A lista Latin America’s 50 Best Restaurants 2020 chegou à sua oitava edição reconhecendo a excelência e diversidade do cenário gastronômico. A lista com os melhores restaurantes da América Latina destaca 9 restaurantes brasileiros. O melhor rankeado, ou seja, o melhor do Brasil foi A Casa do Porco.
Pela primeira vez, o restaurante Don Julio, em Buenos Aires (Argentina), assume o primeiro lugar. O restaurateur e sommelier Pablo Rivero lidera o estabelecimento argentino, que alcançou reconhecimento internacional por sua hospitalidade exemplar, carta de vinhos e abordagem diferenciada dos ingredientes. Toda a carne do Don Julio vem de gado Aberdeen Angus e Hereford, alimentados com capim, criados no interior de Buenos Aires e envelhecidos por pelo menos 21 dias para atingir a maturidade ideal
O restaurante Maido, de Lima (Peru), anteriormente eleito três vezes o melhor restaurante da América Latina, ocupa atualmente o segundo lugar. Enquanto o restaurante Central, também de Lima, ocupa a terceira posição. O Central também foi homenageado com o Gin Mare Art of Hospitality Award, pelo qual a Academia elogiou seu estilo de serviço descontraído, mas altamente profissional.
Em seguida, abaixo do pódio dos melhores restaurantes da América Latina figuram A Casa do Porco, em São Paulo, no 4º lugar e Pujol na Cidade do México, no 5º. O restaurante Pujol também leva para casa o prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award.
O Peru conta com o maior número de integrantes na lista de 2020 com 11 restaurantes. A Argentina vem logo em seguida, com 10 restaurantes. O Brasil conquistou nove posições, incluindo um novo restaurante, o Corrutela em São Paulo. O México iguala o desempenho do Brasil com nove restaurantes na lista. Colômbia e Chile têm quatro posições cada e o Equador conquistou um espaço inaugural no ranking com o Nuema, eleito o Best Restaurant in Ecuador.
Foram 6 restaurantes estreantes no ranking de melhores restaurantes da América Latina. São eles: Mérito, de Lima (Peru); Osaka e El Preferido de Palermo, em Buenos Aires (Argentina); Nuema em Quito (Equador); Celele em Cartagena (Colômbia); e Corrutela, em São Paulo. Além disso, o restaurante Aramburu em Buenos Aires (Argentina) retorna ao ranking, na posição de número 43.