L'Atelier Mimolette
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Almoço na charmosa varanda do L’Atelier Mimolette

O L’Atelier Mimolette em Ipanema é mais um dos restaurantes do grupo 14zero3, sob comando do chef executivo Elia Schramm. Como ele fica pertinho de casa, já tinha ido algumas vezes aproveitar a charmosa varanda para um almoço ou jantar com amigos. Recentemente, fui convidado a conhecer as novidades do menu.

Ambiente do L’Atelier Mimolette em Ipanema

Inaugurado em julho de 2018, o restaurante está localizado em um prédio estilo Art Déco na esquina das ruas Garcia d’Ávila e Redentor. O toldo listrado em azul e branco e a trama de bougainville da varanda nos remetem aos bistrôs parisienses. Contudo, o clima descontraído e informal carioca se mantém presente.

O ambiente interno apresenta as cores da França. O azul e branco revestem as paredes, enquanto o vermelho está presente em algumas cadeiras. Ao fundo, o belo bar, de onde saem os drinks da casa, incluindo os não alcoólicos. Mas para mim, a melhor parte do restaurante é sem dúvida a varanda. Aconchegante e com bastante verde, é aquele lugar perfeito para curtir com os amigos. Inclusive, ótima pedida para um pós-praia.

Ambiente – fotos Rodrigo Azevedo

Drinks e entradas

Para iniciar a experiência gastronômica no L’Atelier Mimolette, sugiro provar algum drink. Inclusive existem opções não alcoólicas. Na última vez que estive lá, escolhi provar as sodas artesanais, preparadas na casa. Minha preferida foi a de maçã verde com gengibre, mas também gostei da de hibisco com hortelã.

Mesmo não sendo novidade, vale a pena experimentar os Gougères recheados. É um tipo de pão de queijo francês, feito com queijo gruyère. Além disso, meu xodó da casa é o Brie Crocante empanado servido com coulis de damasco e azeite de clorofila.

para começar no Mimolette em Ipanema
Gougères e Brie Crocante

Entre as entradinhas, ideal é pedir mais de uma e compartilhar. Assim, todos experimentam um pouco de tudo. Entre as novidades, destaque para a Tarte Oignon-Burrata, uma releitura de um prato do sul da França. A burrata cremosa é servida sobre um disco de massa folhada crocante, com compota de cebola roxa com bacon e rúcula. Já o Plateau de Saumon et Blinis consiste em finas lâminas de salmão curado em alga nori, picles de couve-flor, iogurte e ikura. O prato é servido acompanhado de blinis da casa quentinhos.

Se quiser ampliar a gama de entradinhas, peça o Ovo Mollet e o Steak Tartare. O primeiro é servido com ragu de cogumelos trufados, dos deuses. Já o tartare é feito de filé cortado na ponta de faca, temperado e servido com torradas.

Entradinhas L'Atelier Mimolette em Ipanema
Entradinhas – L’Atelier Mimolette

Pratos principais do L’Atelier Mimolette em Ipanema

Para quem gosta de mexilhão, o chef Elia criou uma versão mais “apimentada” do moules frites belga. Na sua releitura, Moules à L’Indienne, os mexilhões de Santa Catarina levam molho curry, leite de coco, coentro e limão.

Mas se a opção for por carnes, uma das novidades, por exemplo, é o Le Veau. O jarret de vitela é braseado lentamente e servido com canjiquinha e grana padano, com molho rôti. Ainda na ala das novidades, uma releitura de um clássico do hotel Claridge em Londres. O Poulet Claridge é feito com peito de frango, cogumelo paris, échalote com creme de leite, servido em uma frigideirinha. Por cima, um disco de massa folhada crocante e saladinha fresh de ervas. Meu preferido das novidades.

Pratos Principais – L’Atelier Mimolette

Ainda recomendo dois pratos que já constavam no cardápio mas que são igualmente gostosos. O Canard Grande Mère é uma coxa de pato confit com batatinhas, cogumelos paris, échalote e bacon com molho poivre. Entretanto, se sua vontade for uma massa, o Mac ‘n’ Cheese Mimolette é a pedida. O interessante é que ele é feito com massa de granoduro com creme de queijo Mimolette, bacon bits e salsa de trufa preta. Delicioso.

Por fim, as sobremesas

Se você é como eu, que fica sempre na dúvida do que pedir de sobremesa, não terá problemas. O L’Atelier Mimolette dá a opção de você escolher o Le Grand Finale que é um passeio por todas sobremesas da casa. Inclusive, ele é ideal para compartilhar também.

Dessa maneira, você poderá experimentar a Pavlova feita de merengue francês com creme chiboust, berries e sorbet de morango. A deliciosa Tarte-Tatin, feita com maçãs assadas em caramelo salgado com creme de baunilha servida em massa folhada crocante.

Para os chocólatras, ainda tem a Tarte au Chocolat, que é uma das minhas preferidas. Torta de chocolate com caramelo de flor de sal e creme inglês. Completando o passeio, o carro-chefe das sobremesas. Certamente você vai amar os Profiteroles recheados com sorvete de baunilha com calda quente de Nutella. Por fim, peça um cafezinho para notar a delicadeza do local. Ele é servido com uma panelinha de pipoca doce.

sobremesas L'Atelier Mimolette em Ipanema
Sobremesas – L’Atelier Mimolette

O L’Atelier Mimolette em Ipanema durante a semana ainda conta com almoço executivo com prato do dia ou opção do cardápio. Certamente um ótimo custo-benefício. O restaurante abre de segunda a quinta das 12h às 00h; às sextas e sábados das 12h à 01h; e aos domingos das 12h às 23h.

Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 151 – Ipanema – Tel.: (21) 3042-0886

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *