Comida di Buteco 2021
GASTRONOMIA ROTEIROS

Comida di Buteco inicia hoje no Rio e Niterói

O maior concurso nacional de comida de boteco retorna hoje ao Rio de Janeiro e Niterói. Após adiamentos por conta da pandemia, a 21a edição do Comida di Buteco acontece de 30 de julho a 29 de agosto. A edição de 2021 tem foco no delivery e o lema “Salve os Butecos”. A grande novidade é que a cidade de Niterói participará pela primeira vez.

Bares novos e tradicionais tiveram que se reinventar às pressas ou até fechar as portas do estabelecimento, como aconteceu com 30% dos participantes do concurso. Por isso, o concurso criou o crowdfunding “Salve os Butecos”. A vaquinha pretende ajudar a gerar fluxo de caixa para os bares de forma que eles possam se reerguer. Consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia podem participar com doações em espécie, produtos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os participantes. As doações já podem ser feitas através do Banco Santander 033 – Agência 1595 – Conta número 130023050, sob nome do Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – CNPJ: 06.204.569/0001-55.

Como será o Comida di Buteco este ano

O Comida di Buteco 2021 contará com 73 participantes. Botecos da Zona Sul à Zona Norte do Rio, passando pelo Centro e Baixada Fluminense, chegando às ilhas da Gigóia e Paquetá, até aportar em Niterói. O festival deste ano mantém sua essência e origens, fortalecendo o cenário da comida de boteco. Por todo movimento de união e foco na retomada, os chefs utilizaram uma ou mais raízes nas receitas dos petiscos. Aliás, os petiscos concorrentes agora terão o valor fixo de R$ 27. 

O concurso também terá o formato híbrido pela primeira vez. Dessa forma, atenderá ao público presencialmente ou por meio do delivery e da retirada. Os butequeiros poderão planejar com segurança sua ida aos bares através da plataforma Tagme, que permite o agendamento de mesas e o acesso aos cardápios digitalizados.

Butecos participantes

São 28 os butecos estreantes nesta edição do Comida di Buteco no Rio e Niterói. Começando pelos novatos do Rio: Boteco Bendito Jamon (Vista Alegre), Boteco Sabugosa (Ipanema), Brazuca (Ilha do Governador), Buteco Maria Flor (Andaraí), Carpaccio (São João de Meriti), Cine Botequim (Centro), Contemporâneo Lapa, Costelas (Estácio) e Dom Pedro (Benfica). Ainda, Gato de Botas (Vila Isabel), Liceu Grill (Botafogo), Maracuyá (Ilha da Gigóia), Nasceu do Sol (Grajaú), Santa Garrafa (Grajaú), Tibar (Taquara), Vint 2 Bar (Taquara), Zeca FC (Ipanema) e Zinho Biet (Benfica).

Em Paquetá, o estreante é a Pastelaria do Lido. Atravessando a Ponte, em Niterói estão participando Armazém Granel (Santa Rosa), Areias de Itacoatiara (Itaipu), Bar do Jorginho (Itaipu), Bar da Laura (Centro), Bar do Pernambuco (Centro) e Berton Botequim e Restaurante (Icaraí). Ainda, Empório da Ovelha (Icaraí), Espeto e Cia Bistrô (Jardim Icaraí) e Vinder (Icaraí).

A listagem com todos os participantes e as receitas concorrentes ao prêmio de melhor Comida di Buteco de 2021 estão no site oficial do festival.

Foto de capa: Lu Guimarães – Te Vejo Pelo Mundo

Redação
A equipe de redação do Panorama de Viagem está sempre buscando trazer as principais novidades do mundo do turismo. Hotéis incríveis, destinos inusitados e eventos imperdíveis. Tudo para fazer o leitor se inspirar e viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *