Gato Café em Botafogo
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Gato Café despertando nossa paixão por gatos

Eu já sou apaixonado por bichinhos de estimação, naturalmente. Depois que tive gato, amei o convívio com os felinos. Imagina minha curiosidade quando soube que abriu um café com temática de gatos. E ainda mais, você tem uma área dedicada ao encontro com gatinhos para interação e carinho. Demorei um tempo, mas fui conhecer o Gato Café em Botafogo.

Terapia do Ronrom e o surgimento dos cafés com gatos

Antes de falar do Gato Café em si, precisamos trazer à tona a questão da terapia com animais. Para entender o convívio com o gato como terapia, primeiramente, precisamos falar sobre o ronronar. A vibração do ronronar – som que os gatos fazem quando estão tranquilos – tem um efeito calmante e benéfico em humanos. Diversos estudos realizados por veterinários do mundo todo vêm mostrando que os gatos são animais relaxantes. Os tratamentos terapêuticos envolvendo animais começaram a ser desenvolvidos no Brasil no começo da década de 50, pela psiquiatra Nise da Silveira.

Mas qual o princípio da Terapia do Ronrom? Cientificamente falando, o contato com o gato ronronando no colo, por exemplo, faz com que aconteça uma mudança de frequência das ondas cerebrais. A pessoa passa do estado de alerta para o de relaxamento, dessa forma desacelerando. A frequência do ronrom é entre 25 e 50 hertz, a mesma utilizada na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões.

Muito comum no Japão, os cafés com gatos se tornaram uma febre no país. Apesar de Taiwan reivindicar a criação do primeiro café com gatos do mundo, o Cat Flower Garden, inaugurado em 1998. Fato é que no Japão surgiram mais de 150 estabelecimentos, sendo 40 deles apenas em Tóquio. Minha amiga Natália, inclusive visitou o Cat Café Calico em Tóquio. Vale a pena a leitura.

Visitando o Gato Café em Botafogo

Já no Brasil, há alguns cafés com gatos. No Rio o Gato Café, atualmente conta com duas casas, uma em Botafogo e outra na Barra da Tijuca. O café surgiu da ideia da arquiteta e super fã de gatos Giovanna Molinaro, após uma viagem ao Japão. A primeira loja foi aberta em julho de 2020, em Botafogo, justamente a que conheci. Em seguida, em dezembro de 2021, surgiu a segunda loja, dentro do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.

A cafeteria reúne uma decoração temática dedicada aos felinos. O Gato Café em Botafogo está localizado em um antigo casarão, que atualmente se tornou a casa dos gatinhos disponíveis para adoção. Mas também, local para se deliciar com as gostosuras servidas no café. O ambiente é perfeito para receber as famílias, inclusive as crianças são muito bem-vindas. E elas adoram os gatinhos. No entanto, é importante ressaltar que na área dos gatinhos não é permitido entrar com comida ou bebida.

Ambiente do Gato Café
Cardápio e Ambiente do Gato Café

Cardápio do Gato Café em Botafogo

O cardápio do Gato Café tem diversas referências aos felinos. Na ala das bebidas, diferentes opções de café como, por exemplo, o Catpuccino e o Gato Pingado, uma versão do Latte. Eu optei pelo ChocoMenta da ala de bebidas quentes, um chocolate quente com menta, que adoro. Ele ainda vem acompanhado de marshmallows. Por fim, uma ala de bebidas frias como a Cat Pink Lemonade.

Entre as delícias oferecidas estão os sanduíches que figuram na ala “Hora do Pão” do cardápio do Gato Café. Eu não resisti e pedi a Torrada Gatópolis, uma referência à torrada Petrópolis. Já o João escolheu o Misto quente. Ambos são servidos em pão em formato da cabeça de um gato. Para adoçar escolhemos uma fatia do colorido bolo de arco-íris e o Brownie Cookie, também em formato de gato e uma delícia para os humanos. Por fim, os clientes ainda podem adquirir produtos da marca Gato Café, como canecas, bottons, blusas e outros.

Comidas Gato Café
Comidinhas no Gato Café

A área dos gatos

A área dos gatos no Gato Café é totalmente projetada para eles, inclusive com parquinho para brincar. O valor da área dos gatos varia de acordo com o tempo de permanência na sala. Para isso, o humano recebe um pulseira onde é registrada a hora de entrada. Logo após a saída, basta dirigir-se ao caixa que fará a contagem do tempo de permanência e indicará o valor de pagamento.

Nesta área exclusiva dos gatos há sempre a presença de um funcionário da casa para cuidar dos bichinhos e recepcionar os clientes. Uma dica: se você quer passar bastante tempo com os gatinhos, evite entrar junto com outras crianças que não da sua família. Normalmente elas ficam bem empolgadas com os bichos e eles acabam fugindo para as partes mais altas da sala.

Área dos Gatos no Gato Café
Área dos Gatos no Gato Café em Botafogo

Eu fiquei 15 minutos curtindo esta área do Gato Café, fazendo carinho nos gatinhos que permitiram o contato. Confesso que a vontade é de levar todos eles para casa. Quem quiser uma interação maior, pode comprar o Patolito, um snack especial para os gatinhos. O único local onde os humanos não entram é na área de sanitários dos gatos. Ela é reservada para que eles possam fazer suas necessidades em paz.

Adoção responsável e consciente

Nas duas lojas do Gato Café, o espaço dos gatinhos é reservado para os que estão para adoção. A ONG que cuida de todo o processo de adoção na unidade de Botafogo é a Bigodes do Bunker. Enquanto na Barra, a ONG responsável é a Focinhos de Luz. A adoção funciona da seguinte forma: ao se interessar por um gatinho, a pessoa entra em contato com a ONG associada para se candidatar ao processo de adoção responsável.

Quem gosta de gatos, precisa conhecer o Gato Café. Aquele momento para relaxar em contato com o bichinho e fazer essa troca de boas energias. Se tiver a chance de dar um lar com muito carinho e amor para um deles, candidate-se. Eu fiquei com muita vontade, mas que minha gata não leia este post, senão ficará com ciúmes!

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *