Japão sem malas
Hiroshima Japão Kyoto Matsumoto Osaka Tóquio

É possível viajar pelo Japão sem malas

Fazer uma viagem visitando muitos destinos dentro de um país é ótimo, mas carregar malas, em especial grandes e/ou pesadas, pode se tornar algo limitante e até desanimador. Quando estive no Japão em 2016 visitei várias cidades e algo que facilitou bastante o meu deslocamento por entre essas cidades foi o sistema de baggage delivery (entrega de malas, ao traduzir para o português) que é bem comum no país.

Como funciona o programa de baggage delivery

O Japão possui um programa chamado Hands-Free Travel onde você pode deixar sua mala estocada em algum depósito, seja em aeroporto, estação de trem e até hotel. Ou ainda enviar sua mala entre aeroportos ou entre hotéis através de um serviço de entrega de bagagem. Dessa forma, você viaja entre as cidades do Japão sem malas.

No caso de deixar a mala estocada, o serviço não difere muito dos outros países. A diferença é que alguns hotéis aceitam estocar sua mala por um período, contanto que você volte para o mesmo hotel em seguida. Por exemplo, você se hospeda em um hotel em Tóquio e vai passar alguns dias em Kyoto, mas volta e fica hospedado naquele mesmo hotel em Tóquio. Nesse caso, vale checar com seu hotel se eles oferecem esse tipo de serviço.

Como viajei pelo Japão sem malas

Porém, o serviço que usei na minha viagem foi o de baggage delivery entre hotéis. Para explicar melhor como funciona o serviço, é preciso entender o roteiro que tracei para a minha viagem.

Roteiro pelo Japão

Então a ideia foi enviar a mala grande do nosso hotel em Tóquio direto para o hotel em Kyoto. Dessa forma, ficar apenas com mala de mão nos quatro dias em Osaka e Hiroshima. O processo seria então repetido de Kyoto até a segunda chegada em Tóquio, ficando mais uma vez apenas com mala de mão nos dois dias em Matsumoto.

Roteiro pelo Japão sem malas
Viajando pelo Japão sem malas

Foi justamente o que aconteceu e todo o processo foi bem sucedido. Chegando ao nosso hotel em Tóquio, perguntei no balcão da recepção sobre o sistema de entrega de malas entre hotéis. O procedimento se iniciou primeiramente com a recepcionista do hotel em Tóquio entrando em contato com o hotel em Kyoto confirmando a nossa reserva. Após essa confirmação, eles precisaram medir as dimensões da mala para que segundo uma tabela fosse estabelecido o preço a pagar por esse serviço.

Medida das malas

O total da medida é a soma de três medidas (A+B+C), como ilustrado na figura. O peso deve ser de no máximo 25kg, contudo não pesaram minha mala, o que não seria problema porque ela tinha peso inferior. Importante ressaltar que a mala leva um dia para chegar ao destino, já que segundo o rapaz que mediu a mala, esse serviço de delivery é feito de carro.

Em seguida, a recepcionista do hotel em Tóquio preencheu então um formulário (todo em japonês) com os dados necessários. Deixei a mala na recepção do hotel e parti para o próximo destino no Japão sem malas.

Quando cheguei no hotel em Kyoto, foi identificada nossa reserva e enquanto preenchíamos alguns dados, um rapaz já trouxe nossas malas que ficaram guardadas no hotel até a nossa chegada. Tudo perfeito, tanto que repetimos o procedimento na volta para Tóquio.

A vantagem de viajar pelo Japão sem malas

Eu achei incrível esse sistema porque facilita demais o nosso trânsito entre as cidades japonesas. Recomendo para quem pretende conhecer vários destinos dentro do Japão, sem se preocupar em carregar mala. A grande vantagem é que nos trens é difícil ter local para malas grandes, então você ganha tempo para embarcar e evita o estresse de achar local para as malas. Lembrando que esse serviço também pode ser feito de aeroporto para aeroporto.

Tenho certeza que esse serviço vai ser bem útil na época dos Jogos Olímpicos Tokyo 2020. Portanto, faça sua reserva de hotel no Japão por aqui e já consulte se ele oferece esse sistema de baggage delivery.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *