Hachiko Barra
EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Hachiko Barra une oriental e contemporâneo em menu degustação

Eu já conhecia o Hachiko de frequentar o restaurante no Centro. O restaurante agora abriu nova filial, desta vez na Barra da Tijuca, no coração do Jardim Oceânico. A fórmula de sucesso da matriz se repete no Hachiko Barra. Um menu degustação que une a cozinha oriental às técnicas da gastronomia contemporânea. O resultado é uma viagem gastronômica unindo criatividade, surpresa e muito sabor.

Antes de mais nada, importante ressaltar que o Hachiko Barra, assim como a matriz, não possui menu fixo. Ou seja, você será surpreendido durante sua refeição. É claro que, caso tenha alguma restrição alimentar, é indicado avisar ao garçom para que o chef saiba e envie pratos de acordo com seu paladar. O que prova a versatilidade do restaurante, que trabalha de acordo com a sazonalidade da matéria-prima.

Ambiente do Hachiko Barra

A nova filial do Hachiko Barra à primeira vista parece pequena, mas ao adentrar o salão e a varanda, percebemos como conseguiram aproveitar bem o espaço total. No deque da varanda, algumas mesas para aqueles que preferem o ar livre. No interior, uma decoração sóbria e minimalista, com toques asiáticos. As mesas são bem espaçadas, com bancos inteiriços que facilitam caso seja necessário juntar as mesas para grupos maiores. Destaque para as louças que são um charme à parte do restaurante. Tudo para proporcionar uma experiência gastronômica perfeita.

Ambiente do Hachiko Barra
Ambiente do Hachiko Barra

Menu Degustação do Hachiko Barra

A gastronomia contemporânea com toques asiáticos é a marca do Hachiko. O menu degustação é dividido em cerca de 15 a 20 etapas sequenciais. As porções são pequenas, pensadas justamente para que o cliente possa degustar todos os pratos do menu. Ao final da sequência, caso a pessoa queira repetir alguma(s) etapa(s), basta solicitar ao garçom. Confesso que fiquei bem satisfeito e, apesar de ter etapas bem gostosas, não consegui repeti-las.

Aliás, o mais interessante do Hachiko é que além dos tradicionais sushis e sashimis da culinária oriental, ele oferece ceviches e receitas autorais exclusivas. Dessa forma, a experiência no Hachiko Barra nos leva a uma verdadeira viagem do Japão à França, passando pelo Peru e Tailândia. Em resumo, unindo culinárias de vários países com um toque asiático.

O menu degustação em julho de 2022 custava R$ 149,90 por pessoa. Abaixo, mostro os pratos que degustei, mas dependendo da época que você visitar o Hachiko Barra, pode ser que tenham outras opções. Uma vez que o restaurante trabalha sempre com ingredientes frescos.

Pratos Orientais no Menu

Optei por mostrar os pratos que experimentei no Hachiko Barra fora da ordem em que eles foram servidos. Entre os pratos orientais, foram servidos lâminas de salmão com crispy de couve, teriyaki e limão e congro negro (peixe branco) com uvas verdes, semente de abóbora e cebola roxa. Em seguida, tataki de atum com molho ponzo, couve e vinagrete de cebola roxa.  

Oriental Hachiko Barra
Iniciando com pratos orientais

Na ala dos sushis e sashimis do Hachiko Barra, atum, salmão e peixe branco figuram entre os combinados. Atum com castanha, salmão spicy com flocos de arroz, atum com foie, salmão com maracujá e atum com gorgonzola. Em seguida, sushi de salmão, skin com crispy de couve e geleia de pimenta, atum com geleia de pimenta e molho ponzo. Para completar, skin com broto de beterraba, skin com molho teriyaki.

No combinado de sashimis, congro negro com ovas, congro negro no limão, barriga de salmão com geleia de pimenta, salmão e atum. E não podia faltar um hot, que veio à mesa com cream cheese e com geleia de pimenta e crispy de cebola.

Sushis e Sashimis
Sushis e Sashimis

Pratos contemporâneos do Menu

Servidos de forma intercalada aos pratos orientais do Hachiko Barra, experimentamos alguns pratos da culinária contemporânea. Primeiramente, um capuccino de cogumelo, como se fosse um caldo, bem gostoso e quentinho. Em seguida, uma seleção de pequenos petiscos incluindo Dim sun de tilápia com molho de ervas, bolinho de pato com chutney de manga, tapioca ao Curry com molho pesto.

Logo após, Barriga suína, com chutney de banana, farofa Panko e cenoura no óleo de gergelim. Uma refrescada com o Ceviche de leite de coco com geleia de beterraba e manjericão; e Tartare de atum com sour cream, guacamole e chip de batata doce.

Petiscos e frios contemporâneos
Petiscos e Frios contemporâneos

Surpreendendo, Raia grelhada com curd de limão, batata gratin, espaguete de pepino. Ainda, Magret de pato com curd de limão, emulsão de anis estrelado com laranja e chips de banana verde. E o melhor na nossa opinião, de todo o menu do Hachiko Barra, foi o Coelho no missô coberto por molho bechamel, cogumelos salteados.

Pratos Contemporâneos do Hachiko
Pratos Contemporâneos do Hachiko Barra

Sobremesa e Drinques

Por fim, um café acompanhado da sobremesa, Duo de chocolate com brownie e palha italiana. Durante o almoço, experimentei o Hachiko Tonic feito com Amazzoni gin, água tônica, zimbro, cascas de limão e tangerina. Se não estiver na vibe de tomar algo alcoólico, o Hachiko Barra tem drinques sem álcool. Aliás, nossa sugestão é o Strawberry Cooler feito com soda, morango, limão e hortelã. Refrescante, perfeito para acompanhar a experiência gastronômica.

Sobremesa e Drinques Hachiko Barra
Sobremesa e drinques no Hachiko Barra

Certamente voltaremos ao Hachiko Barra em outra ocasião para experimentar novos sabores e pratos. Uma ótima dica para quem gosta de comer bem. O restaurante funciona para jantar de terça a sexta das 18h às 00h. Aos sábados e domingo, abre também para almoço, de 12h às 00h. Sem dúvida, recomenda-se fazer reserva pelo site.

Endereço: Av. Érico Veríssimo, 970 – Loja A – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *