Museu Picasso Paris
Paris

Museu Picasso Paris: arte no Marais

Pablo Picasso foi um grande artista de sua época e serviu de inspiração para muitos artistas até hoje. Suas obras estão espalhadas por museus no mundo todo, inclusive na capital francesa. Por isso, quando estiver pelo bairro do Marais, reserve uma visita ao Museu Picasso Paris.

As obras de Picasso pelo mundo

Visitando museus de arte ao redor do mundo, facilmente você encontrará alguma obra de Pablo Picasso. Entretanto, sua obra mais famosa, “Guernica” não está um museu dedicado a ele. A belíssima e enorme obra está no Museu Reina Sofia, um dos museus do Triângulo de Ouro da Arte em Madrid.

Porém, quando falamos de museus inteiramente dedicados ao artistas, o mais simbólico seria o de Málaga, cidade espanhola onde o artista nasceu. Outra cidade que tem um museu dedicado a Picasso é Nice, no litoral francês. Contudo, o Museu Picasso considerado mais importante pelo acervo raro, é o Museu Picasso de Barcelona.

Apesar do artista ter nascido na Espanha, foi na França que passou boa parte de sua vida. Morou no bairro de Montmartre logo ao se mudar para a França, onde conviveu com muitos artistas e pessoas de circo. Essa convivência permitiu que desenvolvesse seus diversos estilos de arte. Boa parte dessas obras presentes no Museu Picasso Paris?

Como chegar ao Museu Picasso Paris

O Museu Picasso Paris está localizado em um dos bairros mais tradicionais, o Marais. Minha preferência para hospedagem em Paris é sempre neste bairro, então fui a pé para o museu. Mas se você estiver hospedado em outra parte da cidade, a melhor forma de chegar ao museu é usando o metrô.

Faça reserva do seu hotel em Paris

A estação de metrô mais próxima do Museu Picasso Paris é a Saint Sébastien – Froissart da linha 8. Saindo da estação dirija-se pela Rue de Poitou até a Rue de Turenne. Em seguida, vire na Rue Sainte-Anastase até a Rue de Thorigny, onde fica o museu. Outra alternativa é saltar na estação Saint-Paul da linha 1.

Visita ao Museu Picasso Paris

O Museu Picasso Paris passou por cinco anos de reformas, com seguidos adiamentos. O museu foi reaberto no dia 25 de outubro de 2014, data de aniversário do artista. Por isso, eu só consegui visitar o museu quando estive na cidade em 2015.

História do Museu

O museu está situado em uma mansão do século XVII no Marais, conhecida como Hôtel Salé. O prédio origina foi construído entre 1656 e 1659 por Pierre Aubert. A primeira versão do Museu Picasso Paris foi inaugurada em 1985, até o fechamento para a recente renovação. O atual Museu Picasso Paris abriga uma das maiores coleções do mundo de trabalhos de Pablo Picasso.

Na renovação, o museu deu importância a acessibilidade. Por isso, todos os andares são conectados por elevadores, além das escadas. O interior do museu é bem amplo, corredores largos e ornados nas paredes.

corredor do Museu Picasso Paris
Escadaria central e corredores do museu

Acervo do Museu Picasso Paris

O acervo do Museu Picasso Paris conta com mais de 5.000 pinturas, esculturas e arquivos pessoais do artista. Todo esse material está distribuído em cinco andares que vão contando a história de Picasso através de suas obras.

Do térreo ao segundo andar, o percurso é cronológico. Dessa forma, podemos conhecer um pouco da variação de estilos do artista. No térreo ainda há uma loja de souvenirs e algumas fotos de Picasso.

obras no Museu Picasso Paris
Obras no Museu Picasso Paris

Em seguida, nos terceiros e quarto andares, estão obras de grandes mestres da arte, que faziam parte da coleção particular de Picasso. No subsolo, uma área dedicada ao processo criativo do artista.

Ingressos com antecedência

Para o Museu Picasso Paris sugiro que compre o ingresso com antecedência pelo site do museu. Dessa forma, você agenda horário e pode chegar no horário marcado.

Eu não comprei com antecedência e fiquei 50 minutos em pé na fila, do lado de fora do museu. Enquanto quem chegava com o ticket comprado pelo site, pegava uma fila bem mais rápida. Para piorar, chovia e a fila onde eu estava fica no pátio descoberto do museu.

Os ingressos custam 14 €, contudo o acesso é gratuito todo primeiro domingo do mês. O museu está ainda incluído no Paris Museum Pass.

Horário do Museu Picasso Paris

O museu está aberto de terça a sexta-feira de 10h30 às 18h. Aos sábados e domingos, a abertura se dá às 09h30, permanecendo até às 18h. A última admissão é feita às 17h15, para todos os dias de funcionamento.

Endereço: Rue de Thorigny, 5 – Marais –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *