Com localização próximo a Viena, é comum que os turistas façam uma day trip para Bratislava. A fim de conhecer a capital da Eslováquia, o tour pela Bratislava em 1 dia é perfeito. Quando estivemos em Viena, fizemos esse bate-volta de uma forma bem interessante.
Primeiramente, a Bratislava é uma das mais jovens capitais europeias. Apresenta uma rica história que remete aos tempos de antes do estabelecimento dos celtas e romanos na área. A cidade vem tentando se inserir no roteiro das cidades turísticas do Leste Europeu. É famosa por diversos monumentos e antigas construções como o castelo na colina e a Cidade Antiga.
Escolha do Tour pela Bratislava
Não sou muito fã de conhecer as cidades em uma day trip. Porém, nosso roteiro pelo Leste Europeu estava bem fechadinho. Por isso optei por um tour pela Bratislava em bate-volta a partir de Viena. Por sugestão do concierge do hotel, fizemos o tour com a Flora Tour.
Nossa escolha foi por um tour pela Bratislava com ida de ônibus e volta de barco pelo Danúbio. Importante ressaltar que como cruzamos fronteiras entre dois países na ida. Dessa forma, é importante levar seu passaporte em caso de verificação por parte das autoridades.
A empresa nos buscou no hotel, levando até o ônibus para travessia até a Eslováquia. Ao chegar na rodoviária da Bratislava, nossa guia já nos aguardava para levar ao ponto inicial de nosso tour. Da Námestie Ľudovíta Štúra (Ludovit Stur’s Square) saem dois passeios: um guiado pela Old Town e outro auto-guiado pelo Castelo da Bratislava. Optei pelo primeiro, que pode ser feito a pé ou em um veículo que parece um vagão de trem.
Iniciando o tour pela Bratislava
A primeira parada foi no bairro judeu. Mais especificamente na praça Rybne námestie, em frente à Holy Trinity Column (Morový stĺp). Dali conseguimos ver a Catedral de São Martinho e uma estrutura metálica onde ficava localizada a antiga sinagoga da cidade. Contudo, estive lá em 2013 e parece que atualmente essa estrutura não está mais lá. Em seguida, percorrendo as ruas, passamos por um monumento representando a antiga Tchecoslováquia (Česko-Slovensko). A saber, o país se dividiu em 1992, dando origem à Eslováquia e à República Tcheca.
Logo após, percorremos a Hviezdoslavovo Námestie, praça em homenagem ao poeta Pavol Hviezdoslav. A praça é bem arborizada, com um chafariz ao centro. Além disso diversas esculturas, culminando na chegada ao prédio histórico do Teatro Nacional Eslovaco. Inaugurado em 1886, em estilo neorenascentista. Atualmente, existe um prédio moderno, inaugurado em 2007, na rua Pribinova, um pouco mais afastado dali.
Passamos também pelo Palácio do Primado (Primaciálny palác), onde se encontra a famosa fonte com estátua de São Jorge. Em seguida, chega-se bem rápido à Praça Principal (Hlavné námestie) onde estão edifícios Art Nouveau. Ademais, note a Fonte Roland e estátuas de um guardião e um soldado napoleônico. A praça se originou no século 13 e, desde o início, foi o centro da vida social da cidade. Por fim, é ali que está o prédio da Prefeitura (Old Town Hall).
As famosas esculturas da Bratislava
Outro ponto interessante da Bratislava é, enquanto circula pela cidade, descobrir as curiosas esculturas que já se tornaram marco da capital eslovaca. Talvez a mais famosa seja o Cumil (em português, observador). Localizada na esquina das ruas Laurinská e Panská, retrata um simpático trabalhador saindo de um bueiro. Dizem ser na verdade uma crítica ao regime comunista que assolou o país, ainda na época da Tchecoslováquia.
Outra estátua bem famosa, por exemplo, é o Schöne Náci, localizada na rua Rybarska brana. Segundo a lenda, ele caminhava pela cidade sempre com trajes de gala, saudando os transeuntes com seu chapéu. Hans Christian Andersen também ganhou uma escultura própria. Vale procurar também pela estátua do Paparazzi, a fim de ser “flagrado” por sua câmera.
Pontos turísticos na Bratislava
Por fim, o tour pela Old Town da Bratislava chega ao Michael’s Gate (Portão de São Miguel). Encontra-se em uma torre gótica construída em meados do século 14. A torre de 51 metros de altura tem sete andares, com vista da Cidade Antiga. A entrada se dá através do Museu de Armas. No topo está uma estátua do arcanjo Miguel matando um dragão. Na rua que atravessa o portão está a placa representando o “marco zero” da cidade. Dali está a distância de 29 capitais mundiais a partir da Bratislava.
Ainda próximo ao Portão está a Trinity Church, também conhecida como Igreja de St. John of Matha, considerado o fundador da Ordem dos Trinitários. A igreja segue o estilo barroco, construída no século 18. Caracteriza-se por três torres juntas em forma de meio-arco sobre a parte de entrada.
Após o final do tour pela Bratislava, tivemos tempo livre para circular ainda mais pela cidade. Porém, aproveitamos para almoçar e nos dirigir para a região onde pegamos nosso barco. Infelizmente, esse tour pela Bratislava não passa pela parte moderna da cidade. É lá inclusive que está o UFO, restaurante cuja estrutura se assemelha a uma nave espacial, com uma vista incrível.
Por isso, caso tenha tempo de pernoitar na cidade, vale a pena. Dessa forma, poderá visitar outras áreas que não foram mencionadas neste tour pela Bratislava. Eu mesmo tenho vontade de voltar com calma para poder explorar essa parte moderna da cidade.
Retorno para Viena
O ponto de encontro para o retorno é no píer. De lá que sai o barco que segue em direção a Viena, navegando pelo belíssimo rio Danúbio. O percurso é de aproximadamente 1 hora. Prepare-se para aproveitar belas vistas da Eslováquia e da Áustria, o que certamente é um diferencial do passeio.
Posteriormente ao retornar, você poderá conhecer atrações fora do centro de Viena. Além disso, poderá fazer fotos à beira do Danúbio. Por fim, se for verão, aproveitar um dos bares à beira do rio para comer e beber bem.
Adorei esse tour pela Bratislava saindo de Viena, eu amo um bate-volta assim. ja inclui no meu roteiro! Valeu a dica
Uma forma de conhecer uma nova cidade, mesmo com tempo curto no roteiro.
Como sempre com óimos posts. Esse tour da Bratislava saindo de Viena, ainda faremos. Meu marido está louco para conhecer.
Para quem tem pouco tempo no roteiro, vale super a pena esse tour de bate-volta. Afinal, marcamos mais um país no mapa hahaha
Que sonho poder navegar pelo rio Danúbio. Que cenário !!! Adorei a dica de bate-volta de Viena. Esse tour pela Bratislavia me pareceu super prático. Também não sou fã desse modelo de viagem, porém há ocasiões que são super úteis.
Acredita que passei 3 semanas no interior da Eslováquia e não fui conhecer Bratislava? Morro de vontade de voltar pra lá e explorar a cidade, mesmo que seja rapidinho assim num tour
Não conhecia Bratislava, mas quando for para a Europa essas dicas serão valiosas, adoro bate-volta entre cidades.