restaurantes imperdíveis em São Paulo
São Paulo

5 Restaurantes Imperdíveis para conhecer em São Paulo

São Paulo é conhecida por apresentar uma gastronomia variada e premiada. Tanto que muitos dos restaurantes Michelin do Brasil estão na cidade. Por isso, se você estiver viajando a trabalho ou a lazer, deve separar um tempo para conhecer esses 5 restaurantes imperdíveis em São Paulo.

5 Restaurantes em São Paulo para se deliciar

Seja qual for a refeição, São Paulo oferece ótimas experiências gastronômicas. Do café da manhã à cozinha oriental, uma viagem por 5 restaurantes imperdíveis em São Paulo.

1 – PÃO (@padariaorganica)

Café da manhã a qualquer hora. Essa é a proposta da PÃO (Padaria Artesanal Orgânica) com várias unidades espalhadas por São Paulo. Entre elas: nos Jardins, Pinheiros, Itaim e Vila Nova Conceição.

A minha dica é começar pedindo um dos cafés da casa com uma cesta de pães variados de fermentação natural. Dessa forma dá para provar um pouco de cada sabor.

Agora, o grande barato da casa fica por conta do bolo de chocolate 70%. Uma tentação, imperdível! E quem quiser encomendar ele inteiro também pode. Afinal, é uma boa ideia para variar o bolo de aniversário ou mesmo presentear.

PAO - restaurantes em São Paulo
Café da Manhã na Padaria Artesanal Orgânica

No cardápio eles também oferecem uma linha de sanduíches, bolos simples, geleias, ovos e sucos variados. Eu adoro o charme da casa que tem ambiente super despojado e descontraído sem pretensão. Vale consultar os bairros de entrega.

2 – Botanikafé (@botanikafe)

O Botanikafé é daqueles lugares que valem a visita. A começar pela localização, são três lojas em São Paulo, mas a minha preferida fica dentro do Calçadão. Isso mesmo, uma das unidades da marca que surpreende. Você precisa entrar em um “clube” de praia com calçadão e redes para alugar no meio de árvores com mesas enormes de madeira ao ar livre. Não se preocupe, se chover, tem um salão aconchegante com sofás e cadeiras na área coberta.

Primeiramente, os queridinhos do cardápio. Bowls com muita cor e sabor, sendo o de Pitaya meu preferido. Além de colorido, nutritivo, saboroso, é refrescante e super bem vindo para um brunch sem culpa. Ele é feito com um creme de frutas congeladas e granola da casa, chips de coco, sementes de abóbora, girassol, gergelim e linhaça, chia e uma fruta à sua escolha: morango ou banana. E tem manga, açaí etc. Ah, e existe a opção com granola vegana.

Brunch no Botanikafe
Brunch no Botanikafé

Depois a dica é seguir pelos toasts, que podem vir com a cobertura que você quiser. A minha escolha foi a de abacate com salmão curado e creme azedo. Outra coisa deliciosa que provamos foi o croissant super crocante com ovos mexidos cremosos. O cardápio é extenso e cada unidade tem algumas variações. Outros sanduíches, pratos quentes, saladas e até pizzas podem satisfazer a todos os gostos. E tem opção de delivery.

Endereço: Av. Magalhães de Castro, 286 – Butantã

3 – Baru Marisqueria (@barumarisqueria)

Descobri o Baru, por acaso. Estava passeando pela Augusta e vi que no número 2542, tem uma entradinha super charmosa, onde fica a Villa San Pietro. Um achado! Vários estabelecimentos nesse mimoso endereço no meio da badalada rua. O Baru Marisqueira apresenta grelha e balcão abertos, mesinhas dentro do salão e do lado de fora, no corredor da Villa.

No Baru, a cozinha tem influência latino-americana, com foco em peixes e frutos do mar, servindo porções para compartilhar. Conseguimos sentar na parte externa, acompanhando o vai e vem dos passantes e curtindo todo o encanto do lugar. Parece que você está fora da cidade. A minha dica é pedir entradinhas para compartilhar: sempre tem opções com peixes, crustáceos, moluscos e outros frutos do mar.

Baru - restaurantes imperdíveis em São Paulo
Pratos para compartilhar e ambiente do Baru

Os mexilhões, vôngoles, ceviches, patacones e camarões fritinhos são servidos de forma bem despretensiosa. Com bastante tempero e sabor para quem gosta de comida fresca e picante. Outra opção no cardápio enxuto são os peixes que podem ser servidos inteiros, feitos na grelha com acompanhamentos e alguns sanduíches. Para beber, alguns rótulos de cerveja, vinhos, drinks, o Pisco Sour e minha pedida foi uma gostosa batida de coco. Tim Tim!

Endereço: R. Augusta, 2542 – Cerqueira César – Tel.: (11) 3062-0898 

4 – Tan Tan Noodle Bar (@tantannb)

Na lista de restaurantes em São Paulo, o Tan Tan Noodle Bar se encontra no bairro de Pinheiros. É um oásis para quem curte gastronomia asiática, sob comando do jovem chef Thiago Bañares. E claro, o destaque para o  balcão de drinks impecável com opções autorais e clássicas, capitaneado pelo mixologista carioca Alex Mesquita. A casa tem um salão confortável com algumas mesas e uma varanda bem agradável para quem prefere o ambiente externo.

O cardápio é enxuto mas assertivo, uma vez que a proposta é acompanhar os coquetéis da casa. Não deixe de provar o Aka Teba, que são asinhas de frango deliciosas, e claro os famosos Lamens que aquecem e muito nos dias frios da terra da garoa. O meu foi de porco, mas existe a opção sem carne também. Por fim, uma sobremesa que faz jus aos chocolovers é a torta de chocolate ao leite com creme inglês.

pratos Tan Tan Noodle Bar
Pratos do Tan Tan Noodle Bar (crédito: Rudá Simões)

Uma informação importante: a casa não abre no último domingo do mês. Em breve, o chef abrirá o Kotori no mesmo bairro. Vale a pena ficar de olho.

Endereço: R. Radique Coutinho, 153 – Pinheiros

5 – Imakay São Paulo (@imakaysaopaulo)

Pensando em comida oriental nos restaurantes em São Paulo? No coração do Itaim Bibi, em um espaço amplo fica o Imakay, a casa oriental na capital paulista. A primeira unidade que leva o mesmo nome nasceu em Campo Grande. Logo na entrada chama a atenção um gigantesco bar no salão super convidativo para o menu que mescla a culinária japonesa e peruana. Mas não deixe de ir até o final do salão porque outros ambientes podem ser uma boa escolha dependendo da ocasião.

O balcão do sushi bar fica bem à vista dos comensais que querem se aventurar pelo omakase – menu degustação do chef. E bem ao lado, o fogo da parrilla aceso, a alma da cozinha, onde são feitos e finalizados os pratos. O cardápio tem ótimas opções de peixes e frutos do mar além das opções quentes. Os pratos são servidos em louças cuidadosas com apresentação impecável.

Primeiramente, optei pelo carpaccio de jamón e atum. São finíssimas lâminas de atum curado e defumado, azeite espanhol, tomate concassé marinado em vinagre e mel finalizados com pupunha, figo e sal maldon. Em seguida, optei pelo usuzukuri de peixe fresco do dia com molho ponzo. Uma deliciosa surpresa são as vieiras grelhadas na brasa com azeite defumado com ervas, mel de alho temperado, servidas em conchas. Por fim, fechei com o tiradito da terra e duplas variadas.

Pratos do Imakay Sao Paulo
Experiência Gastronômica no Imakay São Paulo

No horário de almoço durante a semana, a casa tem menu executivo com preços convidativos. Na boa fórmula de entrada, principal e sobremesa. O “jovem” endereço aberto em 2019 é de respeito na cidade que tem tantas opções neste estilo.

Endereço: R. Urussuí, 330 – Itaim Bibi – Tel.: (11) 3078-7786

Fotos: Rozane Sztejnberg

Rozane Sztejnberg
Rozane Sztejnberg
Muito prazer! Sou jornalista especializada em marcas de hospitalidade. Trabalho há 20 anos com clientes de diferentes perfis e portes, como restaurantes, hotéis, empresas de alimentos e bebidas. Além disso, participo de diferentes projetos paralelos nos universos do lazer, da gastronomia e do turismo. Gastronomia e viagens são minhas paixões. @sztejnberg

10 thoughts on “5 Restaurantes Imperdíveis para conhecer em São Paulo

  1. O que é esse Imakay??? To apaixonada pelos pratos, sou de São Paulo e não conhecia todos esses restaurantes, eles são realmente imperdíveis, não vejo a hora de provar !1

  2. Sempre frequento São Paulo e adoro conhecer novos restaurantes. Adorei as dicas e vou incluir pelo menos uma delas quanto retornar por lá.

  3. Restaurantes imperdíveis mesmo! Me encantei pelos dois primeiros porque amo um brunch ou café… o que é esse bolo de chocolate, meu deus???? Já anotados aqui para uma próxima ida a SP.

  4. Adorei essas dicas! Dessa lista o unico que já passei na frente foi o Pão, agora fiquei com vontade de conhecer o Tan Tan Noodle Bar. Assim que os restaurantes abrirem novamente vou querer ir!

  5. Eu adorei essa seleção de restaurantes em São Paulo. Fiquei com vontade de conhecer! Quando voltar na cidade, vou seguir suas dicas.

  6. Adorei suas 5 dicas de restaurantes imperdíveis em São Paulo, estamos para fazer uma viagem em família à Sampa e com certeza me lembrarei destes endereços para comer bem na cidade. Muito obrigada!

  7. Se tem um lugar que se come bem, é SP! Já anotei os 5 restaurantes imperdíveis e não vejo a hora de conhecê-los! Adorei o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *