Restaurantes Onde Comer em Gramado
Gramado

Onde comer em Gramado: fondue, pizza e comida italiana

Onde comer em Gramado é sempre uma dúvida, uma vez que são diversos restaurantes na cidade. Não tem como deixar de provar um bom fondue e uma boa pizza em Gramado. Sem contar as galeterias e os restaurantes italianos. Em verdade, come-se muito bem em Gramado, mas é preciso ficar atento às pegadinhas. Então, se liga nessas dicas de restaurantes em Gramado para comer bem e com bom atendimento.

FAÇA RESERVA DO SEU HOTEL EM GRAMADO E GARANTA OS MELHORES PREÇOS

Onde comer fondue em Gramado

Clima frio da ´Serra Gaúcha pede um bom fondue. Melhor ainda se for a tradicional sequência de fondue em Gramado. Se você não conhece essa tradição, então prepare-se para muita gostosura. A sequência de fondue nada mais é que três opções de fondue servidas em ordem. Primeiramente o fondue de queijo, em seguida o fondue de carne na pedra e por fim, o fondue de chocolate. Claro que pode ter variações dependendo do restaurante, mas o tradicional é esse.

Nossa escolha para comer fondue em Gramado foi o El Fuego Restaurante. Antes de mais nada, não é o fondue mais barato de Gramado. Porém, pesquisando achei que seria uma boa experiência, uma vez que a qualidade da carne e chocolate eram superiores aos demais que li sobre. O valor da sequência de fondue em abril de 2022 era de R$ 145 por pessoa. Se você não quiser a experiência da sequência de fondue, pode escolher a opção de Fondue à la carte, que serve duas pessoas. Neste caso, você escolhe o de queijo, carne ou chocolate apenas.

Chegamos logo às 19h, pois tínhamos passado o dia na estrada de Porto Alegre até Gramado. Então o fondue do El Fuego foi perfeito para o primeiro jantar na cidade. O ambiente do restaurante é super elegante, com uma decoração em madeira tendendo para o rústico sofisticado. Logo na entrada um bar de onde saem os drinques. No salão, vários ambientes, inclusive a varandinha coberta. Optamos por ficar no salão interno.

Onde comer Fondue em Gramado
El Fuego em Gramado

Sequência de Fondue no El Fuego Restaurante

Como nossa intenção era comer fondue, fomos direto ao que interessava. Para acompanhar a sequência de fondue, optamos por uma garrafa de vinho tinto. Prestigiando os vinhos nacionais, escolhemos um Merlot da vinícola Don Guerino. Uma ótima escolha para acompanhar o jantar, em todas as etapas.

Primeiramente, chegou à mesa o Fondue de Queijo. Acompanhando pães, batata baby, goiabada, polenta frita que eu amo e brócolis. Em seguida, o Fondue de Carne na pedra quente, ou seja, a carne é assada na pedra sabão. Achei sensacional, pois evita aquela panela de óleo quente borbulhando e o resultado é o mesmo. Servem como opções de carne: filé mignon, filé de frango e filé suíno. Para acompanhar 10 molhos que variam do salgado ao doce. Por fim, de sobremesa, o Fondue de Chocolate que vem acompanhado de frutas da estação, marshmallow e waffers.

Sequência de fondue em Gramado
Sequência de Fondue em Gramado

Importante ressaltar que todos os itens podem ser repostos à vontade, em qualquer etapa da sequência. E claro, tudo incluído no valor do fondue. Saímos muito satisfeitos com o atendimento e qualidade do fondue do El Fuego.

Endereço: R. Garibaldi, 20 – Centro – Tel.: (54) 3286-3055

Onde comer pizza em Gramado

Toda viagem pede aquele jantar mais descontraído, quando a pizza é o protagonista. Mas onde comer pizza em Gramado? Pizza em Gramado virou sinônimo de atração, mas que deixa um peso no bolso. Isso porque são vários locais temáticos com shows e que servem rodízio de pizza, mas que cobram R$ 199 por pessoa em média. Esse não é o tipo de programa que curto, em especial porque acho que quantidade e qualidade às vezes não andam juntos.

Por isso, optei pelo Il Piacere, dica do pessoal do Hotel Wood onde me hospedei em Gramado. Eles sugeriram o restaurante como uma das melhores pizzas da cidade e fui lá conferir. Ao chegar, o ambiente já me agradou bastante. Paredes em tijolo aparente, mobiliário em madeira e um enorme forno de onde saem as redondas quentinhas.

As pizzas têm dois tamanhos: grande com 8 fatias ou média com 6 fatias. Optamos pela grande com dois sabores, que serviu bem duas pessoas. Nossa escolha foi pelos sabores Carcamano com muçarela, molho de tomate, crocante de presunto de parma, alho poró e muçarela de búfala; e Pepperoni com muçarela, molho de tomate, azeitona preta, pepperoni e tomatinho italiano. Não sobrou espaço para sobremesa, mas todas as mesas pediam uma panqueca de doce de leite. Aliás, a apresentação da sobremesa é um show à parte. Se você não abre mão da sobremesa, já sabe o que pedir.

Onde comer pizza em Gramado
Pizza no Il Piacere em Gramado

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1991 – Centro – tel.: (54) 3286-1937

Onde comer comida italiana em Gramado

Quando se pergunta onde comer em Gramado, sempre a dica é a Cantina Pastasciutta. Vários amigos me indicaram e óbvio que eu fui conferir. É super turístico? É, mas a comida é muito boa e farta. Os pratos de massa servem tranquilamente duas pessoas, quiçá três.

Por fora, o restaurante já chama atenção. Por dentro é aquela decoração bem cantina italiana, abusando do verde e vermelho. O atendimento é bem eficaz e os pedidos chegam rápido à mesa. O mais difícil é escolher o que comer diante de um cardápio tão vasto.

Onde comer massa em Gramado
Cantina Pastasciutta em Gramado

A massa pode ser escolhida em um painel de madeira onde estão os exemplos de cada tipo. As opções vão das simples ás recheadas, todas feitas artesanalmente na casa. O que vai ditar o valor do prato é qual molho e acompanhamento você vai querer na sua massa. Nossa escolha foi pelo Tortéi de linguiça e queijo colonial, uma das massas recheadas. Para o molho, sem muitas surpresas, escolhemos o ao sugo, com muito molho de tomate. O prato estava uma delícia. Diante da fartura, acabamos não pedindo sobremesa.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2083 – centro – Tel.: (54) 3286-2131

Você já conhece algum desses restaurantes em Gramado? Tem outras dicas de onde comer em Gramado? Então deixe seu comentário para que outros leitores aproveitem suas dicas também.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *