Cantinho do Avillez
Porto

Cantinho do Avillez: cozinha portuguesa contemporânea

José Avillez sem dúvida é o maior expoente da culinária portuguesa na atualidade. Tal fato se comprova com a quantidade de restaurantes em Portugal sob sua assinatura. Um deles é o Cantinho do Avillez, com filiais em Lisboa e no Porto. A cozinha portuguesa contemporânea exibe influência das viagens do chef. Fui conhecer a filial no Porto e adorei.

O ambiente

O Cantinho do Avillez no Porto é bem aconchegante. Com dois salões onde estão dispostas as mesas e um belo bar na entrada, com banquetas para os apreciadores do balcão. A decoração é de Ana Anahory e Felipa Almeida, seguindo conceito do próprio chefe. Na sala principal, sofás estofados em vermelho dão cor ao mobiliário em madeira. No salão em frente ao bar, uma decoração com pratos emoldura a abertura da cozinha de onde saem as delícias do restaurante.

Cantinho do Avillez

O chef Avillez vem desenvolvendo um papel importante em promover a gastronomia portuguesa e contribuir para que Portugal seja um destino gastronômico de excelência. Inovador e criativo, Avillez mantém a tradição portuguesa em seus pratos de qualidade e autenticidade marcantes. Sua primeira Estrela Michelin foi em 2009 no restaurante Tavares, em Lisboa. Posteriormente, em 2011, decidiu abrir os seus próprios restaurantes. Atualmente já são quase 10 sob seu nome. Seu mais famoso restaurante é o Belcanto, em Lisboa, detentor de duas estrelas Michelin em 2014 e ocupando a 75ª posição entre os melhores restaurantes do mundo, segundo a revista Restaurant.

A experiência no Cantinho do Avillez

Para iniciar nosso jantar, pedimos o Couvert da casa. Ele vem com azeitonas, pães, manteiga com flor de sal e um molho de tomate, que comi acompanhado de um Gin Tônica clássico. O menu oferece alguns dos pratos de sucesso do Cantinho lisboeta. Por exemplo, as Vieiras marinadas com creme de abacate e crumble de pão alentejano. Além de muito bem apresentadas, é uma mistura de texturas perfeita ao paladar. Outra entradinha famosa, mas que não provamos, é o Peixinho da horta com molho tártaro.

Como etapa principal, escolhemos o Atum na chapa com molho de miso e legumes salteados com emulsão de soja e gengibre. E também as Lascas de lombo bacalhau confitado, pão de Mafra, couve lombarda, feijão-verde, ovo a baixa temperatura e esferificação de azeitonas, as famosas azeitonas explosivas. Achei sensacional que elas parecem azeitonas, mas são esferas com líquido de azeitona dentro.

Para finalizar, as sobremesas deliciosas. Avelã³ – gelado de avelã, espuma de avelã e avelã ralada, servidos em camadas em um copo, de forma que ao mergulhar a colher até o fundo, se consegue experimentar as camadas ao mesmo tempo. Como adoro doces portugueses, escolhi o Toucinho do céu com um refrescante sorvete de framboesa, amêndoas caramelizadas picadas, framboesas frescas e hortelã.

A experiência gastronômica foi ótima e os pratos têm um ótimo custo. O restaurante funciona de segunda a sexta de 12h30 às 15h e das 19h às 00h. Aos sábados e domingos de 12h30 às 00h.

Os restaurantes do Avillez oferecem um voucher de desconto, normalmente para duas pessoas, no almoço ou jantar. O voucher de oferta do Cantinho do Avillez pode ser adquirido em qualquer um dos nossos restaurantes. A utilização do voucher requer uma marcação junto do restaurante com a antecedência mínima de 48 horas.

Conhece algum restaurante do chef Avillez? Conte-nos sua experiência nos comentários.

Endereço: Rua Mouzinho da Silveira, 166 – Porto – Tel.: +351 223 227 879

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *