como andar em Bogotá
Bogotá

Como andar em Bogotá: táxi ou uber?

Visitar grandes cidades, em especial capitais, sempre nos deixa na dúvida da melhor forma de se locomover por ela. Bogotá não tem metrô. Para curtas distâncias o ideal é caminhar. Porém para longas distâncias é necessário usar algum meio de locomoção. Então, como andar em Bogotá?

O transporte público de Bogotá conta com uma frota de ônibus, apelidada de “azules” que fazem integração entre o sistema rápido de transporte (TransMilenio) e os ônibus locais. Não cheguei a usar nenhum dos dois sistemas. E sinceramente, se você estiver com mais de uma pessoa, a melhor forma de se locomover vai ser de carro.

Táxi ou Uber?

Do aeroporto, a frota de táxi mais recomendada é a Taxi Imperial, mas há uma fila de táxi no desembarque. Foi onde peguei o carro que me levou para o Habitel, hotel próximo ao aeroporto, que achei bem confiável. Na cidade, usei os táxis que faziam ponto na porta do Hilton Bogotá onde me hospedei uma noite. Nesse caso, as tarifas são tabeladas de acordo com o destino e os valores um pouco mais altos do que os táxis de rua.

Apesar de ter lido que é perigoso chamar táxi na rua, aproveitei que estava próximo a um policial, para pedir o carro, caso precisasse de alguma ajuda. Diferente de outras cidades da América do Sul, a maioria dos táxis em Bogotá utilizam o taxímetro. Mas a forma de cobrança é diferente do que estamos acostumados no Brasil. Eles marcam um valor que deve ser convertido para o valor em pesos colombianos, de acordo com uma tabela disponível no veículo. Usei apenas uma vez o táxi comum, porque logo depois descobri que o Uber funcionava perfeitamente em Bogotá. Por isso, passei a usa-lo por maior segurança e melhor preço. Recomendo.

Uma vez sabendo como andar em Bogotá, é importante saber se localizar na cidade. Os endereços à primeira vista parecem estranhos, mas a partir do momento que se entende a lógica, fica fácil se localizar. As Carreras são grandes avenidas, enquanto as Calles são ruas transversais às avenidas. Tomando como base a foto que tirei do Banco GNB Sudameris, cujo endereço é Cra. 7 No. 75-85/87: o banco fica na Carrera 7 (se pronuncia Sétima, e não Sete), na quadra da Calle 75, sob número 85/87.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *