Hvar

Como e qual a melhor forma de chegar a Hvar

A ilha de Hvar se tornou um dos destinos mais procurados pelos turistas europeus e brasileiros durante o verão europeu. A melhor forma de chegar a Hvar é de ferry ou catamarã da Jadrolinija, saindo do porto de Split. Foi o que fiz em 2015, quando estive na Croácia e compartilho as dicas para quem pretende se programar para conhecer a ilha.

Sobre a ilha

Hvar (que se pronuncia “Ruar”) é considerada a rainha das ilhas da Dalmácia. Na antiguidade se tornou famosa devido à sua importante posição estratégica e náutica. Após uma boa estruturação do turismo, é considerada atualmente uma das dez ilhas mais belas do mundo. Graças ao clima ameno, com invernos quentes e verões agradáveis Hvar recebe muitos turistas que são atraídos pela natureza, tradição e arquitetura croata, além da agitada vida noturna.

A ilha de Hvar está localizada no arquipélago dálmata central com uma área de 299,6 km² e uma população de aproximadamente 11.400 habitantes. Caracterizada por clima ameno do Mediterrâneo, a temperatura média nos meses de inverno é de 9°C, enquanto em julho passa dos 25°C, com um longo periodo de insolação. A economia é baseada no turismo, porém a agricultura, em especial das oliveiras e da lavanda também é muito importante.

A ilha possui dois centros principais, a região de Hvar Town, o centro moderno da cidade, onde ficamos e a região de Stari Grad, que é o centro antigo da ilha. É possível se deslocar entre esses dois centros, mas nós não fomos explorar a parte antiga. Ter em mente a parte da ilha que você quer ficar é importante na hora de escolher o ferry que você pegará.

Como comprar o bilhete de ferry?

Saindo de Split, a melhor opção para chegar a Hvar é pegar o ferry (ou catamarã) da Jadrolinija, a maior empresa de transporte marítimo regular da Croácia. Aproveite as dicas do blog TurMundial sobre o que fazer em Split e conheça mais uma cidade da Croácia em sua viagem.

A empresa faz o transporte de passageiros e veículos. O site original está em croata, mas tem a opção de escolher o idioma em inglês. Existem outras empresas que fazem o percurso Split-Hvar, mas optamos por essa empresa, por ser mais famosa e ter um quadro de horários melhor.

O bilhete do ferry para chegar a Hvar pode ser comprado na hora no porto de Split, porém em épocas de alta estação, como o verão europeu, os melhores horários esgotam mais rapidamente. Pensando nisso, compramos nossos bilhetes pelo site, com antecedência, ainda aqui no Brasil. Para isso, basta entrar no site, escolher o porto de saída (Split) e o porto de chegada – Hvar (Hvar) para Hvar Town ou Stari Grad (Hvar) para Stari Grad -, a data e clicar em “Search”. Abaixo aparecerão todos os horários disponíveis para o trajeto. Clicando em “Price List” aparecerá o preço (atualmente 90 kunas) e “Buy” para comprar.

Existe a opção de comprar apenas o trecho de ida (One-way voyage) ou trechos de ida e volta (Return voyage). Ao finalizar a compra será emitido um bilhete eletrônico que você deve apresentar no dia e horário marcados para embarque no catamarã. A travessia de Split até chegar a Hvar dura em torno de 65 minutos para Hvar Town.

Vale a pena alugar carro em Hvar?

Essa é a dúvida de muitas pessoas. Nós alugamos carro pela Croácia, mas não fomos com ele para Hvar. Primeiro que não pretendíamos sair de Hvar Town, segundo que o ferry que permite carro só vai para Stari Grad e terceiro que para você embarcar com o carro no ferry o custo da passagem é muito maior. Fizemos uma simulação e o bilhete que custaria 90 kunas por pessoa passaria para 365 kunas (uma pessoa + um veículo). Claro que esse valor a mais será dividido pelas pessoas que estão no carro, mas mesmo assim, acho que não compensa.

Como é o catamarã da Jadrolinija?

O catamarã da Jadrolinija que leva de Split para Hvar é bem grande, com um espaço para malas e poltronas simples porém confortáveis. Ele dispõe de banheiro e um bar para pedidos simples, como uma bebida ou algum petisco.

Vale a pena ficar próximo a janela se quiser acompanhar o percurso que é bem bonito. A chegada no porto de Hvar ocorre sempre no mesmo píer e o desembarque é bem tranquilo. Uma vez na ilha, aproveite ao máximo esse paraíso que é Hvar.

7 thoughts on “Como e qual a melhor forma de chegar a Hvar

  1. Parabéns pelo post, tirou 70% das minhas dúvida. Agora só faltam 30% Hehehe e vamos la. Você falou que não vale a pena alugar carro para ficar em Hvar, mas como é e qual seria a melhor opção para se locomover em Hvar sem carro?

    1. Oi Pedro, tudo bem?
      Ficando em Hvar você consegue fazer tudo a pé, já que os hotéis são bem próximos ao centro. Para outras praias e ilhas você usa os barcos. Espalhados pelo porto estão várias pessoas oferecendo esse serviço.

  2. Oi, tudo bem? Adorei seu post. Queria tirar uma dúvida, estarei de carro em SPlit vou para Hvar e depois pegaria o carro novamente em SPlit e iria para Dubrovnik. Há algum local que seja possivel deixar o carro enquanto se fica em Hvar ou seria melhor devolver o carro e aluga-lo novamente?

    1. Oi Taysa,
      eu cheguei de Zagreb de carro e devolvi em Split. Como passamos 4 dias em Hvar, achei que não compensava ficar com o carro parado 4 dias pagando essas diárias sem usa-lo. Aí no retorno a Split alugamos outro carro para seguir até Dubrovnik.

    1. Oi Diego,
      na verdade, chegamos de Zagreb de carro, devolvemos na locadora pois íamos ficar 4 dias em Hvar e não compensava pagar 4 diárias de carro para ele ficar parado. Retornando a Split, pegamos outro carro para seguir até Dubrovnik.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *