Rio em abril de 2020
RIO MÊS A MÊS

Reinvenção durante a Quarentena no Rio em abril de 2020

Após decretado o Isolamento Social no Rio de Janeiro, a vida social do carioca mudou muito. Os restaurantes passaram a servir apenas via delivery no Rio e os hotéis se fecharam por um tempo. Com isso, abril é o mês de se reinventar, e por isso, nossa coluna mensal será diferente. Os eventos e novidades gastronômicas têm outro viés em destaque no Rio em abril de 2020.

GASTRONOMIA

Para comemorar o dia do nhoque, no próximo dia 29, a Mamma Jamma oferece duas receitas do prato através de seu delivery de almoço. É possível escolher entre o nhoque de batata baroa com molho de tomate levemente picante, pesto de manjericão e queijo grana panado; e o nhoque de baroa com tiras de filé mignon, mix de cogumelos e azeite trufado. O delivery da Mamma Jamma está temporariamente isento de taxa de entrega e os pedidos podem ser feitos pela plataforma iFood ou pelo site da pizzaria.

João Diamante reúne os chefs mais renomados do Brasil para aulas gratuitas do Projeto Social Diamantes na Cozinha em formato de lives no Instagram @diamantesnacozinha. Na agenda estão os chefs Alex Atala (21/04 – 17h), Rodrigo Oliveira (22/04 – 17h), Diego Lozano (23/04 – 17h) e Manu Buffara (28/04 – 14h).

O Chá da Tarde da Casa Julieta de Serpa já virou um clássico no Rio. Agora, esse clássico pode ser entregue em casa. O kit conta com croissant  simples, croissant de queijo, dinamarquês, torradas Serpa, bolos, folhado de queijo com presunto e empada de camarão. Entre os doces: mil folhas, quindim, bombinha de chocolate e tartelete de frutas da estação. Todos servidos em duas unidades. Além disso, dois chás importados (English Breakfast, Indian Chai, Chá preto sabor uvas vermelhas, Hortelã e Camomila). O valor é de R$ 97 para 2 pessoas. Os pedidos podem ser feitos de quarta à domingo das 15h às 19h via iFood ou WhatsApp (21) 99823-0331.

A Encarnado Burger de Ipanema em parceria com o Diamantes na Cozinha lança Cardápio Solidário para ajudar os antigos alunos do projeto social. Atualmente, muitos são empreendedores ou trabalhadores autônomos que estão paralisados em função do isolamento no Rio em abril de 2020. Até o dia 26 de abril, quatro sugestões de sanduíches da hamburgueria recebem os nomes dos cozinheiros. E, então, parte das vendas de cada um será revertidas para eles. Na seleção, todos são preparados com brioche premium e suculento blend de 180g de carne; um mix de fraldinha, peito e bananinha com variações de cobertura. Delivery via iFood ou telefone (21) 96988-6858.

O Prosa em Casa é uma iniciativa que, a partir de uma curadoria de quem entende e tem uma infinidade de contatos, reúne em cestas temáticas uma série de produtos para os cariocas. Diante do isolamento social no Rio em abril de 2020, surge a necessidade de apoiar os pequenos produtores. Por isso, foi lançada a primeira cesta feita com produtos selecionados a dedo pela cozinheira Manoela Zappa. Os temas mudam a cada semana, pois a ideia é estimular a compra de pequenos e médios produtores para serem revendidos numa cesta em que todos os produtos incluídos conversam. A cesta com produtos do restaurante Grado tem sido sucesso e a cozinheira prepara também um especial para os amantes de gin Amazzoni. E uma especial cheia de delícias que chegará para o Dia das Mães. Os pedidos podem ser realizados pelo Whatsapp: (21) 99777-2585 ou no site do Prosa na Cozinha.

Para os fãs de hambúrguer, o Outback Steakhouse e a Coca-Cola firmaram uma parceria inédita para lançar uma oferta irresistível em dose dupla no iFood até 30 de abril. Por R$ 89,90, o cliente poderá pedir um Ned Kelly Cheddar Burger mais um segundo hambúrguer, que pode ser outro Ned Kelly Cheddar Burger ou um The Outbaker Burger, e levar mais duas bebidas da Coca-Cola e dois acompanhamentos, que podem ser fritas ou a Bloom Petals, pétalas da famosa cebola gigante e dourada da marca.

Feijoada de São Jorge em delivery

O chef Fred de Maeyer do Frédéric Epicerie servirá dia 23/04 a tradicional ‘feijoada’ francesa feita de feijão branco, cortes de porco e pato. O cassoulet do chef é finalizado no forno, com farofa de pão (R$ 55, somente o principal; R$ 78 com entrada e sobremesa; ou R$ 69 só com entrada ou só com sobremesa). Pedidos pelos telefones 98011-9009 e 2146-9691. Entregas na Zona Sul, Centro e Tijuca, com taxa cobrada conforme a localização. 

O Aconchego Carioca preparou a feijoada da Katita para pedidos no dia 23 de abril. Feita com carnes nobres, é servida com arroz, couve e farofa (R$ 74,80 para duas pessoas). A loja da Praça da Bandeira faz entregas via delivery próprio, pelo telefone 2273-1035, das 12h às 18h, ou via iFood.

A chef Malu Mello prepara feijoada delivery para os comensais que desejam comemorar o Dia de São Jorge (23/04) em casa, em função da quarentena. A tradicional receita com carnes selecionadas é acompanhada de arroz branco fresquinho, couve salteada, farofa de alho, vinagrete e torresmo crocante (R$ 85 para 2 pessoas e R$ 55 – porção individual). É preciso encomendar com, mínimo, de 24h de antecedência pelo telefone (21) 97014- 8878.

O Botequim Rio Antigo também oferece a feijoada da casa nos dias 23 e 24 de abril. Os clientes podem pedir o prato individual (R$ 30), para duas (R$ 55) ou para 4 pessoas (R$ 110). Para petiscar a pedida é o Bolinho de Feijoada (R$7 – unidade), recheados com calabresa, bacon e couve refogada, envoltos em um empanado supercrocante. O bar aposta no drive-thru, take away, entrega agendada e aceita pedidos através do telefone (21) 3867-6124 ou aplicativos iFood e UberEats.

O Buteco 21 em Botafogo oferece a feijoada executiva da casa (R$ 32) nos dias 23 e 24 de abril. Disponível no cardápio, o boteco oferece também a Bolota de Feijoada (R$ 29), quatro bolotas de massa de feijão, recheadas com calabresa, bacon e couve refogada, envoltas em um empanado supercrocante Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (21) 3178-0811 ou através dos aplicativos iFood e Rappi.

Saiba como apoiar a Gastronomia durante a Quarentena

HOTELARIA

A ibis mantém o seu programa bis MUSIC durante a quarentena. A partir do dia 30/04, as redes sociais da marca irão transmitir lives com apresentações de artistas emergentes no projeto #GigsAtHome. A artista Clara Tannure foi a convidada para dar início à temporada das lives no Brasil. A partir das 19h será possível conferir o som da cantora pop, que durante a live irá apresentar em primeira mão a sua nova música, “Mapa Astral”. O perfil global da marca ibis no Instagram também está engajado nas #GigsAtHome, exibindo apresentações de artistas emergentes todas as quartas-feiras. A próxima live será no mês que vem, dia 07/05, com a cantora Nath Rodrigues, também às 19h.

Os fins de semana com música de qualidade e vista privilegiada do Fairmont Copacabana já eram registro garantido na agenda de cariocas e visitantes. Durante a quarentena, o hotel mantém a programação musical às sextas, sábados e domingos, agora virtualmente por meio de shows ao vivo no Instagram @fairmontrio. Participante do “The Voice Brasil”, Camilla Marotti abre a agenda na sexta-feira, às 20h, cantando sucessos de grandes divas dos anos 60 a 90. Aos sábados, também às 20h, Tibí, ex-integrante da Banda Jamz, apresenta show solo com um eclético repertório de pop, blues e soul, além de músicas autorais. Já aos domingos, a revelação do samba de raiz e do chorinho Thaís Macedo se apresenta a partir das 17h30. Em consonância com a ação #OShowContinuaNaSuaCasa, os artistas se apresentam de suas próprias residências.

A Rede Windsor Hotéis lança, neste mês, duas ações de comunicação que levarão informação e conhecimento útil para o público durante a quarentena: o “Momento Windsor em Casa” e o “Podcast Momento Windsor”. As novas plataformas de conteúdo contarão com a participação de hóspedes, artistas, influenciadores e profissionais que darão dicas sobre gastronomia, nutrição, atividades culturais, lazer e turismo. O material estará disponível nas plataformas Spotfy e Anchor e, a cada novo episódio, será divulgado nas redes sociais da empresa.

TURISMO E ENTRETENIMENTO

Em tempos de isolamento social no Rio em abril de 2020, o turismo virtual é a nova modalidade para aqueles que desejam acabar com o tédio. O Aquário Marinho do Rio disponibilizou um link do AquaRio Ao Vivo, para quem quer acompanhar em tempo real o nadar gracioso dos tubarões da espécie Mangona. Além disso, o casal de tubarões leopardo Ritinha e Zeca, o simpático badejo-quadrado Giorgio e outros mais de dois mil animais.

O quiosque Coisa de Carioca criou a campanha #ApoieumMúsico. Uma contribuição virtual com renda 100% revertida para os artistas que se apresentam regularmente noCoisa de Carioca. Ou seja, O VALOR TODO será dividido igualmente entre os 13 cantores/bandas, que juntos criaram a música ‘Na Hora H’, para promover a ação. O quiosque oferecerá cortesias em produtos para serem usufruídas após a normalização das atividades comerciais. Lembrando que a cota arrecadada não representa o valor do produto: a doação será integral para os músicos e a cortesia é um presente de agradecimento do quiosque. As cortesias poderão ser utilizadas até 30 de dezembro de 2020.

Lembre-se, se puder, fique em casa. Siga também nosso instagram de filmes, séries e música: o Na Tela e No Som com várias dicas para te entreter durante esse período.

Avatar photo
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 10 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.