Museu Mario Testino em Lima
Lima

Museu Mario Testino em Lima: fotografia e arte

Quem visita o bairro boêmio de Barranco em Lima, tem uma parada obrigatória, principalmente se gosta de fotografia. O Museu Mario Testino em Lima é perfeito para apreciar a arte do famoso fotógrafo. O MATE está aberto de 3ª a domingo das 11h às 20h.

Quem é Mario Testino

Mario Testino é um fotógrafo peruano de moda, considerado um dos mais renomados e conceituados atualmente. Suas fotos já figuraram em revistas internacionais como, por exemplo, Vogue, Vanity Fair e V Magazine. A partir daí, ele alavancou a fama de marcas como Gucci, Burberry, Versace, entre outras.

O fotógrafo de 60 anos teve sua carreira iniciada após se mudar para Londres, em 1976. Até então, estagiário de Paul Nugent e John Vickers. Mas foi fotografando o corte de cabelo de Lucinda Chambers para a revista British Vogue que recebeu sua primeira comissão. A partir da amizade com a estilista, Testino passou a ter notoriedade no mundo da moda. Dessa forma, passou a imprimir em suas fotos elementos de suas raízes no Peru e seus verões de juventude no Brasil.

Em suas fotos, Testino mistura o masculino e feminino, dando ênfase à sensualidade ao invés da sexualidade. Suas fotos exibem vida, ele consegue capturar o momento da foto e transparecer para quem as vê. Já fotografou várias modelos e artistas nos mais variados locais e figurinos. Inclusive encara o nu com uma grande naturalidade.

Visita ao Museu Mario Testino em Lima

Algumas dessas fotos estão expostas no Museu Mario Testino em Lima (MATE). Pertencente à Asociación Mario Testino, o museu foi inaugurado em 2012, em um casarão histórico totalmente restaurado. A festa de inauguração recheada de celebridades inclusive parou o bairro do Barranco.

Dentre os fotografados por Testino estão Madonna, Fernanda Lima, Gwyneth Paltrow. Entretanto, o seu trabalho mais comentado e famoso foi a série de fotos da Princesa Diana para a revista Vanity Fair.

A exposição permanente conta com fotos do artista expostas em salas muito bem iluminadas e refrigeradas. Entre elas, fotos de Madonna (incluindo a capa do CD Ray of Light), Gisele Bündchen e capas famosas de revistas.

visita ao Museu Mario Testino em Lima
Fotografias no Museu Mario Testino em Lima

No entanto, duas salas em especial me chamaram atenção. Primeiramente, uma sobre a alta costura peruana, onde estão expostas fotos de trajes típicos peruanos. Em seguida, a sala em homenagem a Lady Di. Nela estão expostas as fotos da Vanity Fair de 1997, pouco tempo antes de sua morte. Além disso, está exposto o vestido que ela usou em uma dessas fotos. Certamente um ícone do mundo da moda.

salas do Museu Mario Testino em Lima
Salas especiais do Museu Mario Testino em Lima

Por fim, o Museu Mario Testino em Lima abriga o Café Mate em uma das varandas do casarão. Perfeito para parar e comer algo aproveitando ainda a atmosfera do local. O museu ainda conta com uma loja de souvenires onde é possível comprar os livros com fotografias do artista. Destaque para o dedicado à alta costura peruana e o com fotos sobre o Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Pedro de Osma, 409 – Barranco – Tel.: +511 251 7755

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *