Instituto Moreira Salles Rio
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA TURISMO

Instituto Moreira Salles reúne Arte e Gastronomia no Rio

O Instituto Moreira Salles do Rio é aquele lugar que os turistas acabam conhecendo antes do próprio carioca. Eu mesmo demorei bastante tempo para conhecer, mas já voltei inúmeras vezes. O motivo é simples: o IMS Rio reúne arte e gastronomia no mesmo lugar. Programa completo contemplar as exposições sazonais e tomar um café na filial do Empório Jardim.

O Instituto Moreira Salles foi inaugurado na Gávea, zona sul do Rio, em 1999. Dessa forma, foi a quarta instalação no Brasil, que também está presente em Poços de Caldas e São Paulo. No Rio, o instituto foi implantado na antiga residência do embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles, que data do fim dos anos 1940.

A arquitetura da casa

O projeto arquitetônico do Instituto Moreira Salles é de Olavo de Campos. O mesmo é responsável por monumento na Itália e pelo projeto da Embaixada do Brasil em Washington. A casa apresenta uma arquitetura modernista com treliças, réguas, laje ondulada e brise-soleil para impedir a incidência direta de radiação solar no interior da casa. O piso é original, sendo a parte do Empório Jardim, uma tentativa de integração de um piso novo com o original. Os banheiros da casa são todos em mármore, sendo um diferente do outro.

Arquitetura do IMS Rio
Cenário do Instituto Moreira Salles

Já o belo paisagismo dos jardins ficou por conta de Burle Marx. O artista também assina o lindo painel de azulejos de 1950, que adorna o lago com carpas. O jardim é tombado, com plantas originais plantadas pelo próprio Burle Marx. Sem dúvida, um cantinho verde no Rio. Próximo ao estacionamento está o Jardim Geométrico e ao lado a famosa parede de cobogó, que se tornou um ícone do local. Outro detalhe bem interessante é que a maçaneta da porta principal da casa, foi moldada na mão de Walther Moreira Salles, de forma super anatômica.

Arte no Instituto Moreira Salles

O Centro Cultural do Instituto Moreira Salles foi adaptado para receber um acervo de fotografias com mais de 2 milhões de imagens. É o mais importante acervo da América Latina, compreendendo fotografias do início do século 19 e contemporâneas. As salas da casa, incluindo uma toda revestida em azulejos portugueses, funcionam hoje como espaços para as exposições temporárias voltadas para as artes visuais. O interessante é que diversas mostras podem acontecer ao mesmo tempo no IMS Rio.

Além das exposições, o Instituto Moreira Salles ainda promove intercâmbio das mostras. Envia parte de seu acervo para fora do Brasil e recebe o de outros locais do mundo. O grande acervo musical com coleção de músicas desde a primeira gravação de MPB no Brasil é destaque e está disponível para pesquisas. Ademais, outro destaque do IMS-Rio é a sala de cinema onde são exibidos filmes de mostras, festivais e do circuito comum.

Gastronomia no Instituto Moreira Salles

A gastronomia do Instituto Moreira Salles fica por conta do Empório Jardim. Vencedor de melhor café da manhã do Rio de Janeiro algumas vezes pela revista Veja, merece todos os prêmios. Uma mistura de bistrô, padaria e delicatessen, quem comanda o Empório Jardim é Branca Lee e pelas chefs Paula Prandini e Iona Rothstein.

Na unidade dentro do IMS Rio, a parte interna é decorada com mesas e cadeiras em madeira clara e almofadas coloridas que dão um charme a mais ao local. O espaço acomoda em torno de 30 pessoas. O piso, como mencionei acima, segue os moldes da casa que abriga o instituto. Já o balcão traz o mesmo slogan da matriz do Jardim Botânico: “Comida, diversão e arte”.

No entanto, na filial do IMS Rio, a arte está ainda mais presente. Isso porque é em meio aos jardins de Burle Marx, que podemos desfrutar de um café da manhã nas mesas da parte externa. Escoltadas pelo lago de carpas e lindo painel em azulejos, ombrelones protegem as mesas do sol.

Antes de mais nada, é preciso saber que no Empório Jardim o menu de café da manhã é servido o dia inteiro. Por isso, o cardápio mantém a múltipla escolha entre mais de 80 itens disponíveis. Dessa forma, o cliente pode montar seu próprio menu de desjejum, com a chance de mudar a cada retorno ao local.

Experiência gastronômica no Empório Jardim

Dividido em alas, existem opções de entrada que incluem frutas, iogurtes e opções de ovos como, por exemplo, o Ovo Beneditino servido no brioche, acompanhado e salmão defumado ou peito de peru. A padaria é um dos fortes do Empório Jardim e são vários os pães que “derretem nossos corações”, como diz o próprio menu. Não deixe de experimentar o delicioso pão de queijo gruyére, servido em porção de 3 unidades. Outra delícia que adoro é o Croque Monsieur, talvez o melhor do Rio.

Café no Empório Jardim
Café da Manhã no Empório Jardim do IMS Rio

Na ala das bebidas, diversos tipos de café, sucos do dia e o refrescante Mate do Jardim. Se a vibe for curtir um brunch, no menu estão drinks como Aperol Spritz, Mimosa, o Jardim do Rei (uma versão de Mojito) e o Sweet Mary, feito de suco de tomate temperado com vodka.

Por fim, a pâtisserie francesa também está presente no cardápio do Empório Jardim do Instituto Moreira Salles. Diversas opções de doces estão no balcão, entretanto o menu múltipla escolha elenca um bolo do dia, croissant de amêndoas e o delicioso Cookão de dois chocolates belga.

Diante de tantas alternativas, fica difícil não cair na tentação de marcar várias opções. Se isso acontecer e você não conseguir comer tudo ali, pode pedir para embrulhar para viagem. Se você não estiver com vontade de um menu de café da manhã o Empório Jardim do IMS Rio tem opções para um almoço simples. Saladas, quiches, omeletes e comidas quentes figuram em um cardápio especial. Independente da hora, certamente a experiência no Empório Jardim será muito boa.

Serviço

Instituto Moreira Salles no Rio funciona de terça a sexta de 12h30 às 16h30 e aos sábados e domingos (incluindo feriados) de 10h às 16h. A entrada é gratuita. Estacionamento e bicicletário também são gratuitos, mas é necessário entregar o ticket carimbado pela recepção, no momento da saída. Agendamento de visitas pelo site.

O Empório Jardim do IMS Rio funciona de 11h às 20h de terça a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados abre mais cedo às 10h. Reservas devem ser feitas pelo telefone (21) 3284-7424.

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea – Tel.: (21) 3284-7400

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *