Sem dúvida, não há algo mais dentro do lifestyle carioca do que curtir uma boa gastronomia com pé na areia. É justamente esse clima de praia aliado a um cardápio interessante e bons drinques que o Sel d’Ipanema traz para o Posto 9. Fui conhecer o beach club em Ipanema e posso dizer que já virou point do verão.
O Sel d’Ipanema antecipa a elegância que o Sofitel Ipanema promete para sua inauguração prevista para 2024. Por enquanto, podemos aproveitar o beach club localizado no posto 9, praticamente em frente à rua Garcia d’Ávila em Ipanema. O local segue a estrutura dos quiosques da orla, com área espaçosa e banheiros privativos.
Já tinha passado algumas vezes pelo beach club Sel d’Ipanema desde sua inauguração em dezembro de 2022. No entanto, só recentemente fui conhece-lo por completo, em uma degustação especial do cardápio elaborado pelo chef Carlos Cordeiro.
Ambiente do Sel d’Ipanema
Entretanto, o Sel d’Ipanema é mais que um simples quiosque. Não só pelo cardápio que apresenta pratos dignos de restaurante, mas também pela opção de poder aproveitar a praia de Ipanema com uma infra-estrutura de cadeiras e espreguiçadeiras fornecidas pelo beach club. Para aproveitar um dos 100 lugares disponíveis, é preciso pagamento separado, atualmente convertido em consumação no beach club.
A decoração do Sel d’Ipanema é um capítulo à parte. O projeto de Flávia Machado segue a linha de arquitetura natural e contemporânea. Totalmente a cara do carioca, com uma pitada a mais de elegância. O tom descolado se junta ao glamour do boho chic, termo derivado da palavra inglesa Bohemian que significa vida nômade, livre e de muita personalidade. Entre os elementos da decoração, palha, compensado naval feito com madeira de reflorestamento, associados a cores áridas e mais leves, misturando-se à mobília que usa matérias primas naturais. Além disso, o forro de madeira com desenho orgânico, segue o conceito de Biofilia, criando uma maior sensação de bem-estar.
O ambiente espaçoso do Sel d’Ipanema e com parte coberta comporta cerca de 160 pessoas em suas mesas e lounges. E calor, não deixe de tirar uma foto nos elegantes balanços com o Morro Dois Irmãos de pano de fundo. De sexta a domingo, o beach club conta com programação musical, que varia semanalmente, com apresentações ao vivo e DJ.
A sensação que o carioca e turista tem é a dos destinos paradisíacos do Pacífico como a costa californiana e a cidade de Tulum, no México. A cidade mexicana inclusive, dita um pouco da inspiração do chef Carlos Cordeiro para o cardápio do Sel d’Ipanema.
Experiência Gastronômica no Sel d’Ipanema
O chef Carlos Cordeiro, que trabalhou com o chef Jérôme Dardillac nas cozinhas do Fairmont Rio, traz para o beach club em Ipanema o melhor da culinária mexicana contemporânea. A inspiração para os pratos vem do frescor e leveza da Modern Mexican Cuisine, com ingredientes saudáveis e simples, disponíveis na cidade.
O mais interessante é que os pratos do cardápio, desde as entradas até os principais, são perfeitos para compartilhar. Dessa forma, permitindo experimentar mais de uma delícia do menu do Sel d’Ipanema. O profundo respeito pela sazonalidade dos ingredientes dita o ritmo do cardápio. Inclusive, a Vitrine do Mar indica os frutos do mar mais frescos do dia. Porém, pescados frescos, mariscos e crudos, além dos bowls figuram entre os pratos fixos do cardápio. Importante ressaltar que os pratos seguem um nível a altura dos melhores restaurantes do Rio.
Entradas Frias e Quentes
Na ala das entradas frias, experimentei diversas opções para compartilhar. O crudo de peixe do dia com óleo de pimenta, creme de coco gelado e azeite de dill. Acompanham gomos cítricos para dar um misto de sabores ao prato. Na ala de ceviches, destaque para o de camarão com leite de tigre batido na coqueteleira com cubos de gelo e adicionado ao prato na mesa. A Burrata é diferenciada com gastrique de morango com salada de ervas frescas e croutons de limão.
Para quem aprecia ostras, as do Sel d’Ipanema vem com limão siciliano e molho xnipek, uma pimenta mexicana. Ao falar de comida mexicana, não pode faltar o guacamole, servido com nachos crocantes. Por fim, experimentei a Tostada de salmão defumado com mayo de abacate, manga, salsa verde e picles de cebola roxa. Tudo bem gostoso!
Na ala das entradas quentes, as Pepitas de queso, ou seja, bolinhas de queijo com um chutney de abacaxi com agave especial. Na ala do mar, Camarões sautées com legumes, mayo cítrica para rechear as tortillas que acompanham o prato. Por fim, o meu preferido que foi o Pollo Melado. Frango frito com delicioso molho barbecue mexicano, repolho e sour cream. Para comer com as mãos, lambuzando os dedos e rezando!
Pratos Principais
Dentre os pratos principais, opções individuais figuram na ala “Cocina para Uno”. Inclusive, para os veganos, a dica é pedir o Sorrentino de Abóbora com molho de tomates cereja, sálvia e limão siciliano. Entretanto, mais uma vez a pedida para esta etapa é compartilhar, escolhendo um dos pratos da ala “Cocina para Dos”. Certamente, o Arroz de frutos do mar é o prato que conversa melhor com o ambiente praiano. Um arroz caldoso, com polvo, camarões e uma farofinha especial. Se a vontade for de prato da “terra”, o Cochinita Sel d’Ipanema é a opção. Copa lombo de porco marinado na folha de bananeira, servida desfiada com tortillas e molhos acompanhando.
Sobremesas
Para finalizar com aquele docinho, uma opção mais interessante que a outra. Primeiramente, o Churros com chantilly de doce de leite é perfeito para quem gosta dessa combinação. Para os chocólatras, a Torta Maia de Chocolate com toffee de caramelo salgado e crocantes de pimenta mexicanas é a opção certa. Para quem gosta de sobremesas com frutas, o Creme Helado de Limão com coulis de maracujá, gelatina de margarita e suspiro quebrado. Lembra “de longe” uma torta de limão desconstruída. Mas meu preferido foi o Cucurucho “Mil Folhas” com creme de coco com baunilha e calda de morangos reposados. Peça e depois venha comentar o que achou.
Como eu mencionei acima, a experiência no Sel d’Ipanema vai além de um fim de tarde em um quiosque de praia. Perfeito para almoçar e/ou jantar, mas também para curtir o fim de tarde com um drinque ou um bom vinho gelado. Aliás, toda minha experiência foi acompanhada de um Pinot Noir Rosé uruguaio. Sem dúvida, uma ótima pedida para um dia quente de verão.
Endereço: Av. Vieira Souto, QC 11 e QC 12 – Posto 9 (altura da Garcia d’Ávila) – Ipanema
Leo que demais o Sel D’Ipanema, você acredita que não conheço sendo carioca (rs). Quantas delicias e nesse bairro que amo. Já quero ir.
Oi Hebe, aproveita que já está no rio e vá conhecer. Vai curtir com certeza, bem nosso “jeito de carioca”. depois me conta o que achou.
Ipanema é mesmo cheia de restaurantes charmosos, não é? Achei um encanto o ambiente do Sel D’Ipanema, e a comida parece maravilhosa! E no Rio, comer com paisagem linda é quase obrigatório…
Verdade Cintia, boa gastronomia e a paisagem carioca é uma combinação perfeita.
Que chique esse Beach Club Sel d’Ipanema, fiquei louca para conhecer! Adoro a praia de Ipanema, para mim, é a melhor do Rio! Com certeza irei conhecer esse beach club da próxima vez que eu for para lá! Obrigada pela dica!
Oi Alexandra, que bom que ficou com vontade de conhecer. Depois me conta o que achou.
O Sel D’Ipanema Beach Club oferece uma verdadeira orgia gastronômica! Sem falar do conforto e beleza do ambiente! Estou chocada e doida para experimentar!
Não vai se arrepender Sonia.
Quero conhecer já o Sel d’Ipanema, que espetáculo! O lugar é lindo e pelo que vi aqui come-se muito bem. Perfeito.
Gastronomia de qualidade, sem dúvida.
O Sel d’Ipanema parece bem interessante e bem localizado. As fotos dos pratos são convidativas.
Localização privilegiada na praia de Ipanema.