Union Square em San Francisco
San Francisco

Union Square no centro de San Francisco

Quando estive em San Francisco pela primeira vez em 2014, optei por me hospedar próximo à Union Square. Isso porque é uma área central da cidade. Não me arrependi e quando retornei em 2019, me hospedei mais uma vez no entorno da praça. Desta vez no Grand Hyatt San Francisco. Além disso, nos arredores estão vários restaurantes, lojas de grife e de departamento, ideal para quem quer fazer umas comprinhas.

Hospede-se em San Francisco, na região da Union Square

Histórico da Union Square em San Francisco

Originalmente um parque cercado por igrejas e residências, a Union Square é considerada o coração de San Francisco. Sua história se inicia primeiramente em 1847, quando Jasper O’Farrell elaborou o projeto de ruas e parques da cidade. Na época, criou a praça como uma das duas praças públicas. O nome foi dado às vésperas da Guerra Civil de 1861, como uma demonstração de apoio à União.

Durante a década de 1880, a Union Square tornou-se o centro de um bairro residencial elegante. Na virada do século, escritórios e lojas dominaram o espaço, tomando lugar de residências e igrejas. Como tudo na cidade, a arquitetura da praça foi abalada pelo terremoto de 1906.

Em seguida, após sua reconstrução, a Union Square tornou-se o principal distrito comercial de San Francisco. Muitas transformações aconteceram desde então, mas foi em 1997, que os vencedores de um concurso para renovação da praça, procuraram transformá-la em um espaço urbano imponente. A “nova” Union Square foi aberta ao público em 2 de julho de 2002. A praça está ladeada pelas ruas Post, Geary, Powell e Stockton.

Union Square vista de cima
Union Square vista de cima

A praça atualmente

O redesenho atual incluiu uma grande praça central com uma coluna em estilo coríntio. No alto, uma estátua em bronze da deusa Vitória. O monumento presta homenagem a George Dewey, almirante que lutou durante a Guerra hispano-americana, tendo então vencido a Batalha da Baía de Manila.

O acesso é feito por quatro grandes entradas em cada canto da praça. Desde 2004, esses acessos receberam esculturas de corações pintados por diferentes artistas. A ideia dos corações é apoiada pela fundação do San Francisco General Hospital para arrecadar fundos e vem da música de Tony Bennett, “I Left my Heart in San Francisco”. Traduzindo seria algo como: “eu deixei meu coração em San Francisco”. Contudo, não é apenas nos quatro cantos da Union Square que podemos ver esses corações, eles estão espalhados por toda cidade.

Hearts Union Square
Corações na Union Square em San Francisco

A praça ainda serve de palco para encontros de todos os tipos, incluindo, por exemplo, apresentações musicais, dança, teatro, exposições de arte e até comícios. Nesta última vez que estive em San Francisco, estavam enfeitando a praça com tulipas, por conta da época das flores.

Compras no entorno da Union Square

Para os consumistas de plantão, além de conhecer a praça em si, o programa é visitar o comércio em seu entorno. Um dos atrativos é a Maiden Lane, que fica entre Post St e Geary St. Lar da maior concentração de lojas de luxo, a rua fica fechada para os carros de 11h às 18h, se tornando pedonal. Quem quiser um intervalo entre uma compra e outra, pode relaxar em um dos cafés ao ar livre.

Mas não é apenas o comércio de luxo que abraça a Union Square. Várias lojas de departamentos queridinhas dos brasileiros estão por ali, como, por exemplo, a Saks Fifth Avenue e uma Macy’s. Esta última enorme, com vários andares, incluindo um dedicado a artigos para casa. Por fim, os visitantes da Macy’s ainda podem aproveitar nos últimos andares, restaurantes, incluindo o imperdível Cheesecake Factory.

Além das lojas de departamento, lojas como Zara, Apple, Victoria’s Secret, Tiffany, Nike, William Sonoma e outras. A Apple também localizada no entorno da Union Square. Ao fundo, achei esse letreiro colorido com as letras que formam a palavra LOVE.

LOVE Apple San Francisco
Letreiro LOVE aos fundo da Apple

Caso ainda queira dar uma esticadinha, na O’Farrell St, rua paralela a Union Square estão outras lojas. Ou seja, o entorno da Union Square se torna um verdadeiro paraíso para as compras. Inclusive para quem quer levar apenas souvenires da cidade.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

10 thoughts on “Union Square no centro de San Francisco

  1. Realmente, a Union Square parece ser uma ótima área para se hospedar em San Francisco.
    Como adoro ficar perto de comércios, lojas e movimento, acho que seria uma ótima vizinhança para mim, né?!

    Adorei as dicas!

    Abraço

  2. San Francisco é uma cidade que tenho muita vontade mesmo de conhecer. Amei os corações na Union Square e o letreiro colorido LOVE, adoro esse tipo de detalhes numa cidade, deixa tudo ainda mais alegre.

    1. San Francisco é uma cidade que eu moraria facilmente, muito tranquila e na Califórnia, que tem todo um estilo de vida diferente dos demais locais dos EUA.

  3. Hoje mesmo estava comentando com meu marido que eu gostaria muito de conhecer San Francisco e com certeza já vou colocar essa sua dica no meu roteiro para tirar foto com o letreiro Love , pois já tirei na Filadélfia .

  4. É tão bonito quando as praças são vividas, com acontecimentos culturais para os habitantes e visitantes. A Union Square de San Francisco conseguiu, por isso, manter-se o coração da cidade. Por falar nisso, lindas as esculturas em forma de coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *