Hotel Wood em Gramado
Gramado

Hotel Wood Gramado: charme e conforto na Serra Gaúcha

Quem quer aproveitar o melhor da Serra Gaúcha, precisa escolher um bom hotel em Gramado. O Hotel Wood Gramado reflete o clima charmoso da cidade e oferece conforto perfeito aos hóspedes. Dos elementos de design na recepção e nos quartos à atenciosa receptividade da equipe, é a melhor opção para se sentir bem-vindo em Gramado.

O charmoso hotel pertence ao grupo Casa Hotéis, que surgiu em 1997 com o propósito de oferecer ao hóspede a sensação de aconchego do lar. Desde 2008, o Hotel Wood em Gramado reúne a essência do contemporâneo em seu estilo. O atendimento atencioso e personalizado dá o toque pessoal no conceito de receptividade. Tudo isso, sem perder a jovialidade e um quê de informalidade. Sem dúvida, o estilo de hotel que busco em minhas viagens. Por isso, não poderia ter acertado mais na escolha do hotel em Gramado.

Localização em Gramado

A começar pela localização, ao hospedar-se no Hotel Wood em Gramado você estará a poucos metros do burburinho do centro da cidade. No entanto, não perderá aquele sossego, uma vez que o hotel está situado em uma das transversais da principal Av. Borges de Medeiros. A partir do hotel você caminha 500 metros e estará no Palácio dos Festivais e na Rua Coberta, dois marcos turísticos de Gramado.

Portanto, você não precisará se preocupar com carro ou táxi para sair para jantar ou bater perna no centro. Mas, se como nós, você estiver com carro alugado, o estacionamento privativo com serviço de manobrista atende muito bem. Importante ressaltar que esse serviço tem custo extra, que em abril de 2022 foi de R$ 50 a diária.

Design e Estilo no Hotel Wood

As instalações do Hotel Wood já refletem o conceito de lar, na charmosa fachada em madeira, que parece realmente uma casinha na serra. Como o nome já diz, a madeira (wood, em inglês) é a alma do hotel e grande destaque da arquitetura. A fachada em cores neutras destaca uma apresentação moderna e casual. Em contrapartida, a madeira traz aquela sensação de aconchego, comum em casas na montanha. A textura ao mesmo tempo rude e suave.

O lobby do hotel apresenta os traços do clima da Serra Gaúcha, a destacar a belíssima lareira com obra de arte da artesã Heloísa Crocco. A mesma se encontra ladeada por um mobiliário confortável, muitas das peças inclusive assinadas por escritórios de arte e design. Preferencialmente obras de artistas renomados da região Sul. Ao lado, se encontra o moderno bar, que atende também o restaurante do hotel.

Lobby Hotel Wood Gramado
Lobby do Hotel Wood em Gramado

Boas-vindas em Gramado

Novamente, a madeira está bem presente no mobiliário e decoração, conferindo um ar mais caloroso aos que desfrutam do ambiente. Foi nessa atmosfera de acolhimento casual que tomamos nosso drinque de boas-vindas, uma taça de espumante rosé do Vale dos Vinhedos. Um reflexo do clima despojado e jovial do hotel está na recepção. Nada daquela formalidade de balcões imponentes, mas sim uma recepção atenciosa por parte da equipe jovem, que realiza nosso check-in de forma rápida a partir do notebook no balcão do bar.

Boas vindas em Gramado
Drinque de Boas-vindas no hotel em Gramado

Um detalhe que achei o máximo: a chave do quarto vem dentro de um tag de mala. Ou seja, depois que você faz o check-out, ainda fica com uma lembrança do hotel que será útil nas próximas viagens. Fomos ainda bem recepcionados no quarto com uma garrafa de espumante rosé e suspiros e morangos. Um mimo que nos fez sentir ainda mais bem-vindos.

Nosso quarto no Hotel Wood em Gramado

O Hotel Wood apresenta quatro andares, cada um com nome de uma árvore. Ao total dispõe de 23 apartamentos, nas categorias Wood Room e Wood Suíte. Nosso quarto era da categoria Wood Room, no 2o andar (Araucária), com cama Queen size confortável, mesa de trabalho e de cabeceira. Mais uma vez o mobiliário em madeira apresenta um design arrojado e único. O quarto ainda dispõe de ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, Blu-ray player e um blecaute perfeito para um sono tranquilo. Por fim, uma varanda super agradável para o fim de tarde.

Para um sono mais tranquilo, há um menu de travesseiros para que o hóspede opte pelo de sua preferência. Travesseiro de plumas de ganso, de visco elástico ou 100% poliéster siliconizado hipoalergênico. A cortina é elétrica, com controle de subida e descida na cabeceira da cama. Aliás, o que não falta são tomadas tanto na mesa de trabalho como na lateral da cama. Algo essencial para os dias de hoje, em que viajamos cada vez mais conectados e com muitos equipamentos.

O armário é amplo, com cofre de segurança e ferro a vapor. Abriga ainda os itens do mini bar, que podem ser consumidos livremente, com reposição a cada diária. Além de bebidas na geladeira, alguns petiscos como nuts salgados e doces, frutas secas e até sachê de chá. Aliás, há uma chaleira e máquina de café espresso também disponível. Eu mesmo aproveitei para tomar um cafezinho na varanda, após o banho.

quarto Hotel Wood em Gramado
Wood Room com varanda

Banheiro e serviço de quarto

O banheiro privativo tem um ótimo tamanho, bem iluminado e com aquecedor exclusivo. Chuveiro em box blindex, pia ampla com amenidades de banho L’Occitane. Além de secador de cabelo, o hóspede conta com roupões e pantufas para aquele conforto extra pós-banho. O enxoval de banho é completo com opções de toalha para rosto, mãos e banho.

detalhes banheiro hotel Gramado
Detalhes do Banheiro e serviço de quarto

Se tem algo que eu gosto no serviço de hotel é quando preparam o quarto para a noite de sono. No Hotel Wood, o serviço de quarto é realizado duas vezes. Aliás, o serviço da noite é ainda mais especial pois sempre tinha um chocolatinho e a informação da previsão do tempo no dia seguinte. Um mimo a mais e que a gente adora.

Café da Manhã do Hotel Wood

O café da manhã do Hotel Wood em Gramado é um capítulo à parte. Primeiramente pela atenção de toda equipe de salão, prontamente disponível e com informações sobre o menu. Segundo, por conta do menu em si, servido de forma híbrida, parte no buffet self-service e parte no a la carte. O desjejum é servido no bar e restaurante do hotel em horário flexível para os que acordam mais cedo ou mais tarde.

O buffet conta com mesa com vários tipos de queijos, frutas, frios e sucos. Além disso, uma área totalmente dedicada a delícias doces como bolos, cookies e biscoitos. Complementando o buffet, escolhemos a cada dia de hospedagem alguns itens do menu a la carte. O delicioso pão de queijo, Avocado Toast com ovos mexidos e o Farroupilha, um sanduíche prensado de salame e queijo. Ainda, o Croissant de presunto gaúcho cru e quiche de alho poró. Por fim, Brioche com ovo mollet e a Fortaia, no estilo de um omelete com queijo colonial e salame. Na parte doce, Beiju com doce de leite.

café da manhã no Hotel Wood
Café da Manhã no Hotel Wood

Café e leite são servidos à vontade diretamente na mesa. Porém, o café da manhã do Hotel Wood ainda conta com cafés especiais. Experimentamos o Café Cavalheiro de torra média com floral intenso, notas que remetem a cidreira, limão e pêssego. Corpo denso e finalização longa e persistente, servido à mesa. Uma experiência única para quem gosta de café.

Restaurante, Lazer e Serviços

O restaurante do Hotel Wood está sob comando do chef Rodrigo Bellora. É aberto ao público sob reserva e traz os conceitos slow food e farm to table. O chef trabalha com ingredientes frescos de produtores locais, sempre valorizando a culinária e produtos da região. O menu sazonal é servido em duas opções de degustação compartilhada ou em pratos a la carte. Infelizmente, não conseguimos tempo para jantar no restaurante do hotel, mas na próxima vez, certamente separaremos um jantar no hotel.

Ao menos tive a oportunidade de tomar um drinque no bar do hotel. A carta de drinques é assinada pelo barman Gustavo Wiesel e conta com opções clássicas e autorais. Aliás, um adendo, o que dizer das louças? Simplesmente fiquei apaixonado pela taça onde foi servido o meu Gindyer Tonic. Feito com gin Tanqueray, redução de gengibre, limão, lâminas de bergamota e água tônica.

Drinque no Hotel Wood
Drinque no Wood Lounge Bar

O Hotel Wood não apresenta área de lazer própria. No entanto, os hóspedes podem usufruir da área de lazer do hotel Casa da Montanha, do mesmo grupo. Além da piscina e academia, os hóspedes do Wood podem agendar tratamentos no Spa L’Occitane do Casa da Montanha, com custo extra. Também podem usufruir das bicicletas do hotel vizinho e conhecer Gramado sobre duas rodas.

Enfim, me senti muito à vontade no Hotel Wood e não mudaria em nada a minha estadia. Foi irretocável do início ao fim. Na saída, ainda nos deram um kit viagem com água e biscoito para nosso retorno até Porto Alegre, de onde pegamos o voo de volta para o Rio. Sem dúvida, um hotel para chamar de casa em Gramado.

Endereço: Rua Mário Bertoluci, 48 – Centro – tel.: (54) 3295-7575 / 99632-5097 (WhatsApp)

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *