Boston em 2 dias
Boston

Boston em 2 dias: o que conhecer

Muitas vezes incluída em um bate-volta a partir de Nova York, Boston é uma cidade cheia de atrações turísticas. Por isso, sugiro que seja feito ao menos um pernoite na cidade. Desta maneira, será possível aproveitar as dicas que elaborei nesse roteiro de Boston em 2 dias.

A melhor região para se hospedar em Boston é Back Bay, assim você estará bem próximo às principais atrações da cidade, incluindo as principais opções de compras em Boston. Aproveite para circular pela Boylston Street, em direção ao Boston Public Garden, o primeiro jardim botânico público dos Estados Unidos.

Back Bay, Copley Square e arredores

No caminho, vale a pena fazer uma parada na Copley Square. Por lá, note algumas construções importantes da cidade de Boston, principalmente nas esquinas das ruas Boylston e Dartmouth. A Biblioteca Pública de Boston se encontra no Edifício McKim, construído em 1895, na Copley Square. Ela abriga uma coleção de livros, incluindo obras raras, salas de exibição e escritórios administrativos. O prédio inclui decorações luxuosas e um pátio central. Além disso, é rodeado por uma galeria de arcadas à maneira de um claustro renascentista.

Duas grandes igrejas bostonianas também estão localizadas nessa área. A Old South Church é um exemplo notável e colorido da arquitetura gótica do norte da Itália. Este marco histórico nacional apresenta um design excepcional para uma igreja Congregacional da Nova Inglaterra. A construção foi concluída em 1875 e tem como destaque a torre do sino, esculturas decorativas, telhado policromático e cúpula de cobre. A igreja desempenhou papel significativo na história americana. Foi lá que em 1773, Samuel Adams deu o sinal para os “gritos de guerra” que começaram o Boston Tea Party. 

De frente para o pátio gramado da praça, está a Trinity Church, que na época em que visitamos a cidade, estava passando por reformas. A igreja também é considerada marco histórico nacional. Foi fundada em 1733, porém a construção atual teve sua inauguração em meados de 1870.

Boston em 2 dias

Um passeio às margens do Rio Charles.

Ainda pelas redondezas, aproveite para fazer uma caminhada pela Charles River Esplanade. Se conseguir no final de tarde, será ainda mais lindo, uma vez que é um ótimo local para presenciar o belo pôr do sol, à beira do rio Charles. A área abriga um parque com brinquedos para crianças, tornando-o ideal para as famílias. Chama a atenção uma escultura: The Arthur Fiedler Memorial, em homenagem ao maestro e fundador da Boston Pops Orchestra. O interessante é que a obra consiste de uma imagem em camadas. A abordagem estética envolve a distância, visto que de longe se consegue ter uma visão completa do rosto do maestro. Datada de 1984, a escultura foi feita pelo arquiteto Jim Falck.

Do deque, além do pôr do sol, é possível ter uma visão do skyline de Boston. Além disso, avista-se a ponte Longfellow, que atualmente se encontra em obras de manutenção. Contudo, a ponte mantém ainda o tráfego de carros, bicicletas e pedestres vindos de Cambridge.

Boston em 2 dias

Boston em 2 dias – o que fazer no segundo dia

Aliás, Cambridge é uma região que deve ser visitada no segundo dia pela cidade. A grande atração é o campus da Universidade de Harvard. Nós fizemos um tour guiado por alunos da universidade, o que achei bem interessante. Sugiro fazer logo pela manhã, para reservar a tarde para um clássico bostoniano: a Freedom Trail.

A trilha da Independência sai do Boston Common, principal em um caminho de 4km marcados por uma trilha de tijolinhos. Se você tiver tempo e disposição para seguir toda a trilha, passará pelo Irish Famine Memorial. Com dois grupos de estátuas, o memorial mostra um contraste entre uma família irlandesa sofrendo durante o período de fome (1845-1852) e uma família próspera que havia emigrado para a América. Datado de 1998, o memorial está em uma pequena praça localizada entre as ruas Washington e School. 

Seguindo a Freedom Trail até o fim, você passará pela região de North End, onde a maior atração é o Faneuil Hall. Por ali fica também o TD Garden, ginásio poliesportivo de Boston. Esta é a casa do time de basquete Boston Celtics e do time de hóquei Boston Bruins. Além disso, é a principal arena de shows de Boston. Tive a oportunidade de assistir ao show da Janet Jackson no TD Garden e me hospedei ali perto. Confira minha dica de hotel perto do TD Garden.

Seguindo esse roteiro de 2 dias completos, você verá o principal de Boston. Caso esteja em um roteiro conjugado com Nova York, ao final do segundo dia já pode retornar. Caso seja fã de museus, não deixe de conhecer o Museu de Belas Artes de Boston, que abriga a segunda maior coleção permanente de obras de arte na América. Inclua também o Isabella Stewart Gardner Museum. Um verdadeiro palácio veneziano com galerias com obras de Rembrandt, Michelangelo, entre outros artistas. 

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

9 thoughts on “Boston em 2 dias: o que conhecer

  1. Gosto muito das opções de bate volta, mas como você bem mostrou aqui, Boston tem muitos atrativos que precisam ser desfrutados com calma. E achei bem pertinente a sua dica da pernoite. Ótimo post .

  2. Boston deve ser um lugar incrível…eu ia querer visitar todos os prédios das universidades daí..cada história.. MIT…Harvard
    Adorei o post do que fazer em Boston em 2 dias 🙂

  3. Quando tiver a oportunidade de ir a Boston certamente vou querer ficar mais de um dia. Depois desse seu roteiro de dois dias, vi que a cidade merece mais tempo mesmo.

  4. Queria muito ter ido a Boston na nossa última viagem ao Estados Unidos, pena que não deu, mas adorei esse post e saber que dá para fazer muita coisa na cidade em 2 dias. Valeu pelas dicas!

    1. Tendo familiar morando lá é mais um motivo para ir conhecer a cidade. Se ela der dicas que não estão no roteiro, depois volte e me conte aqui. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.