filmes com música
NA TELA E NO SOM

11 Filmes com Música que não são necessariamente musicais

Todo filme tem música, seja ela instrumental ou vocalizada. No entanto, alguns filmes têm a música como protagonista. Ou ainda, embalando as personagens principais. Nesse caso, esses filmes com música não necessariamente são musicais. Ou seja, as personagens não saem cantando pelo filme. Quais destes filmes com música você já assistiu?

1 – Mesmo se Nada der Certo

Sinopse: (Begin Again – 2014) Uma cantora (Keira Knightley) se muda para Nova York, mas logo após chegar no local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos (Mark Ruffalo), certo de que ela pode se tornar uma estrela.

Possivelmente meu filme preferido desta lista. A forma como a música envolve a trama e as personagens é incrível, pois faz com que o público tenha a mesma emoção. As letras das músicas originais são muito boas e vale a pena ter a trilha em seu streaming de música. O filme de John Carney conta com participação de Ceelo Green e Adam Levine do Maroon 5. Uma das músicas inclusive concorreu ao Oscar. Disponível no Vivo Play e NOW.

2 – Sing Street: Música e Sonho

Sinopse: (Sing Street – 2016) Dublin, Irlanda, 1985. Conor (Ferdia Walsh-Peelo) é um jovem obrigado a mudar de colégio, devido à difícil condição financeira de seus pais. Desiludido então, Conor tem um sopro de esperança ao conhecer Raphina (Lucy Boynton), uma garota que está sempre à espera na porta da escola. Disposto a conquistá-la, ele diz que está montando uma banda de rock e a convida para estrelar um videoclipe. Com o convite aceito, agora ele precisa fazer com que a banda exista de verdade.

Mais um filme do diretor John Carney que precisa entrar na sua lista de filmes com música. Se você gosta dos anos 80 então, é um verdadeiro must see. Afinal, o cenário pop rock do Reino Unido dos anos 80 é o ponto principal. Neste filme, além da música, a confecção dos videoclipes por parte da banda fictícia se torna mais um atrativo. Além disso, Ferdia Walsh-Peelo dá um show em sua atuação. Disponível no HBO Go.

Videoclipes pata viajar com a música Pop

3 – Todas as Canções de Amor

Sinopse: (Todas as Canções de Amor – 2018) Chico (Bruno Gagliasso) e Ana (Marina Ruy Barbosa) são um jovem casal que acaba de se mudar para um novo apartamento em São Paulo. Lá, eles descobrem uma fita cassete com canções de amor que Clarisse (Luiza Mariani) gravou para o marido Daniel (Julio Andrade), décadas atrás, em um período de crise. Mesmo completos desconhecidos, os casais se conectam através das músicas que embalam ambos os relacionamentos.

Representante nacional nesta lista de filmes com música, talvez seja o que a música mais se integra à trama. Afinal, é a música que une e conta a história dos dois casais moradores do apartamento. Grandes clássicos nacionais vão narrando a história, de forma que nós, expectadores, nos envolvemos. Em suma, um romance contado através da música, com direção de Joana Mariani. Disponível no Telecine Play.

4 – A Música da Minha Vida

Sinopse: (Blinded by the Light – 2019) Luton, 1987. Javed (Viveik Kalra) é um adolescente de ascendência paquistanesa, que nasceu na Inglaterra após seus pais migrarem para o país. Proibido pelo pai (Kulvinder Ghir) de ter uma namorada e até mesmo a ir em festas, ele se sente acuado em uma vida que se limita a ir de casa para o colégio, e vice-versa. Um dia, um amigo do colégio (Aaron Phagura) lhe dá duas fitas cassete de álbuns de Bruce Springsteen. Javed começa a ouvi-las e logo se identifica com as canções, que não o estimulam a lutar pelo que deseja.

Em verdade, este é mais que um filme com música. É um verdadeiro tributo a Bruce Springsteen. Mais um filme que traz a música dos anos 80 para o grande público. E o melhor, de uma forma engraçada, romântica e por fim, emocionante. Disponível no Telecine Play.

5 – O Som do Coração

Sinopse: (August Rush – 2007) August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.

A música em “O Som do Coração” é a responsável pelo reencontro de uma família. Apesar de não ter músicas cantadas, a descoberta da música nos diversos sons e instrumentos, guia o expectador no enredo bem desenvolvido e emocionante. Para quem aprecia o trabalho do ator Freddie Highmore, este é um dos primeiros filmes dele. Uma das melhores citações do filme: “A música está em todo lugar, você só precisa ouvi-la”.

6 – Yesterday

Sinopse: (Yesterday – 2019) Após sofrer um acidente, um cantor-compositor (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

Excelente comédia onde a música dos Beatles é o ponto central, por isso os beatlemaníacos vão adorar. É difícil não ganhar afeição pelo protagonista e sua ânsia de mostrar ao mundo que a banda inglesa realmente existiu, ao mesmo tempo em que lida com o sucesso, que teoricamente não lhe é devido. Em suma, não deixa de ser uma homenagem aos Beatles. Disponível no Telecine Play.

7 – Corações Batendo Alto

Sinopse: (Hearts Beat Loud – 2018) Frank (Nick Offerman) e a filha Sam (Kiersey Clemons) vivem no Brooklyn onde mantêm uma loja vintage de discos de vinil. Compartilhando a paixão pela música, a dupla compõe uma canção que acaba estourando. Um conflito de interesses logo surge, já que Sam está prestes a partir para a universidade e Frank deseja reviver o seu sonho de ser músico.

Quando o sonho de um pai se reflete na filha, que por sua vez tem outros sonhos. Essa é a trama central desse filme com música. O começo é morno, mas aos poucos, o filme ganha vida e a gente acaba torcendo por um final feliz. Os atores que vivem os protagonistas exibem uma sintonia tão harmônica como as músicas do filme. Disponível no Telecine Play.

8 – Nasce Uma Estrela

Sinopse: (A Star is Born – 2018) Jack Maine (Bradley Cooper) é um cantor muito famoso que luta contra o consumo excessivo de álcool. Certa noite, ele entra em um bar e se encanta com Ally (Lady Gaga), garçonete que canta no local. Uma relação visceral logo surge e Jack a ajuda a alavancar sua carreira. No entanto, ao passo que Ally se torna uma estrela, Jack cai em desgraça. Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original.

Nesta lista de filmes com música, optamos pela última versão do filme, a de 2018. No entanto, a história teve mais três versões. Primeiramente na década de 1930 com Fredric March e Janet Gaynor; em 1954, com Judy Garland e James Mason; em seguida, nos anos 1970, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson. Eu só assisti a de 70 e, claro, essa atual, mas ainda quero ver as duas primeiras. Na trama, ao mesmo tempo que a música uniu os protagonistas, ela é a escapatória para a separação dos mesmos. Disponível no Telecine Play.

Filmes de Romance e Viagem para curtir a dois

9 – A Música Nunca Parou

Sinopse: (The Music Never Stopped – 2011) Henry Sawyer (J.K. Simmons) é pai de Gabriel (Lou Taylor Pucci), um jovem com tumor cerebral que não consegue produzir novas memórias. Para se reconectar ao filho, Henry encontra uma forma através da música.

Dos filmes com música da lista, talvez seja um dos mais emocionantes. O poder da música para curar uma doença. Esse é a trama principal desse filme, que aborda ainda a relação conturbada entre pai e filho. O roteiro é baseado no artigo “The Last Hippie”, escrito pelo neurologista Oliver Sacks. Disponível no Globo Play.

10 – God Help the Girl

Sinopse: (God Help the Girl – 2014) Internada num hospital para cuidar de problemas emocionais, Eve (Emily Browning) começa a escrever canções como uma forma de se sentir melhor. A composição de músicas se torna mais que um modo de espairecer e ela vai para a cidade, onde conhece James (Olly Alexander) e Cassie (Hannah Murray), dois músicos com seus próprios objetivos e problemas. O que se segue é uma história de renascimento durante um longo sonho de verão.

Certamente o mais cult de todos os filmes com música nesta lista. Tanto que o filme não entrou em circuito normal no Brasil. Foi veiculado apenas durante o Festival do Rio. Eu, particularmente, não entendo o motivo, já que é envolvente e emocionante. Se você não conhece o filme, vale a pena buscar para assistir.

11 – Ruas de Fogo

Sinopse: (Streets of Fire – 1984) Durante um show, a cantora de rock Ellen Aim (Diane Lane) é sequestrada pela gangue de motoqueiros “Os bombardeiros”, liderados por Raven Shaddock (Willem Dafoe). Quando ex-namorado de Ellen, o bad boy Tom Cody (Michael Paré), retorna à cidade e descobre o que aconteceu, ele parte em seu resgate. Para enfrentar essa violenta guerra de gangues rivais, ele vai contar com a ajuda de Billy Fish (Rick Moranis), o atual atual e empresário de Ellen, e McCoy (Amy Madigan), uma ex-soldada.

Por fim, um verdadeiro clássico dos anos 80. “Ruas de Fogo” apresentou uma trilha sonora incrível que acabou ganhando as pistas na década de 80. O filme traz um clima noir perfeito. Sem dúvida, ótima oportunidade para assistir Diane Lane e Willem Dafoe no início de suas carreiras.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *