Curitiba

Curtindo o visual do Parque Tanguá

Lembro que a primeira vez que fui a Curitiba em 1998 para um Congresso, a atração mais recente da cidade era o Parque Tanguá. Quase vinte anos depois, voltei à capital paranaense e voltei ao parque que continua sendo um ótimo local para aproveitar um final de tarde, se possível, curtindo um lindo pôr do sol.

Localização e como chegar

Inaugurado em novembro de 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Localizado nos bairros de Taboão e Pilarzinho, é fácil chegar de carro (como eu fiz), já que há estacionamento no local. Contudo, quem não estiver de carro pode aproveitar a Linha Turismo, que funciona de terça-feira a domingo, das 09h às 17h30, com saídas regulares diante da Catedral a cada 30 minutos ou pelos ônibus da linha convencional Nilo Peçanha, que saem da travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral.

Com uma área de 235 mil m², o Parque Tanguá faz parte da linha de preservação do curso do Rio Barigui. Ele ocupa um antigo complexo de pedreiras desativadas, preservando áreas verdes próximas à nascente do rio. O mais curioso é que o espaço seria ocupado por uma usina de reciclagem de lixo industrial. A área preservada engloba uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado, por exemplo, de barco ou a pé. Essa preservação ajudou a manter espécies animais e vegetais. Circular – a pé ou pela ciclovia – na parte inferior do parque é estar em contato com a natureza em seu aspecto mais íntimo.

Parque Tanguá

Estrutura do Parque Tanguá

Em 1998, foi inaugurado na parte superior, o Jardim Poty Lazzarotto em memória ao artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, um curitibano nascido no aniversário de Curitiba, em 29 de março de 1924. É pelo jardim em estilo francês que se tem acesso à área que exibe canteiros de flores e dois grandes espelhos d’água – um deles com chafariz – que refletem o lindo belvedere. O mirante localizado a 65 metros de altura, permite uma bela vista da área verde. Ao entardecer é um excelente ponto para apreciar o pôr do sol em Curitiba. Por fim, o belvedere é formado por duas torres laterais de três andares, unidas por uma passarela onde estão sanitários, lojas, lanchonetes e o bistrô do parque.

O conjunto do parque ainda inclui uma cascata artificial na parte posterior do mirante, pista de corrida e ciclovia. Perfeito para quem gosta de praticar esporte junto à natureza. A entrada é gratuita, aberto diariamente das 08h às 18h. Contudo, o bistrô funciona das 09h às 21h.

Você pensa que Curitiba é famosa apenas pelos parques e atrações turísticas? Então leia sobre as vinícolas em Curitiba, por exemplo, a Vinícola Franco Italiano.

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão – Tel.: (41) 3352-7607

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.