Curitiba

Arquitetura e Arte no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba

A arquitetura de Oscar Niemeyer é tão grandiosa que pode ser vista em diversos pontos do Brasil. Em Curitiba, a chance de conhecer mais sobre o trabalho do renomado urbanista é visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON).

Também conhecido como “Museu do Olho”, devido ao design do edifício que apresenta formato de um olho, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu. Com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 2003, recebendo a atual denominação. O museu é um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura e Design.

A área total compreende 35 mil m², sendo metade dedicado à área expositiva, considerada a maior da América Latina. Além das salas expositivas, a estrutura também dispõe de um auditório, a MON Loja e o MON Café, espaço para alimentação. O prédio principal possui três pisos – subsolo, térreo e primeiro pavimento – e a Torre, também conhecida popularmente como “Olho”, com seus quatro andares de espaço para exposições.

No térreo, está a bilheteria o café e a loja. No vão livre, encontra-se uma exposição de longa duração do artista cearense Eduardo Frota intitulada “Cones”. São grandes cones de madeira industrial reflorestada que permitem um diálogo permanente entre a obra e o espectador. Ao entrar no museu é preciso deixar mochilas e bolsas nos armários disponíveis no local.

Com nove salas expositivas, o primeiro piso abriga a maioria das exposições. O ambiente pode ser acessado por meio de escadas, rampas e elevador, facilitando o trânsito de portadores de deficiências. No subsolo, está a exposição permanente de projetos, fotos e maquetes de obras do arquiteto, batizado de Espaço Niemeyer. Para quem não conhece todas as obras de Niemeyer, vale a pena parar um tempo por ali. Eu mesmo descobri lugares no Rio que ainda não sabia da existência e que estão nos planos de conhecer.

Pelo túnel de acesso que liga o edifício principal ao anexo, chegamos no “Olho”, uma estrutura de 30 metros de altura com quatro andares. É nesse espaço que as exposições temporárias se mantêm em exibição. O interessante é que na maioria das vezes são exibições interativas, o que acho o máximo em um museu.

O Museu Oscar Niemeyer já recebeu diversos primeiros, sendo eleito um dos museus mais bonitos do mundo por guias norte-americanos e brasileiros. Para quem estiver em Curitiba de carro, como eu estava, o museu possui dois estacionamentos. O museu funciona de terça a domingo das 10h às 18h e os ingressos custam R$ 20 (inteira).

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Tel.: (41) 3350-4400

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *