Restaurante Vokos Grego
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Vokos Grego: uma joia da gastronomia grega no Leblon

Primeiro restaurante grego do Rio de Janeiro, o Vokos Grego trouxe um pedacinho da Grécia para o Leblon. Fui convidado a conhecer as novidades do cardápio da casa em um jantar acompanhado de um bom vinho grego. Uma experiência bem gostosa.

Ambiente do Vokos Grego

Inaugurado em dezembro de 2017, o Vokos Grego tem seu nome em homenagem a um grande herói da Grécia, tataravô do dono. Andreas Miaoulis Vokos foi nomeado herói de guerra na Grécia, por sua liderança e sucesso contra os turcos, dando a liberdade ao povo grego, na era napoleônica. Essa homenagem em família, se reflete também no ambiente intimista e familiar do restaurante.

A portinha azul característica das casas e igrejas gregas é um convite para conhecer a Grécia em plena Rua Dias Ferreira. A arquitetura e decoração são inspiradas na charmosa ilha de Hydra. Mesas alinhadas no extenso corredor levam ao bar instalado no fundo do restaurante. A decoração minimalista remete às vielas gregas.

Ambiente – Vokos Grego

Experiência gastronômica no Vokos Grego

Para beber

Para entrar no clima da Grécia, pedi uma taça de vinho branco grego. O escolhido foi o Okeanos que mistura Chardonnay com Assyrtiko. Leve e agradável ao paladar. Contudo, se preferir uma versão mais frutada do Okeanos, sugiro a opção que mescla Sauvignon Blanc com Moscato. Ambos são servidos em taça ou em garrafa.

Se vinho não for a sua praia, o Vokos apresenta uma carta de drinks clássicos e autorais. Dentre eles, experimentamos o Vokos Mule, versão Vokos do Moscow Mule. O drink é feito com gin, shrub de manga com pimenta biquinho e espuma de gengibre.

Bebidas Vokos Grego
Vinho grego e Vokos Mule

Para comer

O menu foi elaborado pela sócia e chef Carolina Perez. Neles estão pratos tradicionais gregos como a moussaka, que ganha uma versão vegetariana. Além disso, o souvlaki de mignon ou de frango também figura entre as opções da culinária grega. Peixes e frutos do mar não poderiam ficar de fora dos pratos, trazendo à mesa um gostinho também da culinária mediterrânea.

Iniciamos a experiência com a Croqueta de Polvo com bacon, queijo e aioli de siciliano. Além disso, por sugestão do Raul que nos atendeu, as Courgette Balls. São deliciosas e sequinhas bolinhas de abobrinha com queijo feta. Poderia ficar comendo várias sem parar como se fosse pipoca no cinema!

Em seguida, como adoro polvo, para a etapa principal a escolha foi o Polvo Sicilia. Tentáculos de polvo grelhados servido sobre risoto de limão siciliano, acompanhado de crocante de beterraba. A apresentação estava impecável, assim como a textura do polvo e o sabor do risoto. Sem dúvida um dos melhores risotos de limão siciliano que já provei.

O João escolheu o Frango e Quinotto, prato de frango crocante com risoto de quinoa e folha de almeirão tostada. Igualmente saboroso. Os pratos principais são muito bem servidos, o que torna o Vokos Grego um restaurante com ótimo custo-benefício.

Comidas Vokos Grego
Entradas e Pratos Principais

Para finalizar

Para sobremesa, ficamos em dúvida entre duas opções e acabamos pedindo as duas. Para os chocólatras, por exemplo, a pedida certamente deve ser pelo Mousse de chocolate meio amargo com crumble de nuts spicy e flor de sal. Combinação perfeita de sabores. Já a Cocada quentinha servida com gelato do dia, foge do óbvio e traz um sabor diferenciado para finalizar a refeição. Mas se quiser uma sobremesa mais tradicional, o Vokos Grego tem a sua Baklava.

Sobremesas

Atendimento atencioso. Clima e ambiente agradável. Comida boa e pratos bem servidos e apresentados. O Voksos Grego é certamente um lugar para sentir-se na Grécia, em pleno Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *