esquina mais famosa de San Francisco
San Francisco

Conheça a esquina mais famosa de San Francisco

Muitas cidades têm ruas ou esquinas famosas e San Francisco é uma dessas cidades. A esquina das ruas Haight e Ashbury se tornou tão famosa que deu nome ao bairro onde ficam. Conheça os detalhes da esquina mais famosa de San Francisco e do bairro Haight-Ashbury.

O bairro de Haight-Ashbury

O bairro ficou famoso nos anos 60 devido ao movimento hippie Flower Power. O motivo? Abrigar uma clínica gratuita para atender os hippies sem seguro-saúde. Atualmente o bairro apresenta casas do fim do período vitoriano habitadas principalmente pela classe média alta. Resultando dessa forma em uma mistura eclética de pessoas, muitos cafés, livrarias e lojas de diversos segmentos.

Em 1967 com a explosão do Verão do Amor (Summer of Love), o bairro recebeu cerce de 75 mil jovens em busca do amor livre, drogas e música. Por isso, o bairro a se tornou o foco da cultura jovem mundial. É possível ainda encontrar resquícios desse verão, como vans e trailers que servem de casas para muitos que viveram o famoso verão de 67 e, ainda hoje, não abandonam o bairro.

detalhes de Haight-Ashbury
Resquícios do “Summer of Love”

Onde fica a esquina mais famosa de San Francisco?

A esquina entre as ruas Haight e Ashbury era o ponto de encontro dos hippies que cultuavam ícones de rock como, por exemplo, Grateful Dead e Janis Joplin.

Existe um tour que eu não fiz, mas que passa a pé por locais icônicos do bairro. Por exemplo, a casa onde Jerry Garcia e outros membros do Grateful Dead moraram fica no número 710 da Ashbury Street. O número 112 da Lyon Street seria onde Janis Joplin morou. E por fim, Jimi Hendrix teria morado em um apartamento na Haight Street, 1524.

Mas além da casa dos famosos, o bairro atrai por suas lojas com fachadas e/ou decorações em homenagem ao movimento hippie. Muitas delas inclusive são grandes conhecidas dos americanos e turistas. É o caso, por exemplo, da sorveteria Ben & Jerry’s que fica na esquina mais famosa de San Francisco.

Circulando pelo bairro temos ainda outros resquícios da época, como o Red Victorian Hotel que atualmente atende uma clientela new age.

lojas e esquina mais famosa de San Francisco
Na esquina mais famosa de San Francisco

Amoeba Music: marco da música na Haight Street

Ampliando o passeio a partir da esquina mais famosa de San Francisco, podemos percorrer a Haight Street. Artéria do bairro, a rua abriga muitos antiquários, prédios de fachadas inusitadas e lojas variadas.

Talvez o grande marco em termos de loja e música em Haight-Ashbury, seja a Amoeba Music. Conhecida como a maior loja de música independente dos Estados Unidos, possui outra filial em Los Angeles, além da original em Berkeley. Quando estive na Califórnia em agosto de 2014, tive oportunidade de conhecer as duas filiais.

A filial de San Francisco abriu em 1997 e fica em uma antiga pista de boliche no bairro de Haight-­Ashbury. A loja de discos é um verdadeiro paraíso para quem gosta de música em San Francisco. Ela conta com um acervo de centenas de milhares de títulos em CD e Vinil, além de uma seção de filmes e séries em DVD e Blu­Ray.

Amoeba Music em San Francisco
Fachada da Amoeba Music de San Francisco

Os estoques de ambas as lojas são sempre renovados, uma vez que eles compram de pessoas que estão se desvencilhando de coleções inteiras de CD e DVD. Não tenho comprado mais tanto CD como comprava, mas para os aficcionados no revival do Vinil é possível achar grandes pérolas a preços bem justos. Eu mesmo encontrei filmes dos anos 80 que adoro e nunca achei para vender no Brasil.

Além disso, a loja ainda costumava receber artistas conhecidos ou não do grande público para performances ao vivo no interior da loja.

Em seguida, saindo da Amoeba Music, a sugestão é seguir pela Haight Street até chegar ao Golden Gate Park.

Endereço Amoeba Music: 1855, Haight Street – San Francisco

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *