O que conhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas
PANORAMA CARIOCA TURISMO

8 locais para conhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas

Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Alvo não só dos atletas, a Lagoa como é chamada pelos cariocas possui muitos atrativos que muitos turistas não conhecem. Reuni oito locais que valem a pena parar para conhecer. Sente, relaxe e precise a vista e natureza na Lagoa.

História da Lagoa Rodrigo de Freitas

No início, a região era habitada pelos índios Tamoios e recebeu o nome de Piraguá (que significa água parada). Com a chegada dos portugueses, a região foi colonizada para instalação de um engenho de açúcar entre 1575-1578. Posteriormente, houve uma dizimação dos índios locais.

Anos depois, a Lagoa foi projetada para as festas do Centenário da Independência. Foi então que recebeu o nome de Rodrigo de Freitas, um jovem militar português. Ele se casou com a senhora de um latifúndio que engloba hoje alguns bairros da Zona Sul, incluindo a Lagoa.

O que conhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas

A Lagoa Rodrigo de Freitas é frequentada por turistas durante todos os dias do ano. Para dar uma volta completa, seja a pé ou de bicicleta, são 7 km. Durante esse percurso você pode conhecer alguns locais icônicos.

1 – ParCão

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos locais mais democráticos do Rio de Janeiro. Perfeita para famílias, casais e claro, animais de estimação. Isso mesmo, a Lagoa é super pet friendly. Tanto é que tem uma área destinada para os cachorros. O ParCão, como ficou conhecida a área, tem um espaço rodeado por grades para os animais correrem livres e interagirem com outros “amiguinhos de quatro patas”.

2 – Área das Capivaras

Quase em frente ao Parque da Catacumba, está a área onde já foi possível ver capivaras. Atualmente estão ali imagens de capivaras em madeira e pintadas em diversas cores, dando um toque diferente e colorido ao local. À noite, o local é bem iluminado, permitindo passeios e fotos noturnas.

Nessa área também é possível fazer piqueniques em dias ensolarados. Estes são bem comuns inclusive para comemorações de aniversários e datas festivas. Entretanto, não esqueça de recolher seu lixo quando fizer seu piquenique.

Além disso, é dali que se tem o melhor visual de pôr do sol, tornando a Lagoa um dos locais para assistir ao sunset no Rio. O banco em meia lua, coberto por mosaicos é disputadíssimo para belas fotos.

capivaras na Lagoa
Área das Capivaras na Lagoa Rodrigo de Freitas

2 – Pedalinhos da Lagoa

Há muito tempo um dos passeios mais procurados na Lagoa Rodrigo de Freitas é o de pedalinho. Os pedalinhos são pequenos botes de fibra de vidro que se locomovem à base de pedal. Na Lagoa, eles exibem o formato de cisnes de várias cores, com capacidade para 2 a 6 pessoas. O cais, também na altura do Parque da Catacumba, atrai muitos turistas que querem “navegar” pelas águas da Lagoa. Os preços variam de acordo com o número de pessoas. Na área próxima ao cais existe estacionamento, aluguel de quadriciclos e bicicletas e quadras poliesportivas.

Pedalinhos da Lagoa
Pedalinhos da Lagoa

3 – Natureza em forma de obra de arte

Em setembro de 2014, ventos de quase 100 km/h arrancaram árvores centenárias em toda orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. Três delas foram transformadas em obra de arte, pelas mãos do homem. Dessa forma, permitindo que a natureza continuasse preservada. São grandes bancos feitos dos troncos das árvores, um excelente local para sentar e apreciar a vista.

Bancos de Tronco na Lagoa
Bancos de Tronco na Lagoa

4 – Curumim na Lagoa Rodrigo de Freitas

Nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, podemos ver um indiozinho com arco em mãos, em cima de uma pedra. A escultura Curumim foi feita pelo artista plástico Pedro Correia de Araújo e doada para a Prefeitura em 1979. A estátua de 1,5 metro de altura já foi vandalizada muitas vezes, teve o arco roubado e partes quebradas. Por isso, atualmente se encontra sobre uma pedra no meio da Lagoa, na altura da sede náutica do Clube Vasco da Gama. De frente para ela existe um deck de madeira onde as pessoas podem sentar para observar a escultura e relaxar em meio à paisagem local.

Curumim na Lagoa Rodrigo de Freitas
Píer de frente para a escultura “Curumim”

5 – Parque dos Patins

Situado entre o Heliponto e o Clube Naval Piraquê, o Parque dos Patins é recanto da criançada. Além de abrigar uma pista da patinação, que dá nome ao parque, há um complexo com brinquedos infantis infláveis. Tobogã, piscina de bolas e pula-pula são apenas alguns dos exemplos que fazem a alegria das crianças. Os brinquedos são pagos, podendo optar por um passaporte que dá entrada livre a todos os brinquedos do complexo por determinado período de tempo. O local possui estacionamento, tornando fácil o acesso.

Para aqueles que querem ver a cidade de cima é possível contratar um passeio de helicóptero. Com durações variadas sobrevoando o Rio de Janeiro em diferentes rotas, os voos saem do Heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas. A empresa que faz os passeios é a mesma que opera no heliponto do Morro da Urca, no Pão de Açúcar.

Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas
Brinquedos e Heliponto no Parque dos Patins

6 – Complexo Lagoon e Parque das Figueiras

Inaugurado em 2012, o Lagoon é um grande complexo que já comportou restaurantes, bares e uma casa de show. Atualmente, o grande atrativo do local são as seis salas de cinema da rede Cinépolis. Na orla que beira a Lagoa, alguns quiosques oferecem opções de lanches aos visitantes. De qualquer forma, é mais um ótimo local para sentar e apreciar a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas. O local possui estacionamento próprio.

Complexo Lagoon
Lagoon

Ao lado do estacionamento do Lagoon, está o Parque das Figueiras. A área que nos anos 80 foi ocupada pelo Tivoli Park, hoje recebe diversos eventos durante o ano. São feiras de moda como a Babilônia Feira Hype ou eventos gastronômicos diversos. Vale a pena sempre conferir a coluna Panorama Carioca para saber dos eventos que acontecem na Lagoa e no Rio.

7 – Pistas de Skate e Quadras Poliesportivas

Não são só os ciclistas e corredores que têm vez na Lagoa Rodrigo de Freitas. Para os skatistas de plantão, quase em frente a sede do Clube de Regatas do Flamengo, estão duas pistas de skate de diferentes dificuldades. Próximo ao local também existem quadras poliesportivas.

8 – Píer com vista da Lagoa Rodrigo de Freitas

Por fim, próximo à pista de skate, na orla da Lagoa, existe um píer de madeira que avança um pouco sobre a água. De lá é possível tirar belas fotos e sentar para admirar a vista e a natureza. Um pouco mais afastado do píer, uma ponte liga ao acesso em frente ao Clube Caiçaras.

Pier com vista da Lagoa Rodrigo de Freitas
Grande píer com vista da Lagoa

Além desses pontos, toda orla da Lagoa apresenta aparelhos de ginástica para idosos ou para musculação. Ademais, abriga estacões para aluguel de bicicletas, espalhadas por diversos pontos.

Leo Vidal
Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

11 thoughts on “8 locais para conhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas

  1. A Lagoa Rodrigo de Freitas é realmente uma super dica de passeio ao ar livre e sem aglomeração. Amei saber mais detalhes de seus atrativos. Não conhecia!

  2. Eu sou apaixonada pelo Rio e ainda mais pela lagoa rodrigo de freitas, uma ótima sugestão de passeio ao ar livre. Para a próxima vez quero fazer o passeio de pedalinho, deve ser muito gostoso!

  3. Que legal! Não sabia que tinham tantas coisas assim na Lagoa Rodrigo de Freitas, um ótimo ambiente ao ar livre pra passear e curtir com a família. Também matei minha curiosidade sobre o nome desse lugar tão famoso no Rio de Janeiro, rs.

  4. A Lagoa é um lugar lindo, diversificado e tem muito a cara do Carioca. Passei por muitos anos por ela para chegar ao trabalho e sempre ficava namorando-a e faço isso até hoje quando passo por ela. E ainda tem a nostalgia do Tivoli Park, minha infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *