Dia do Hambúrguer
GASTRONOMIA ROTEIROS

Dia do Hambúrguer: as melhores opções no Rio

Quando se pensa em hambúrguer, logo nos vem à cabeça os Estados Unidos. Contudo, o sanduíche mais “americano” do mundo tem origem alemã, com imigrantes de Hamburgo. Com o passar do tempo, o sanduíche ganhou um dia para chamar de seu. Dia 28 de maior é o Dia do Hambúrguer, então aproveite as dicas para comemorar no Rio.

4e5 Bar – na orla da Barra da Tijuca, entre os postos 4 e 5, o bar destaca o Bom Demais. Burger com 180g de blend exclusivo, com muçarela derretida, tomate, cebola crispy, bacon crocante, maionese de alho e sálvia. Servido no pão de sacadura. Acompanha batata ou polenta frita.

Alessandro & Frederico – o Hamburguer A&F leva 200g de picanha, molho blue cheese, bacon caramelizado, alface, tomate e cebola roxa, e chega acompanhado por batatas fritas crocantes.

Astor – oferece duas opções de hamburguer no cardápio, sendo uma para vegetarianos. São eles: o Falafel Burger, com humus, tahine verde, salada de pepino, tomate e cebola roxa; e o Vesper Burger, com baco, queijo e cebola roxa.

Beef Bar Escondido – especialista em carnes, o Beef Bar Escondido oferece o “Monte Seu Burger”: pão, carne angus 200g e um molho saem a R$ 24 e o cliente pode adicionar quantos itens quiser à sua escolha. Entre as mais de 15 opções de acompanhamentos estão bacon, chips de batata, cogumelos, vários queijos e mais.

Bota Restaurante – o restaurante italiano, localizado na Marina da Glória, apresenta o Hambúrguer Bota. O blend da casa é servido com queijo meia cura e pecorino, tomates confitados, ketchup artesanal e é acompanhado por batatas fritas.

Cabana Burger – com uma votação acirrada, o sanduíche mais votado no concurso para a data, foi o Classic USA, hambúrguer feito com carne de Angus, queijo cheddar, bacon, brisket e barbecue. Já o segundo colocado – por pouquíssimos votos de diferença – e que também entrará em cena é a receita batizada de Loucatupiry que leva carne de Angus, queijo catupiry, bacon, couve crispy e maionese. Os sanduíches estarão em cartaz até o dia 04 de junho, em edição limitada.

Casa Camolese – Hambúrguer Camolese com fritas da casa, no brioche próprio, queijo Monterey Jack, picles e aioli.

Coisa de Carioca – o quiosque na orla de Copacabana oferece um Burger super diferente, o podrão especial do mar – salmão empanado na farinha de panko com maionese de wasabi e limão siciliano, no pão australiano, acompanhado de batata rústica.

Coordenadas Bar – hits do menu, os burgers inspirados em gêneros do rock n’roll ganham desconto no Dia do Hambúrguer. O Indie Burger leva o blend de carnes da casa, queijo meia cura, tomate assado, alface, cebola caramelizada e maionese de siriracha, levemente picante, envolto em macio pão de brioche. O suculento Grunge Burger é preparado com o blend de carnes da casa, queijo gruyére, picles caseiro, bacon crocante, molho do chef no pão de gergelim. Novidade no cardápio, o sanduíche vegetariano Jam Burger vem com disco preparado com quinoa, cenoura, abobrinha, cebola roxa, aveia, farinha de arroz integral e gema, acompanhado de queijo meia cura, alface americana, tomate confitado, cebola caramelizada e finalizado com molho do chef no brioche fresquinho. Para completar a festa, terça-feira é dia de chopp duplo até às 21h.

Cortés Asador – entre as opções do cardápio hambúrguer e cheeseburguer tradicionais, o Cortés Burger (com cheddar, cebola caramelizada e tomate); o Tradicional (com picles, cheddar, rodelas de tomate, alface americana e bacon); e o Hambúrguer Steak com uma suculenta carna de 350g servido na chapa com cheddar e cebola.

Curadoria – Para celebrar o Dia do Hambúrguer, não faltam opções na casa. O famoso Classic é um blend de 160g e leva queijo, maionese, cebola roxa, picles e bacon Curadoria. Entre as novidades, três são os burgers que fazem sucesso: o Ex-Mashinho – blend da casa de 160g, queijo, alface, tomate e cebola caramelizada ao molho Curadoria; e o Wesley é feito com duas carnes – 100g cada -, cebola branca e foundue de queijo. Para os amantes de carne suína, o Da Porca 2.0 merece destaque, sendo servido com maionese de manjericão da casa, queijo meia cura e salada.

Curi – localizado no Venit Hotéis, na Barra da Tijuca, o restaurante destaca o Brasileiro que traz na sua composição o tradicional pão francês selado em formato de pão de hambúrguer, com 200g de blend de picanha, ovo frito, muçarela, maionese, alface e tomates grelhados, acompanha fritas.

Didier – o chef prepara o D Burger que vem com tomate, picles, cebola roxa, Gruyère e mostarda dijon.

Espaço 7zero6 – em Ipanema, o restaurante do Praia Ipanema Hotel criou o Praia de Ipanema Burger, batizado em homenagem ao bairro, que leva 200g de carne, queijo taleggio, brioche, bacon, barbecue do chef e fritas.

Explorer Bar – em Santa Teresa, o queridinho da casa – Blend de 160g, cebola roxa caramelizada, queijo, chilli de cachaça, aioli de ervas defumadas e limão siciliano, picles de pepino. Acompanha chips de batata.

Golden Sucos – na orla da Barra da Tijuca, o Golden Sucos conta com uma ala especial para os burgers. Entre as novidades e sugestão da casa para comemorar a data: Burger bovino especial – burger bovino, queijo prato, ovo frito, cebola caramelizada, bacon, maionese, alface e tomate. Para os vegetarianos: Burger veggie de quinoa com funghi, abacaxi caramelizado, queijo minas, orégano, cenoura, rúcula e molho light. Todas as opções acompanham batatas da casa.

Gula Gula – a pedida é o Burger da Casa, feito com queijo minas padrão, picles da casa e mostarda Dijon no pão orgânico. O acompanhamento pode ser mix de folhas, batata palito ou batata laranja doce frita.

Gurumê – Mini-hambúrguer de atum com cebola roxa no molho shoyu, farofinha panko, no pão ban, acompanhado de chips de baroa e molho wasabi. Ou Mini-cheeseburgers de wagyu com cebola roxa no molho shoyu, pão ban, acompanhados de chips de batata baroa ao molho teriaky.

Hamburgueria S/A – no Centro, a sugestão é pelo Calabrese S/A, feito com blend de carne angus e linguiça calabresa, cheddar e cebola caramelizada; o Special S/A que leva bacon e cheddar, a casa agrada a todos e serve até uma versão veg cheia de sabor; e o Vegetariano S/A, sanduíche composto de mussarela de búfala, tomate seco, tapenade, molho da casa aioli, rúcula, berinjela e abobrinha grelhados e temperados com ervas finas e azeite extra virgem.

Heat FireHouse – o Hometown Burguer chega à mesa com um blend bovino da casa e cheddar maturado em um fofíssimo pão de hambúrguer servido com batatas fritas. Aqueles que preferirem incrementar um pouco mais, ainda podem acrescentar o bacon.

Hell’s Burguer – a ideia é dividir com os amigos e experimentar o enorme COLT 45, um mega hambúrguer que leva os insumos de 10 lanches normais com 2 kg de blend da casa, 15 fatias de cheddar e pão de malte com 30 cm de diâmetro. Não esqueça de fazer o pedido e reserva com pelo menos três dias úteis de antecedência.

Hollandaise – o clássico da casa Hollandaise Burger – pão de hambúrguer, hamburguer preparado artesanalmente, queijo cheddar, cebola caramelizada, alface e tomate. Acompanha batatas artesanais e barbecue de abacaxi.

Inverso Gávea – Bistro Burger feito com 100% de fraldinha, queijo minas padrão com molho de mostarda dijon, mix de cogumelos, cebola caramelada e cubinhos de bacon.

Julieta Bar – na ala dos petiscos do bar da Casa Julieta de Serpa, os mini-burgers são pedida certeira para a comemoração da data. O burger artesanal é servido no pão de abóbora, queijo gouda, broto de alfafa, picles de pepino e molho Dijon.

LeMax Hamburgueria – a hamburgueria realiza a ação solidária LeMax Good Burger Day – Especial Patch Adams. Exclusivamente para a data, a casa lança o Combo Patch, que leva o hambúrguer Eu Sou a Lenda, (alface, tomate, picanha 180g, cheddar inglês, pão tradicional e molho secreto), chips de batata doce e uma bebida tradicional (refrigerante, mate, água etc), disponível na opção individual ou para duas pessoas. 100% do lucro arrecadado das vendas será revertido para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST). A ação acontece nas duas unidades da marca, Centro e Botafogo.

Liga dos Botecos – conta com Mini Burguer Quarteirão servido em 3 unidades. O suculento blend de carne da casa é coberto por cheddar, picles artesanal  de maxixe, ketchup de goiaba e mostarda. Para acompanhar, batata chips.

Lima Cocina Peruana – o restaurante peruano, localizado no Humaitá, apresenta uma versão peruana. As Hamburguesas de Camarón, servidas em 4 unidades, têm um blend feito com camarão e leva alface, tomate, maionese da casa com guacamole apimentado e bacon.

Maguje – a casa no Jardim Botânico, oferece o Maguje Burger (foto de capa), feito com pão tostado, blend especial, picles, queijo, alface, tomate marinado, bacon, aioli de chimichurri. Servido com batata Maguje.

Malta – Malta Burguer com blend da casa servido com cheddar, molho barbecue, picles de pepino e cebola frita no pão de brioche.

On Tap Pub – além das 20 torneiras de chope, o pub destaca para a data o Cordeiro Burger (blend de 160g de cordeiro, pesto de hortelã, picles de cebola, queijo muçarela fundido no pão de brioche).

Pobre Juan – Mezcla Burger – uma combinação de sabores e texturas que dão vida a um burger autêntico e marcante. Vem no pão australiano, maionese temperada, alface americana, tomate, hambúrguer de carne, queijo cheddar, cebola assada na brasa com aceto balsâmico e mascavo e crispy de provolone. Para acompanhar, finas fritas, ketchup de goiabada e honey mustard. Outra opção é o Sour Burger: pão de batata, hambúrguer artesanal de 200mg, alface, queijo reino, cebola crocante, jamon serrano, maionese temperada e molho sour cream. Acompanhado de batatas rústicas e ketchup de goiabada.

Tragga – o hambúrguer preparado com 180g de blend angus, cheddar, picles de pepino, crispy de jamón, maionese de ervas, alface e tomate. Tudo isso servido em um brioche artesanal feito na casa e fritas.

T.T. Burger – Em parceria inédita, os premiados T.T. Burger e Ex-Touro unem forças e oferecem dois hambúrgueres especialmente criados para a data, a partir das 19h, na unidade de Ipanema. A convite de Thomas Troisgros, o chef Yasser Regis vai levar seu blend 100% wagyu, em discos de 180 gramas, para duas receitas. A primeira reúne tomate confit, disco de parmesão, ovo frito e maionese de trufa no pão de batata. A segunda leva queijo cheddar, bacon, cebola caramelizada, picles de cebola roxa e maionese de pimentão queimado também no pão de batata.

Victoria Rio – se a ideia é um burger diferente, nas entradinhas do Victoria Rio, ganha destaque o mini hamburger de carne de sol com queijo coalho, agridoce e cebola roxa. Servido em 4 unidades.

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *