Kyoto

Wabiya Korekido: uma experiência gastronômica em Gion

A mais tradicional das cidades japonesas, Kyoto tem mais de dois mil restaurantes, incluindo os cinco estrelas, locais de sushi, culinária francesa ou ocidental, restaurantes vegetarianos e até fast foods baratos. Um dos locais que escolhemos para jantar foi o Wabiya Korekido que é um conceituado restaurante da cidade especializado em pratos de frango.

O Wabiya Korekido abriu em novembro de 2002 e desde então, mantém o espírito de gratidão para os clientes, com uma hospitalidade atenciosa. Localizado no famoso bairro das gueixas, Gion, o restaurante é provavelmente oyakitori (restaurante especializado em espetos) mais popular de Kyoto. Apesar de não ser um dos mais caros da cidade, o local é muito elegante, sendo necessário reserva antecipada. Nós pedimos para a recepção do nosso hotel em Kyoto fazer essa reserva, assim que chegamos na cidade.

O ambiente é bem agradável com um amplo balcão onde somos servidos. Toda a refeição é preparada na hora e algo que achei muito bom é que os atendentes falam um pouco de inglês (melhor que em outros restaurantes que visitamos), o que facilitou a explicação dos pratos que experimentamos. O restaurante também possui menu em inglês disponível, o que facilita bastante saber o que você vai comer.

Quando estivemos lá em agosto de 2016, dois tipos de menu degustação eram oferecidos: Wabiya Chicken Stew Course, um menu mais enxuto com 6 etapas e o mais completo, Hanamikoji Course com 11 etapas (das quais algumas eram as mesmas do menu mais curto). O preço era o mesmo para qualquer um dos menus, ¥6.800 por pessoa (equivalente a US$ 68), então vai depender da sua fome e vontade de se aventurar pela culinária japonesa, já que em termos de preço sai o mesmo valor. Estávamos em 4 pessoas e cada dupla pediu um dos menus, que variam de acordo com a época.

Optei pelo menu mais curto que começou com o “Chicken appetizer”, um pedaço de peito de frango com molho oriental; seguindo um potinho com tiras de legumes crus e gelados, acompanhados de Chicken soboro miso, um molho oriental de frango para “molhar” os legumes. Como a especialidade do restaurante são os espetinhos de frango, em seguida provamos o “Charcoal grilled Wabiya chicken”, que é justamente um espeto de frango grelhado com especiarias chinesas, mas com um diferencial, a pele que forma uma camada torradinha em cima.

A parte mais esperada chega logo em seguida: almôndega de pato com gema de ovo. Antes de servir, a atendente nos perguntou se comíamos ovo cru. Fiquei reticente quanto a ter essa experiência, mas encarei e vou ter que dizer que estava muito gostoso. A almôndega é servida em um espeto, bem passada junto à gema crua e um molho quente adocicado, que devem ser misturados para dar um sabor especial à carne. Também experimentei um carpaccio de frango que é banhado em molho com limão.

Enquanto essas duas últimas etapas eram servidas, já estava sendo feito um estilo de sopa de frango, preparado no próprio balcão (Wabiya chicken stew). Nesta sopa são colocados legumes, shimeji, almôndega de frango, nooules e pele de tofu, que são cozidos em um caldo de alga marinha de Rishiri e frango, posteriormente servidos em pequenas tigelas. A quantidade feita é suficiente para duas pessoas comerem e repetir algumas vezes. De sobremesa, comemos um flan de matcha (chá verde).

Saímos muito satisfeitos e impressionados com o atendimento do restaurante. Na minha opinião, foi a melhor experiência gastronômica em toda minha viagem ao Japão. Além de toda atenção ao servir nossa comida, os atendentes ainda se dispuseram a pedir um táxi para nós, já que chovia bastante na hora que acabamos nosso jantar. Mais um ponto para o local.

O Wabiya Korekido funciona todos os dias, com exceção das terças-feiras, aberto para almoço das 11h30 às 14h e jantar das 17h às 23h, sendo o último pedido feito até 22h30.

Endereço: Gion-machi Higashiyama-ku, Minami gawa, Shijo Hanami-koji kudaru – Tel.: 075 532 3355.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *