O Peru é riquíssimo em variedade de espécies de peixes e por isso os utilizam em sua culinária desde os tempos dos índios pré-colombianos. Desde então, a comida peruana tem recebido muita atenção e alcançou uma popularidade muito grande pelo mundo nos últimos anos.
Com tanto renome, a comida peruana se difundiu pelo mundo, inclusive pelo Brasil. Contudo, alguns pratos clássicos não ganharam as mesas mundo afora. Dessa forma, ir ao Peru é ter a oportunidade de fazer uma incursão à gastronomia peruana.
Lima abriga alguns dos restaurantes mais premiados pelo mundo. Por isso, comer nesses restaurantes nem sempre é barato. Por isso, uma forma de conhecer a autêntica culinária peruana a preços justos é ir ao T’anta.
O restaurante é do famoso chef Gastón Acúrio, grande impulsionador da difusão da comida peruana pelo mundo. Não espere um atendimento Michelin, mas sim uma vibe de bistrô e pâtisserie. Atualmente, o T’anta virou uma grande rede de restaurantes, espalhados em vários países como Estados Unidos, Chile e Argentina. Também existem filiais espalhadas por toda Lima, inclusive no shopping Larcomar. Mas a que eu tive oportunidade de visitar foi a do bairro de Miraflores.
Saiba como foi nossa hospedagem no hotel Tierra Viva Miraflores
Comida peruana no T’anta
Era nossa primeira noite em Lima, então pedimos logo um pisco. A bebida é feita de aguardente de uva, muito comum no Peru e no Chile. A escolha foi um pisco clássico e um pisco de framboesa com espuma de maracujá.
Dando início à nossa incursão à comida peruana, pedimos um ceviche clássico para provar o autêntico ceviche em Lima. O ceviche nada mais é que peixe cru marinado no limão com cebola roxa. Nesse caso acompanhava o choclo, uma espécie de milho de coloração pálida e de grãos maiores.
Além disso, pedimos outro prato clássico da culinária peruana, a causa limeña. A causa, como é intimamente chamada, consiste de batata do tipo huayro com recheio de ovo, abacate, tomate e maionese de frango. Todos os dois pratos de comida peruana estavam uma delícia.
Em seguida, pedimos para acompanhar, os boliyucas con queso y cucas fritas. Nada mais são que bolinhos de aipim recheados com queijo e aipim frito. Tudo muito gostoso, sequinho e sem gordura de fritura aparente.
Por fim, de sobremesa eu queria provar o autêntico suspiro limeño em Lima. Um clássico da comida peruana. Entretanto, por falta de sorte, não tinha no dia. Por isso, pedimos um alfajor de chocolate, que estava ok, nada excepcional.
A conta não saiu cara e pudemos provar alguns dos principais pratos típicos de comida peruana. A vontade é de provar o cardápio todo. Pelo que pudemos ver das mesas ao lado, tudo parecia muito em servido e gostoso.
Endereço T’anta Miraflores: Av. Vasco Núñez de Balboa, 660 – Tel.: (511) 4445231