Já badalado em São Paulo, o restaurante japonês Kitchin chega ao Rio de Janeiro. A escolha de local foi o Shopping Leblon, até então carente de um restaurante de culinária japonesa. O restaurante ocupa uma área central no 1º piso do shopping, abaixo das escadas rolantes. Promete trazer para o carioca o conceito de gastronomia oriental contemporânea.
Restaurante Kitchin chega ao Rio
Pertencente ao grupo Attivo de São Paulo, o Kitchin nasceu para ser mais que um restaurante japonês. Comandado por Gabriel Abrão, o grupo fundado em 2016 apresenta cases de sucesso como Su, Aima, Gioia e La Serena. Todos em São Paulo. Com o Kitchin, o grupo inaugura seu primeiro estabelecimento emt erras cariocas. Aliás, o momento não poderia ser mais oportuno. Uma vez que o Shopping Leblon, onde ele se localiza atualmente, não tinha restaurante de culinária oriental.
Abrangendo uma área de 335 m2, o Kitchin exibe um projeto arquitetônico que abrilhanta o 1º piso do shopping. A arquiteta Juliana Ventura, responsável pelo projeto, acerta no uso de cordas que se tornou a marca do restaurante. Inclusive, o mesmo material é usado para separar algumas mesas, tornando-as pequenos lounges mais intimistas, o que achei fantástico.
Além disso, o estilo japonês está presente nas na sobreposição das coberturas e dos muxarabis. Neste caso, uma opção elegante para conferir mais privacidade, visto que o restaurante se encontra na área embaixo das escadas rolantes. Por fim, um bar na entrada e o sushi bar aberto ao salão e com balcão para os fãs daquela refeição mais atenta aos movimentos do sushiman.
Experiência Gastronômica no Kitchin do Leblon
Apesar de funcionar em soft opening desde o início de 2023, a inauguração oficial do Kitchin aconteceu no início de fevereiro. Durante o evento de inauguração, pude passear pelo cardápio do restaurante japonês do Leblon, através de uma degustação especial para convidados. Posteriormente, retornei para conhecer outras iguarias.
Entradas Quentes e Frias
Na degustação durante o evento de inauguração do Kitchin, tivemos à mesa como entradas quentes Edamame (soja verde japonesa) e Kakiague de milho, uma versão empanada do milho doce. Opções excelentes para iniciar qualquer refeição. Para quem gosta de cogumelos, a sugestão é pedir o Shimeji salteado na manteiga. Porém, sem dúvida, minha entrada preferida foi o Guioza de lombo suíno com legumes, que chega à mesa em uma porção de quatro unidades. Quando retornei à casa, optei por algo que ainda não tinha experimentado. A escolha foi a porção de Nirá com lula que estava muito boa.
Se a aposta for nas entradas frias, vale a pena pedir o Usuzukuri de peixe branco com limão e ponzu. Aliás, a apresentação é um capítulo à parte. Outra opção no Kitchin é o Shisso que pode ser de atum ou salmão. A entrada mistura texturas como o crocante do tempurá de shisso e o macio do tartare do peixe com molho tarê.
Sashimis, sushis e combinados
Entre as peças de sashimis e sushis, vale ressaltar o frescor dos peixes servidos no Kitchin. Assim como, o tamanho das peças, que são muito bem cortadas e de tamanho generoso. Entre os sashimis experimentei o de barriga de salmão, de prejereba (peixe branco) e chu-toro, um tipo de atum gordo.
No hall dos sushis, destaca-se o de vieira, que achei sensacional. Ainda experimentei o Ika Uni com lula e de Haddock. Entre os sabores especiais, o sushi de Guesso, que são os tentáculos do polvo e o de bijupirá empanado com mel trufado. este último, em especial, muito gostoso. Na ala dos Jyos, não deixe de experimentar o de Centolla especial e o Ikura Codorna. Por fim, duas sugestões de Rolls no Kitchin são o de Ebiten especial, com camarão empanado e salmão por fora; e o de salmão com avocado.
Na segunda vez que fui, optei pelo Combinado para 2 pessoas que abrange um total de 31 peças. São 15 sashimis, sendo 5 de cada peixe – atum, salmão e peixe branco. Ainda, 8 uramakis e 6 sushis, sendo 2 de cada peixe – atum, salmão e peixe branco. Por fim, 2 jyos de salmão. Como as peças são grandes, é suficiente para compartilhar. No entanto, senti falta de variedade das peças no combinados. Espero que em breve, incluam combinados com peixes fora da tríade básica dos peixes.
Drinques e Sobremesas no Kitchin
Como mencionei anteriormente, o Kitchin apresenta um elegante bar logo na entrada. Dali saem criações autorais, além dos tradicionais. Para quem gosta dos tradicionais, o Moscow Mule é feito com vodca, cerveja lager, limão e espuma de gengibre. Servido na canequinha de cobre, adornado com flores comestíveis. Vale ressaltar que o Kitchin exibe uma vasta carta de vinhos e espumantes, assim como uma carta de sakês.
Entre os drinques autorais do Kitchin, destaque para o refrescante Tangerine Gin, feito com gim, tangerina, gengibre, chá de hortelã e água tônica. Para quem gosta de drinque à base de sakê, duas opções. Com uma pegada mais doce, o Gueixa com sumo de morango, xarope de cranberry, lichia e espuma de albumina. A outra opção é o Samurai que leva, além do sakê, xarope de açúcar, água de coco, uva verde e capim santo.
Na ala de sobremesas, experimentei o Creme de mascarpone com ganache de chocolate. Mas o destaque certamente foi o Bolo Low Carb, que pode vir acompanhado de bola de sorvete, também low carb.
Sem dúvida, vale a pena conhecer o Kitchin quando estiver próximo ao Shopping Leblon. O atendimento está bem alinhado e a comida gostosa.
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Shopping Leblon 1º Piso – Leblon – Tel.: (21) 3190-7166