Mosteiro da Serra do Pilar
Porto

Mosteiro da Serra do Pilar: história e vista em Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é separada do Porto pelo Rio Douro. Contudo, as cidades estão ligadas pelas pontes sobre o rio, com destaque para a Ponte Dom Luís I. Dentre os inúmeros armazéns de vinho do Porto, uma atração se destaca em Gaia, o Mosteiro da Serra do Pilar.

Como chegar

Para chegar ao Mosteiro, a melhor forma é pelo metrô que atravessa a ponte. A estação mais próxima é a Jardim do Morro, logo abaixo da rua que dá acesso ao Mosteiro da Serra do Pilar. As visitas guiadas – que eu recomendo fazer – são feitas em horários pré-definidos. Mediante pagamento de um bilhete, dá direito a conhecer o interior da igreja e subir até o topo do mosteiro. De lá inclusive se tem uma vista linda do Porto.

Histórico do Mosteiro da Serra do Pilar

O Mosteiro da Serra do Pilar data de 1537, após a reforma da Ordem dos Agostinianos. Foi construído em um terreno doado por João III. É considerado um dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia. Isto devido à igreja e claustro circulares. Inclusive, este é o único claustro circular da Península Ibérica, terminado em 1597. O claustro também funciona como um cemitério com 72 sepulturas, que podem ser reutilizadas após 7 anos.

A Igreja de Santo Agostinho

A Igreja, caracterizada pela sua forma circular, é uma réplica do Pantheon em Roma. É coberta por uma abóbada hemisférica. Começou a ser construída em 1538 pelos mestres Diogo de Castilho e João de Ruão, dedicada a Santo Agostinho. Levou 72 anos para sua conclusão.

No seu interior, altares barrocos com talhas douradas e um altar neoclássico, que não é mais utilizado. Há 35 anos, mudaram o altar para o centro da igreja, de acordo com o cristianismo primitivo. Atualmente, a igreja é muito procurada para casamentos, sendo necessário agendamento de no mínimo 2 anos de antecedência.

Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar com função militar

Em 1809 o espaço do mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, quando foi planejado um ataque do exército português à cidade do Porto, então ocupada pelas tropas de Napoleão. Em 1832, foi reconhecido valor militar do local e o mosteiro foi transformado então em uma fortaleza improvisada. Em 1996, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO e até hoje é um posto militar. Tanto que a visita ao topo do mosteiro é realizada na presença de um soldado que nos acompanha por essa parte do tour guiado.

Mosteiro da Serra do Pilar

Do alto do mosteiro – o Zimbório -, temos uma vista incrível da cidade do Porto, do rio Douro e, claro, da Ponte Dom Luís I. É considerado um dos melhores mirantes para o rio Douro. Além disso, proporciona vista para as zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia.

No interior do mosteiro é possível também assistir a uma mostra multimídia. na mostra estão todos elementos patrimoniais classificados na região, incluindo castelos, igrejas e museus. O Mosteiro da Serra do Pilar está aberto à visitação de terça a domingo, a partir das 10h.

Endereço: Largo de Avis – Vila Nova de Gaia – Tel.: +351 223 795 385

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *