passeio de barco em Santorini
Santorini

Passeio de barco em Santorini

Quando organizei meu roteiro por Santorini, uma dica unânime que recebi dos amigos foi o boat tour pela ilha. Então, logo que chegamos ao nosso hotel em Santorini, perguntei sobre o passeio de barco. Reservei o passeio com a Santorini Yachting Club, empresa com a qual o hotel tinha convênio.

Detalhes do passeio de barco em Santorini

A empresa oferece diversos tipos de passeio de barco em Santorini, como por exemplo um pela manhã com paradas em vinícolas. O que escolhemos foi o Taiti 80 Sunset que sai do porto de Ammoudi Bay às 14h45 e volta após o pôr-do-sol. Às 14h05 passaram para nos buscar na porta do hotel e nos levaram direto para o porto.

O passeio tem aproximadamente 5 horas de duração. Nele está incluído almoço feito em forma de churrasco com carne de porco, frango ou vegetais grelhados. Tudo acompanhado de molho de iogurte grego, salada grega, arroz, rolinho de folha de uva recheado e pão. Achei interessante a opção vegetariana para quem não come carne. Além disso, são servidas bebidas não alcoólicas (refrigerante, água, suco) e alcoólicas (vinho branco e ouzo, a “cachaça” grega com sabor de anis). Já cerveja é paga por fora.

passeio de barco em Santorini
Barco do Santorini Yachting Club

O passeio que fizemos não era privado, feito em um barco maior, no estilo catamarã, com mais gente a bordo. Eles estipulam um máximo de 45 passageiros. Vale ressaltar que existem passeios privados para menos pessoas, mas certamente o preço será mais caro.

O barco tem parte coberta com bancos e mesas e uma parte aberta – em uma rede – para quem quiser pegar sol. Ao entrar os calçados são recolhidos para evitar danos ao barco e à sua pintura. Importante ressaltar que o barco possui banheiro.

Trajeto do passeio de barco em Santorini

Ammoudi Bay é o principal porto de Santorini e se tornou um dos pontos turísticos da ilha, já que ali estão vários restaurantes que servem peixes e frutos do mar frescos, funcionando durante o dia e noite. A chegada ao porto é feita por meio de transporte público. No nosso caso, apenas paramos no porto para o passeio, não aproveitamos nenhum dos restaurantes da área.

Primeira parada: Hot Springs

Saindo de Ammoudi Bay, a primeira parada é em Hot Springs, na área de Palea Kameni onde fica a cratera submersa do vulcão que deu origem à ilha. O vulcão apesar de submerso ainda se mantém em estado ativo, o que gera águas quentes e de coloração marrom, por serem ricas em enxofre. Justamente por isso, um detalhe importante: não ir de roupa de banho branca e acessórios de prata, pois a água os manchará.

Hot Springs em Santorini
Mergulho na área vulcânica de Hot Springs

O barco pára próximo à área e é necessário ir nadando até a parte onde sentimos a água quente sair por entre a formação rochosa e vulcânica. Para os que não sabem nadar, são dados coletes salva-vidas. A ideia de nadar sobre um vulcão ativo é meio louca, mas é uma experiência que tem que ser vivenciada. Na área ainda tem uma  pequena construção e é possível caminhar pela área de formação vulcânica. Passamos uns 30 a 40 minutos por ali.

Próxima parada: Red Beach e White Beach

Em seguida, partimos para a Red Beach, onde paramos para mergulhar. Red Beach é uma das mais famosas de Santorini e recebe esse nome pela coloração avermelhada da areia. É possível chegar à praia de carro e descendo uma parte a pé, porém no verão, a praia que tem uma extensão relativamente curta, fica super movimentada. O nosso barco parou em frente à praia e ali pudemos usar máscaras e snorquel para mergulhos (o barco tem já esses acessórios). Perguntei a um dos guias se podia ir nadando até à areia e ele deixou claro que não aconselhava.

Mergulho em Red Beach

A essa altura do passeio a grelha e churrasqueira já estavam sendo acesa para preparar nosso almoço. Mergulhar e nadar no mar Egeu foi incrível. Dali continuamos nosso passeio passando pela White Beach e pelo Venetian Lighthouse até nossa próxima parada em Mesa Pigadia, onde pudemos fazer outro mergulho e almoçarmos.

Melhor parte: o inesquecível pôr-do-sol em Santorini

Logo após, no retorno para Ammoudi Bay, paramos para ver a principal atração do passeio, o pôr-do-sol no mar Egeu. Ao longo do caminho já era possível acompanhar a trajetória do sol em direção a seu poente, rendendo belíssimas fotos. Em determinado ponto, o barco pára em frente ao maior espetáculo da ilha. As fotos ficaram belíssimas mas não conseguem retratar a emoção do momento.

passeio de barco em Santorini
O inesquecível pôr-do-sol em Santorini

Após o espetáculo, o barco já à noite volta para Ammoudi Bay, junto com muitos outros barcos, o que até causa um pequeno engarrafamento para desembarcar. Esperamos um pouco e um motorista veio nos buscar para levar de volta ao hotel. Quem quiser aproveitar um pouco do porto à noite, a opção é jantar em um dos restaurantes ali. Sem dúvida foi um ótimo passeio e aconselho muito fazer esse que inclui assistir ao sunset.

11 thoughts on “Passeio de barco em Santorini

  1. Que experiência incrível! Eu não teria coragem de nadar perto de um vulcão nunquinha. Kkk Mas creio que deve ter sido uma sensação única!! Amei as fotos e as descrições dos lugares!

  2. Que passeio mais legal! Admito que tenho medo de andar de barco (e um pouco de medo de água tbm haha), mas gostei muito do post, principalmente desse lugar lindo demaais!!

    1. oi Ana Catarine,
      o barco é bem seguro, assim como entrar na água já que temos boias pra quem não sabe nadar. Porém, o mergulho não é obrigatório.

  3. Olá Leo,

    Pelo seu post já deu para perceber que foi um passeio incrível. Adorei saber que eles oferecem até que muitas opções de comidas no barco e que tem essa opção vegetariana, que é importante devido ao número de pessoas que seguem esse estilo alimentício. Amei todas as fotos que colocou no post, me fez visualizar bem sobre o que estava falando no texto, acrescentou e muito. Já quero fazer um passeio desses haha Arrasou demais!

    Beijos!

  4. Nossa, que fotos maravilhosas e que roteiro dos sonhos!!
    Eu não tenho muita vontade de sair viajando, e nem faço planos e roteiros de viagens. Mas são blogs feito o seu que fazem aquela fagulha brilhar dentro da gente.
    Adorei as dicas.
    Abraços

  5. Essa viagem com certeza deve ter sido uma daquelas que fica marcada para sempre na memória. Santorini é um destino incrível!

    Abraços,

    Tendência Cósmica

  6. Que lugar excepcional!
    Essa postagem só me deu vontade de arrumar as malas e ir conhecer – ainda mais pelo calorzão que está aqui.
    Paisagens lindas e almoços fantásticos, tudo de bom.

  7. Olá!

    Que lugar mais lindo e encantador! Imagino que deve ter sido uma experiência e tanto nadar em um local que ja foi um vulcão. Sensacional!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *