Gastronomia durante a Quarentena
NOTÍCIAS

Como apoiar a gastronomia durante a quarentena

Aqui no Panorama de Viagem sempre procuramos trazer dicas de gastronomia para os leitores. Sejam dicas de roteiros temáticos, como as baseadas em nossas experiências nos restaurantes no Rio e ao redor do mundo. Por isso, para nós, apoiar a gastronomia durante a quarentena é importante.

Movimentos de Apoio à Gastronomia durante a Quarentena

Sem dúvida, o setor de gastronomia durante a quarentena vem sendo muito afetado. Isso porque muitos restaurantes estão fechados, funcionando apenas no sistema de delivery. Inclusive, preparei um roteiro de restaurantes com delivery no Rio que vai te ajudar bastante na hora de inovar as refeições em casa.

Plataforma “Apoie um Restaurante”

Diversos movimentos espalhados pelo Brasil vêm surgindo em apoio à gastronomia durante a quarentena. A Stella Artois criou o movimento “Apoie Um Restaurante“, uma plataforma colaborativa, criada com a ChefsClub, para gerar caixa para manter os estabelecimentos em funcionamento durante a fase de baixa demanda.

Como funciona

Acessando o site, o consumidor escolhe um restaurante e na compra de um voucher de R$ 100 paga só R$ 50 para consumir presencialmente no futuro. É um desconto de 50%, custeado por Stella Artois e outros parceiros da ação. Serão milhares de cupons para resgate em diversas regiões do Brasil com o objetivo de reunir mais de 1.000 restaurantes.

Além disso, o site do Apoie Um Restaurante agora conta com duas novas categorias. Enquanto a Nespresso apoia a já tradicional seção Restaurantes – que agora também reúne bares -, a Nestlé oferece duas novas divisões voltadas a Cafeterias e a Confeitarias. 

Plataforma “Ajude um Buteco”

O movimento fica no ar até o dia 10 de maio e pretende arrecadar até R$ 50 milhões que beneficiarão 15 mil botecos brasileiros. Na plataforma colaborativa “Ajude um Buteco“, a cervejaria Bohemia entra junto com o consumidor oferecendo vouchers de consumo e também um espaço para doação.

Como funciona

O consumidor que optar pelo voucher, poderá efetuar a compra entre as opções de R$ 25, R$ 50 ou R$100 em um dos bares participantes. O voucher poderá ser utilizado logo após o isolamento social. A cada compra, Bohemia custeará 20% do valor dos vouchers.

Já quem preferir fazer sua contribuição em dinheiro, poderá fazer doações a partir de R$10 e, ao final do projeto, todo o valor arrecadado será dividido em partes iguais entre todos os bares e botecos participantes. 

Campanha SOS Restaurantes

A campanha “SOS Restaurantes” é uma ação desenvolvida pela importadora Berkmann Wine Cellars. Ela destina 20% do valor de vendas de vinhos para os restaurantes e 2% para entidades de combate ao Covid-19. Como as adegas representam parte significativa dos lucros de restaurantes, cada restaurante associado à Abrasel-RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurante) poderá gerar um código junto à Berkmann Wine Cellars. Ao todo, mais 80 restaurantes do Rio de Janeiro já aderiram, como, por exemplo, as casas Tragga, Malta, Olivo, Lasai, Bota e Marea, entre outros.

Como funciona

Os restaurantes gerarão os códigos junto à importadora e divulgá-los para seus clientes através das redes sociais e canais de vendas. Ao cliente realizar a compra no site da importadora, informando o código do estabelecimento, 20% do valor será destinado ao restaurante e mais 2% para entidades de combate ao Coronavírus. O cliente pode escolher entre mais de 200 rótulos, com preços a partir de R$ 39,90.

Leilão do Guia MICHELIN

O Guia MICHELIN promove no Brasil, pela primeira vez em todo o mundo, um leilão online. São itens, experiências e até jantares exclusivos pós-isolamento social com os chefs e restaurantes selecionados na sua 5ª edição. O objetivo é ajudar os 165 estabelecimentos, muitos deles fechados, a manterem suas equipes. O valor arrecadado por cada item vai ser integralmente repassado ao chef, que deverá indicar o destino a ser dado à quantia. O leilão será realizado pela Sold Leilões no início de junho.

Experiência Veuve Clicquot

Veuve Clicquot vai leiloar uma experiência exclusiva: a “Veuve Clicquot Rich”. A ação em apoio à iniciativa do Guia Michelin Brasil visa arrecadar fundos para ajudar os restaurantes fechados. A experiência consiste em uma MasterClass sobre o champagne Veuve Clicquot Rich com o enólogo francês François Hautekeur, uma garrafa 750ml de Veuve Clicquot Rich Blanc e o livro “A viúva Clicquot: a História de um império do champanhe e da mulher que o construiu”. O Clicquot Rich é o primeiro champagne do mundo a ser criado especialmente para o preparo de drinks, sempre com muito gelo. A MasterClass de Veuve Clicquot Rich terá duração de 1 hora, será online e poderá acontecer de 15 de junho a 30 de julho.

Vem Pro Vinho 2020

Com abrangência nacional, a campanha acontecerá entre os dias 20 e 26 de julho e é encabeçada pela Pró-Vinho. Durante este período, serão divulgados os descontos e facilidades para o consumidor final. Ademais, outras ações como vídeos, Lives e posts educativos no Instagram @pro_vinho.br Muitas destas ações já foram colocadas no ar e seguem até o fim da campanha. Todos podem participar, sendo necessária a inclusão da hashtag #VemProVinho2020 da iniciativa no campo de texto, além do logo da campanha na arte. Tanto logo da campanha, como arte estão a disposição no site da Pró-Vinho

Redação Panorama de Viagem
Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.