Adoramos culinária árabe, por isso ficamos muito felizes com o convite para conhecer o tradicional Amir. Localizado em Copacabana, vem atraindo cariocas e turistas há mais de 20 anos. Se você busca por um restaurante árabe no Rio, leia como foi nossa experiência e já reserve sua mesa no Amir.
Ambiente do Amir
Inaugurado em 1997, em frente à Praça do Lido, em Copacabana, o Amir é considerado o mais tradicional restaurante árabe no Rio. Anteriormente, funcionava como Canadian Shop, uma deli de produtos importados. Aos poucos foi se tornando restaurante devido à paixão dos proprietários pela culinária árabe, mais especificamente, a libanesa.
Atualmente, o restaurante conta com dois ambientes internos, um em cada andar. No salão de baixo, piso em tacos, mesas em madeira e uma decoração simples com itens da cultura árabe. Pratos e vasos de cerâmica adornam as prateleiras também em madeira. Mais oponente, o salão no segundo andar apresenta uma decoração mais pomposa, com pórticos e cores vibrantes com detalhes em dourado. Um verdadeiro salão árabe.
Mais procurada pelos turistas e grandes grupos, a área externa tem mesas de frente para a Praça do Lido. O clima mais casual se torna perfeito para aproveitar o happy hour que acontece das 18h às 20h, com descontos especiais.
Experiência no tradicional restaurante árabe no Rio
Sempre apreciei a culinária árabe, mas a gastronomia libanesa está muito presente na família do João. Por isso, foi muito bom almoçar no Amir e revisitar pratos já conhecidos e experimentar novos sabores.
O Amir oferece pratos, pastas, salgados e doces árabes clássicos. Nossa experiência iniciou com o trio de pastas: homus tahine, babaganouch e coalhada seca. Tudo acompanhado de cesta de pães. As três estavam muito gostosas, mas o destaque ficou por conta da coalhada seca.
Em seguida, experimentamos os salgados árabes. Entre os tradicionais e mais conhecidos do público, esfiha de ricota e de carne, quibe e o delicioso falafel recheado com coalhada. Figurando no hall do inovadores, um que adorei foi o sambousak. Apesar de originalmente ser frito, no Amir é assado e muito bem recheado com lascas de cordeiro, nozes e amêndoas. Ainda experimentamos a burreca, um pastel assado, com recheio de queijo. Ambos apresentam outras opções de recheio.
Entre os pratos principais, optamos por versões reduzidas para poder provar um pouco de tudo. Aliás, esse é um detalhe importante, no Amir, os pratos são muito bem servidos. O Arroz com Cordeiro é servido em versão marroquina, com lascas generosas de cordeiro e amêndoas. Um clássico da culinária árabe, a Kafta no espeto é temperada com cebola e salsinha e servida oficialmente com homus, arroz com lentilha e cebola frita. Por fim, pudemos experimentar o delicioso Shawarma, tiras de carne de cordeiro e bovina marinadas.
Para finalizar, uma bandeja de doces árabes, como os mini-folhados e ninhos, nas versões de pistache, amêndoa e tâmara. Peça a calda de rosas com flor de laranjeira para dar um toque especial ao doce.
Serviço do Amir
O Amir funciona diariamente a partir das 12h. De domingo a quinta fecha às 23h e às sextas e sábados, fecha à 00h. De segunda a sexta, das 12h às 16h é servido um menu executivo, que conta com pratos igualmente bem servidos.
Endereço: R. Ronald de Carvalho, 55 – loja C – Copacabana – Tel.: (21) 2275-5596 / 2275-4488
Amo comida arabe e quero muito conhecer esse restaurante.
É delicioso, autêntica comida árabe e com preços bem justos.