Hvar

Melhor lugar para ver Hvar de cima é na Fortaleza Espanhola

Além de vivenciar as belezas da ilha de Hvar, é possível ter uma bela vista de cima. A Fortaleza Espanhola em Hvar é o ponto mais alto da cidade, de onde ainda conferimos um belíssimo pôr do sol, com uma vista de 360 graus.

Também chamada de Fortica ou Tvrdava Spanjola, a Fortaleza Espanhola teve sua construção iniciada em 1278 quando Hvar estava sob regimento veneziano, época em que uma fortaleza representava um distinto sistema de defesa. Em 1551 uma nova fortaleza foi construída no local da antiga para oferecer proteção à população que se refugiou lá, durante a invasão turca em 1571. Porém, uma explosão de depósito de pólvora causada por um raio danificou consideravelmente a fortaleza em 1579. 

Durante o período de regência de Duke Pietro Semitecolo, no começo do século XVII, a fortaleza foi reparada com a construção de bastiões barrocos de defesa. As últimas estruturas foram construídas em 1775 durante o reinado de Maria Theresa até que Hvar deixou de ser um ponto estratégico e a fortaleza perdeu sua função. A estrutura que vemos hoje foi revitalizada para o turismo.

Para chegar até a Fortaleza Espanhola é preciso disposição, uma vez que é necessário subir vários degraus e rampas até chegar ao alto. Em torno de 30 minutos de caminhada, se chega até o topo, mas como fomos parando para tirar algumas fotos, levamos um pouco mais de tempo, o que também foi ideal para dar uma respirada. Tirando o fato de ser um pouco íngreme, o caminho é bem tranquilo, bem arborizado, inclusive vimos muitas pessoas praticando exercício por lá. O importante é que vale o esforço, já que a vista é compensadora.

Ao chegar na entrada da Forteleza, é cobrada entrada para acessar o ponto mais alto da fortaleza e o Museu Amphorae que fica do lado de dentro, com uma coleção de ânforas antigas recuperadas do fundo do mar. A bilheteria é um pequeno estande montado na entrada e na época o bilhete custava 30 kunas. Optei por não entrar e curtir o visual lá de cima mesmo. Além do centro de Hvar logo abaixo, ainda conseguimos avistar as Ilhas Pakleni. A entrada para a Fortaleza Espanhola funciona das 8h às 21h no verão.

Endereço: Biskupa Jurja Dubokovica bb – Tel.: +385 21 742 608

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *