Onde comer em Gramado é sempre uma dúvida, uma vez que são diversos restaurantes na cidade. Não tem como deixar de provar um bom fondue e uma boa pizza em Gramado. Sem contar as galeterias e os restaurantes italianos. Em verdade, come-se muito bem em Gramado, mas é preciso ficar atento às pegadinhas. Então, se liga nessas dicas de restaurantes em Gramado para comer bem e com bom atendimento.
FAÇA RESERVA DO SEU HOTEL EM GRAMADO E GARANTA OS MELHORES PREÇOS
Onde comer fondue em Gramado
Clima frio da ´Serra Gaúcha pede um bom fondue. Melhor ainda se for a tradicional sequência de fondue em Gramado. Se você não conhece essa tradição, então prepare-se para muita gostosura. A sequência de fondue nada mais é que três opções de fondue servidas em ordem. Primeiramente o fondue de queijo, em seguida o fondue de carne na pedra e por fim, o fondue de chocolate. Claro que pode ter variações dependendo do restaurante, mas o tradicional é esse.
Nossa escolha para comer fondue em Gramado foi o El Fuego Restaurante. Antes de mais nada, não é o fondue mais barato de Gramado. Porém, pesquisando achei que seria uma boa experiência, uma vez que a qualidade da carne e chocolate eram superiores aos demais que li sobre. O valor da sequência de fondue em abril de 2022 era de R$ 145 por pessoa. Se você não quiser a experiência da sequência de fondue, pode escolher a opção de Fondue à la carte, que serve duas pessoas. Neste caso, você escolhe o de queijo, carne ou chocolate apenas.
Chegamos logo às 19h, pois tínhamos passado o dia na estrada de Porto Alegre até Gramado. Então o fondue do El Fuego foi perfeito para o primeiro jantar na cidade. O ambiente do restaurante é super elegante, com uma decoração em madeira tendendo para o rústico sofisticado. Logo na entrada um bar de onde saem os drinques. No salão, vários ambientes, inclusive a varandinha coberta. Optamos por ficar no salão interno.
Sequência de Fondue no El Fuego Restaurante
Como nossa intenção era comer fondue, fomos direto ao que interessava. Para acompanhar a sequência de fondue, optamos por uma garrafa de vinho tinto. Prestigiando os vinhos nacionais, escolhemos um Merlot da vinícola Don Guerino. Uma ótima escolha para acompanhar o jantar, em todas as etapas.
Primeiramente, chegou à mesa o Fondue de Queijo. Acompanhando pães, batata baby, goiabada, polenta frita que eu amo e brócolis. Em seguida, o Fondue de Carne na pedra quente, ou seja, a carne é assada na pedra sabão. Achei sensacional, pois evita aquela panela de óleo quente borbulhando e o resultado é o mesmo. Servem como opções de carne: filé mignon, filé de frango e filé suíno. Para acompanhar 10 molhos que variam do salgado ao doce. Por fim, de sobremesa, o Fondue de Chocolate que vem acompanhado de frutas da estação, marshmallow e waffers.
Importante ressaltar que todos os itens podem ser repostos à vontade, em qualquer etapa da sequência. E claro, tudo incluído no valor do fondue. Saímos muito satisfeitos com o atendimento e qualidade do fondue do El Fuego.
Endereço: R. Garibaldi, 20 – Centro – Tel.: (54) 3286-3055
Onde comer pizza em Gramado
Toda viagem pede aquele jantar mais descontraído, quando a pizza é o protagonista. Mas onde comer pizza em Gramado? Pizza em Gramado virou sinônimo de atração, mas que deixa um peso no bolso. Isso porque são vários locais temáticos com shows e que servem rodízio de pizza, mas que cobram R$ 199 por pessoa em média. Esse não é o tipo de programa que curto, em especial porque acho que quantidade e qualidade às vezes não andam juntos.
Por isso, optei pelo Il Piacere, dica do pessoal do Hotel Wood onde me hospedei em Gramado. Eles sugeriram o restaurante como uma das melhores pizzas da cidade e fui lá conferir. Ao chegar, o ambiente já me agradou bastante. Paredes em tijolo aparente, mobiliário em madeira e um enorme forno de onde saem as redondas quentinhas.
As pizzas têm dois tamanhos: grande com 8 fatias ou média com 6 fatias. Optamos pela grande com dois sabores, que serviu bem duas pessoas. Nossa escolha foi pelos sabores Carcamano com muçarela, molho de tomate, crocante de presunto de parma, alho poró e muçarela de búfala; e Pepperoni com muçarela, molho de tomate, azeitona preta, pepperoni e tomatinho italiano. Não sobrou espaço para sobremesa, mas todas as mesas pediam uma panqueca de doce de leite. Aliás, a apresentação da sobremesa é um show à parte. Se você não abre mão da sobremesa, já sabe o que pedir.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1991 – Centro – tel.: (54) 3286-1937
Onde comer comida italiana em Gramado
Quando se pergunta onde comer em Gramado, sempre a dica é a Cantina Pastasciutta. Vários amigos me indicaram e óbvio que eu fui conferir. É super turístico? É, mas a comida é muito boa e farta. Os pratos de massa servem tranquilamente duas pessoas, quiçá três.
Por fora, o restaurante já chama atenção. Por dentro é aquela decoração bem cantina italiana, abusando do verde e vermelho. O atendimento é bem eficaz e os pedidos chegam rápido à mesa. O mais difícil é escolher o que comer diante de um cardápio tão vasto.
A massa pode ser escolhida em um painel de madeira onde estão os exemplos de cada tipo. As opções vão das simples ás recheadas, todas feitas artesanalmente na casa. O que vai ditar o valor do prato é qual molho e acompanhamento você vai querer na sua massa. Nossa escolha foi pelo Tortéi de linguiça e queijo colonial, uma das massas recheadas. Para o molho, sem muitas surpresas, escolhemos o ao sugo, com muito molho de tomate. O prato estava uma delícia. Diante da fartura, acabamos não pedindo sobremesa.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2083 – centro – Tel.: (54) 3286-2131
Você já conhece algum desses restaurantes em Gramado? Tem outras dicas de onde comer em Gramado? Então deixe seu comentário para que outros leitores aproveitem suas dicas também.