EXPERIÊNCIAS GASTRONOMIA

Quiosque do Aconchego Carioca na orla do Leme

Já consagrado na Praça da Bandeira e no Leblon, o Aconchego Carioca inaugurou um quiosque de frente para a praia, na divisa entre Leme e Copacabana. Fui convidado a conhecer a novidade e a experiência é tudo que queremos ter quando na orla carioca.

O Aconchego foi fundado em 2002, na Praça da Bandeira, com uma culinária tipicamente brasileira. A cozinha comandada pela chef Kátia Barbosa fez com que o restaurante virasse um verdadeiro ponto turístico. O tradicional bolinho de feijoada da chef – que aliás é maravilhoso – virou mania no Rio de Janeiro, consagrando a chef Katita, para os íntimos. É justamente essa intimidade que ela quis imprimir em seu novo quiosque na orla do Leme, uma vez que é fácil encontra-la por lá.

O ambiente é perfeito para o pós-praia com clima descontraído e música às sextas e domingos. As tradicionais redes penduradas, marca registrada da decoração dos restaurantes, continuam exibindo seu charme na versão praiana do Aconchego.

Os quitutes de Kátia Barbosa agora estão ali à beira da praia, mas dessa vez não mais sozinhos. Sempre me intrigou o fato do Rio de Janeiro ter um litoral tão extenso e não termos frutos do mar tão presentes nos cardápios cariocas. No Aconchego Carioca Praia, essa questão se torna real, já que o cardápio explora bastante os peixes e frutos do mar, incluindo o Ceviche da Fabi que fez fama na praia da Macumba.

Destacam-se também a boa e velha manjubinha frita, além da trilha, uma versão mais robusta da iguaria. Se a pedida for pelo camarão, a sugestão é o Camarão Crocante, versão do crustáceo sem casca empanado em flocos de arroz, acompanhado de pimenta agridoce. Completando, polvo e mexilhão vinagrete e casquinha de caranguejo.

Para os fãs dos bolinhos e quitutes, tiro o chapéu para o Sonho de Aipim com Bobó, um sonho feito com aipim, recheado com bastante bobó de camarão. De lambuzar os dedos! Figuram na ala das porções também o Coquete de Vaca Atolada, uma variação do croquete, feito com costela bovina e aipim; e a Almofadinha de Camarão ou Queijo, feita de massa de tapioca. Todos servidos em porções de 3 ou 6 unidades, ideal para compartilhar com os amigos enquanto bebem uma caipirinha tradicional ou um gin tônica.

Entre os pratos principais, Bobó de Camarão, Moqueca de Peixe com Banana da Terra, Arroz de Rabada, Costelinha Suína Laqueada na Goiabada e Baião de Dois. Todos servem bem 2 pessoas.

A limitação de espaço na cozinha em nada atrapalha a qualidade dos pratos servidos. O Aconchego Carioca na orla é muito mais do que um programa gastronômico. É aquele gran finale para um dia relaxando na praia. O quiosque funciona diariamente das 08h às 22h.

Endereço: Avenida Atlântica, s/n – em frente ao hotel Hilton – Tel.: (21) 2024-7020

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *