Amsterdam

Canal Parade: curtindo a parada gay em Amsterdam

A Parada Gay em Amsterdam – Gay Pride – é considerada uma das mais animadas do mundo e a meu ver uma das mais diferentes. Mas o que a torna tão diferente? Em agosto de 2013 estive em Amsterdam e descobri que no dia que cheguei estava acontecendo a Canal Parade e fui conferir.

Viajar para um destino quando acontece um grande evento da cidade é sempre interessante porque nos aproxima um pouco mais da cultura local e de suas tradições.

Assim como todas as paradas gay no mundo, há muita música, muita gente fantasiada, animada e claro, todo um engajamento social exposto nos diversos carros que percorrem a parada com suas mensagens. Mas em Amsterdam, os carros são substituídos por barcos e o asfalto pelos famosos canais da cidade. Exatamente, a Canal Parade é diferente justamente por isso.

Claro que esse é o ápice de uma série de eventos que acontecem na cidade durante essa época. Este ano (2017) a Canal Parade acontece no dia 05 de agosto e começa às 13h30 no início da Prinsengracht, mais especificamente no porto de Westerdok, circulando até o final da Prinsengracht, quando o desfile vira à esquerda para o rio Amstel, passando a famosa White Skinny Bridge (Magere Brug). Após passar pela Magere Brug, o desfile vira à direita em direção a Nieuwe Herengracht, terminando no Scheepvaartmuseum.

Por todo o percurso, uma multidão de gente se aglomera à beira dos canais para assistir e prestigiar o evento, porém é bem fácil conseguir um lugar, mesmo que um pouco mais afastado das grades de proteção. Não há um melhor local, mas as melhores oportunidades de fotos estão na parte lateral das pontes, que por incrível que pareça não atrapalham a travessia dos barcos participantes. Outra opção é curtir direto dos barcos estacionados pelos canais.

O desfile todo dura até 18h e depois a festa continua na Reguliersdwarsstraat consideradaa rua gay de Amsterdam. Se estiver pela cidade durante essa época, reserve um tempo no seu roteiro para participar da Parada Gay em Amsterdam, consultando a programação oficial do evento.

One thought on “Canal Parade: curtindo a parada gay em Amsterdam

  1. Eu tbm jà tive a sorte de estar em uma cidade envolvida por alguma festa cultural e foi super interessante. Imagino o quao divertida deva ser a Canal Parade em Amsterdam!
    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *