Rota da Tocha Pan-Americana
NOTÍCIAS

A rota da Tocha Pan-Americana pelo Peru

O Peru vai sediar, pela primeira vez, uma edição dos Jogos Pan-Americanos. A edição de 2019 será realizada em Lima entre 26 de julho e 11 de agosto. O Parapan-Americanos Lima 2019 será realizado entre 23 de agosto e 01 de setembro. A rota da Tocha Pan-Americana já se iniciou e passará por diversas cidades peruanas.

A tocha foi acesa na cidade do México, nas Pirâmides de Teotihuacán. Na manhã do dia 04 de julho, chegou à cidade histórica de Machu Picchu, no Peru. Após essa viagem que une duas civilizações antigas da América, a tocha olímpica fará um tour pelo país.

O revezamento da tocha será realizado em 22 dias, em um circuito composto por paisagens exuberantes. Serão contempladas por exemplo, a serra, a selva e a costa do Peru. Como destino final, o Estádio Nacional do Peru, onde acontecerá a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no dia 26 de julho. 

A Rota da Tocha Pan-Americana

Muitas regiões do Peru celebrarão esse momento promovendo cerimônias e diversos eventos. Mais de 1.200 pessoas serão responsáveis por transportar a chama.

De Machu Picchu, em Cusco, a tocha seguirá para a cidade de Ollantaytambo, também em Cusco. De lá, chega a hora de seguir para a cidade de Cusco. Famosa por pontos turísticos como por exemplo o Templo de San Blas e a Catedral, na Plaza de Armas.

De Cusco, no dia 05 de julho, a tocha segue para Puno, local icônico e que abriga o Lago Titicaca. Em seguida, no dia 06 de julho, Moquegua, localizada no sudoeste do Peru, recebe a tocha. Partindo no dia seguinte para Arequipa, a cidade dos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu. é uma das próximas a receber a tocha, no dia 07 de julho. É com clima litorâneo da região de Camaná, em Arequipa, que será marcado o revezamento da tocha olímpica, no dia 08 de julho.

Depois de passar por vulcões e praias, será a vez do deserto, na região de Ica, abrigar a tocha no dia 09 de julho. Já na serra central do Peru, está a região de Ayacucho, que receberá a tocha olímpica no dia 10 de julho. A região é marcada pela sua reconhecida religiosidade.

Sítios arqueológicos, templos e casarões urbanos também fazem parte dessa grande expansão turística do Peru, na cidade de Huancavelica, que receberá a tocha dia 11 de julho. No mesmo dia, a cidade de Huancayo, capital de Junín, finalizará o revezamento. 

A partir do dia 12 de julho, a tocha será recebida na região religiosa do Tarma, na cidade de Cerro Pasco e na região de Huánuco. Seguindo a trajetória, a tocha chegará nas Cataratas da Fantasia, na região do TocacheSan Martin, no dia 15 de julho.

Em seguida, a cidade de Tarapoto, um dos principais centros turísticos e comerciais da Amazônia peruana, no dia 16 de julho. Localizada no nordeste do Peru, Bagua Grande, no Amazonas, será a 19ª cidade a ser visitada, no dia 17 de julho. Depois de percorrer um grande trajeto, no dia 19 de julho, a tocha irá fazer uma parada em uma cidade muito visitada e iluminada: Piura.

As próximas cidades são Chiclayo no dia 20 de julho. Cajamarca no dia 21, Trujillo no dia 22, Huaraz no dia 23, Barranca no dia 24 de julho. Por fim, depois de explorar todas as regiões peruanas, a rota da tocha Pan-Americana se encerra. Finalmente, ela será apresentada na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no Estádio Nacional do Peru, no dia 26 de julho.

Para saber mais detalhes sobre a rota da Tocha Pan-Americana, acesse o site da Tocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *