História do Bondinho
NOTÍCIAS

História do Bondinho do Pão de Açúcar em casa

Enquanto a data de reabertura do Pão de Açúcar não está definida, que tal conhecer a história do Bondinho mais famoso do mundo, em casa? O instagram do Bondinho Pão de Açúcar preparou uma websérie com conteúdo exclusivo extraído do acervo do local.

A ideia é proporcionar a experiência de visitar o Bondinho Pão de Açúcar sem sair de casa. Dessa forma, levando a história do ponto turístico para o lar das pessoas. As informações fazem parte do acervo do Espaço de Memória Cocuruto, que completa 10 anos neste ano. O local fica no Morro da Urca e apresenta aos visitantes a história centenária do ponto turístico.

Websérie sobre a história do Bondinho

A programação da websérie é composta por oito episódios, que contarão a história do Bondinho, desde a sua idealização. Os vídeos apresentam curiosidades sobre o acidente geológico que formou o conjunto, bem como a história da descoberta do Rio de Janeiro. Além disso, relata como o Morro da Urca se tornou um palco nacional de talentos musicas na década de 80, nas inesquecíveis Noites Cariocas. 

Alguns episódios já estão disponíveis e a cada domingo, até agosto, novos episódios serão liberados.

  • A descoberta: Cartografia, registros de navegação e origem do nome Pão de Açúcar. Episódio 1 – já liberado.
  • Elemento de criação poética e artística: O primeiro registro Panorâmico no topo do Pão de Açúcar foi executado por Marc Ferrez, em 1890, e permaneceu sendo o único registro da vista até a inauguração do teleférico em 1912. Episódio 2 – já liberado.
  • Urbanismo Carioca: A priorização do Urbanismo Carioca, incluindo a criação de parte do Bairro da Urca com as terras do Morro do Castelo. Episódio 3 – já liberado.

Próximos Episódios

  • Exposição Nacional 1908, a origem de tudo: Criação da Exposição Nacional ao centenário de abertura dos portos em 1908 e o surgimento do interesse de Augusto Ramos em construir um teleférico no local. Episódio 4 – será publicado em 05 de julho.
  • A frente do seu tempo, a modernização dos Bondinhos: O Bondinho durante a crise na década de trinta, o aumento do fluxo pós segunda guerra mundial e a modernização liderada por Cristóvão leite de Castro na década de 1970. Episódio 5 – será publicado em 12 de julho.
  • O nascimento do berço da música: Reformulação do parque do Pão de Açúcar dando início a uma agenda de eventos e colocando o Morro da Urca no corredor cultural carioca com eventos como Dancing Days e Noites Cariocas. Episódio 6 – será publicado em 19 de julho.
  • A Rocha: Reconhecimento do Pão de Açúcar como marco geológico de grande importância para a história da formação da Terra. Episódio 7 – será publicado em 26 de julho.
  • Esporte por Natureza: Relação do Pão de Açúcar com a história do Alpinismo e Escalada no Brasil. Episódio 8 – será publicado em 02 de agosto.

Bondinho Pão de Açúcar em Casa

Além disso, o Bondinho Pão de Açúcar aposta também em outros conteúdos para entreter o público adulto e infantil. Os pequenos podem, por exemplo, se divertir com um passo a passo de como construir um brinquedo de bondinho em casa. Já para os adultos, dicas de como manter uma vida saudável durante a pandemia.

Por fim, é possível fazer um tour virtual pelo parque dividido em dois episódios no Instagram (IGTV) do Bondinho. Ademais, é possível assistir um tutorial para aprender a editar suas fotos tiradas pelo celular e garantir imagens incríveis na próxima visita. Então, o que você está esperando para conhecer o Pão de Açúcar em casa?

Conheça a loja do Geneal no Pão de Açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *