metrô no Porto
Porto

Como andar de metrô no Porto usando o Andante

Uma forma eficaz de se deslocar em cidades grandes é o metrô. No Porto não é diferente, já que a malha atende boa parte da cidade. Desde o centro histórico a áreas mais afastadas, o metrô abrange inclusive a travessia até Vila Nova de Gaia. Andar de metrô no Porto é fácil, basta comprar o bilhete recarregável Andante, como explico em seguida.

Estações de metrô no Porto

A rede de metrô no Porto é recente, datada de 2002, divida em seis linhas que recebem denominação em letras (A a F) e cores diferentes. São ao todo 82 estações, sendo 14 subterrâneas. A malha ferroviária atende oito regiões da área metropolitana: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Gondomar. Ainda há uma linha de funicular, o Funicular dos Guindais, no Porto. Ou seja, deslocar-se pelo Porto usando o metrô é uma ótima forma de explorar a cidade, sem gastar muito.

mapa metrô no Porto

Bilhete Andante: como comprar e recarregar

É fácil também comprar o bilhete do metrô nas máquinas de auto-atendimento em português. Outros idiomas como por exemplo inglês, francês ou espanhol, também estão disponíveis. Se você ainda não tem o cartão Andante, deve clicar em Comprar e será acrescido o valor do cartão à tarifa do transporte. Esse cartão é recarregável e válido por 1 ano, então guarde-o para usar em novas viagens. Se já tiver o cartão, escolha a opção Recarregar e coloque o cartão como indicado na foto abaixo. Cada pessoa deve ter o seu próprio Andante. Um cartão não pode ser usado por mais de uma pessoa na mesma viagem.

Será necessário saber qual tipo de título você quer a recarga, de acordo com a lista de estações. Veja para qual estação quer ir e qual o título correspondente. No meu caso, usei basicamente o z2 que atendia todas as estações por onde circulei. Acrescente a quantidade de títulos, que seria o equivalente ao número de viagens que você fará. Eu fui incluindo uma por vez, para evitar que sobrasse no cartão.

Na tela seguinte, você deve selecionar fatura sem contribuinte, caso você seja turista. Finalizando, procedemos para o pagamento que pode ser feito em moedas de 0,05 centavos a 2 euros, ou ainda em notas de 5 a 50 euros. A tarifa para o título z2, em agosto de 2018, custava 1,20€. Pronto! Você terá recarregado seu cartão Andante e poderá usar o metrô no Porto.

Vale lembrar que dependendo do título, o seu cartão tem validade de pelo menos 1 hora. Ou seja, você pode usar o mesmo “crédito” por 1 hora se estiver no título z2 e z3, por exemplo. Antes de viajar, é obrigatório validar o seu título de transporte. Em todas as estações há validadores no acesso à plataforma. Valide no máximo com 10 minutos de antecedência e na estação onde vai embarcar, sempre que mudar de veículo. Para validar, basta aproximar o cartão Andante a menos de 10 cm do círculo preto do validador.

O metrô é limpo, seguro – ao menos durante o dia – e confortável. À medida que o trem se aproxima da estação, é feito aviso sonoro e em letreiro dentro do vagão. Vale a pena utilizar o metrô no Porto e, dessa forma, conhecer mais atrações da cidade, em menos tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *