedor à Casa do Manequinho no ano de 2016. Preparada e servida em papelote para manter todos os sabores concentrados, a moqueca de filé de tilápia e camarões é servida em berço de taioba e purê de banana da terra e companhada de farofa crocante de macadâmia. Achei interessante a grafia do prato vir como na grafia da palavra na língua quicongo, de origem africana.

Outro destaque fica para o vencedor do festival do ano de 2013, a Tilápia à Indiana que teve inspiração na cultura indiana. O prato traz temperos típicos da região para o prato que é um filé de tilápia grelhado ao molho de curry e coentro, servido com arroz de hortelã com pistache, cenouras e maçãs glaceadas.

Ainda experimentamos a Tilápia Dourada Cítrica, vencedor do festival de 2011. O prato consiste de lombo de tilápia assado com crostinha dourada de queijo gruyère, servido com arroz cremoso cítrico de limão e camarões. Além disso, a Tilápia Tropicália, vencedor do festival de 2007 com inspiração no movimento da Tropicália. Filé de tilápia empanado em flocos de milho crocante servido com mousseline de banana, macarujá e curry, calda flambada de goiaba e arroz de macadâmias com ervas. Ambos pratos estavam bem gostosos e também com apresentação impecável. O meu que foi o Tropicália é ideal para quem gosta de misturar doce e salgado na comida.

Pratos da Casa do Manequinho
Pratos da Casa do Manequinho

Conclusões Finais

Mas não é só tilápia que tem no cardápio. Existem opções de carnes, frango, caldos e sanduíches. Outro prato muito procurado e servido aos domingos é a Feijoada de Tilápia feita com feijão branco, tilápia defumada e linguiça feita do peixe, servida com arroz de laranja, farofinha de macadâmia e um torresmo especial feito da escama do peixe.

Para finalizar muito bem nosso almoço, pedimos de sobremesa o duo mousse de café com macadâmia granulada ao fundo. Na sala ao lado do bistrô, cuja decoração é original da casa do avô da proprietária, tomamos um agradável café. Se estiver visitando a região do Vale do Café ou o município de Piraí, reserve uma refeição para ser feita no restaurante da Casa do Manequinho. Recomendamos.

Endereço: Rua Barão de Piraí, 90, Centro – Piraí Tel.: (24) 2431-9900 / (24) 2431-1216

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *