Museu de Cera Madame Tussauds
Amsterdam Nova York

Museu de Cera Madame Tussauds: diversão em várias cidades

Algumas pessoas não gostam de visitar museus, mas o Museu de Cera Madame Tussauds é diversão garantida. Presente em várias cidades do mundo, o museu concentra bonecos de cera em tamanho real de várias celebridades do mundo. E o melhor de tudo, é possível interagir com eles e guardar essa lembrança nas mais irreverentes fotos.

História do Museu de Cera Madame Tussauds

O museu de cera leva o nome de Marie Tussaud, francesa que nasceu em Estrasburgo em 1761 e trabalhava de governanta para o médico Philippe Curtius, que possuía um laboratório de modelação em cera. Foi ele que ensinou essa arte a Tussaud. As lendas mais sombrias dizem que Marie buscava cabeças decapitadas das vítimas da Revolução Francesa, usando-as de molde para seus primeiros bonecos no laboratório que herdara de Philippe.

Em 1835, se mudou para a Inglaterra e mostrou seu trabalho pela primeira vez no Baker Street Bazaar. Madame Tussaud morreu em 1850, mas deixou seu legado. Hoje são 7 museus tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa, 9 na Ásia e 1 em Sydney, na Austrália. Eu já visitei o original em Londres, o de Amsterdam e o de Nova York e sempre é um programa divertido. Inclusive, em Amsterdam, tirei foto com o boneco da própria Madame Tussaud.

Madame Tussauds
Com o boneco de Marie Tussaud em Londres

Detalhes interessantes sobre os bonecos de cera

Um detalhe interessante do Museu de Cera Madame Tussauds é que todos os bonecos representam o tamanho real das personalidades. Ou seja, consegui perceber que Frank Sinatra era do meu tamanho, enquanto Princesa Diana era bem alta. Outro fator que torna a ida ao museu divertida é a possibilidade de poder interagir com os bonecos, claro que essa interação não inclui tocar neles, mas sim fazer poses a seu lado e até reunir grupos que hoje nem existem mais, como as Spice Girls. Digo que é a forma mais fácil de chegar próximo do seu ídolo ou daquela personalidade que você sempre quis uma selfie junto.

Apesar de alguns bonecos serem os mesmos em diversos museus nas diferentes cidades, algumas personalidades são retratadas de forma ou em épocas diferentes de suas carreiras. Como foi o caso da Madonna que encontrei em Amsterdam e as duas (uma em cada época) presentes no museu de Nova York. A recordista de estátuas é  Lady Gaga, que soma 21 estátuas espalhadas pelos museus Madame Tussaud do mundo. Eu mesmo pude ver duas versões diferentes da cantora em Amsterdam e Nova York.

Personalidades no Museu de Cera Madame Tussauds
Personalidades no Museu de Cera Madame Tussauds

Visitas aos Museus de Cera Madame Tussauds no mundo

Mas não são só personalidades do showbiz que estão no Museu de Cera Madame Tussauds. Políticos, religiosos e grandes nomes da arte também têm a sua vez. Já tirei foto com a rainha da Inglaterra em Londres, o papa João Paulo II em Amsterdam, Hilary e Bill Clinton em Nova York e Salvador Dalí em Amsterdam.

Atletas também são lembrados nos museus. Já fiz até abdominal com David Beckham e pedalei ao lado de Lance Armstrong em Amsterdam. Ainda tem as famosas personagens de filmes, como o Exterminador do Futuro de Arnold Schwarzenegger em Nova York e um imenso Hulk em Londres. Aliás vários heróis da Marvel têm seus bonecos retratados nos museus, além do eterno Jack Sparrow de Johnny Depp, um dos mais perfeitos que já vi.

Estátuas do Madame Tussauds
Políticos, Esportistas e Personagens nos museus Madame Tussauds

Claro que existem celebridades específicas da cidade onde você está visitando o museu. Por exemplo, Alfred Heineken em Amsterdam, os Beatles em Londres e até a Estátua da Liberdade em Nova York. Vale lembrar que os bonecos são sempre renovados e muitas vezes restaurados. Por isso, pode ser que ao visitar determinado museu, uma personalidade específica não esteja mais lá. Se isso acontecer, se divirta com as que estão e aproveite a visita da mesma forma.

Museu de Cera pelo mundo
Madame Tussauds pelo mundo

No final da visita, há uma lojinha de souvenires para aqueles que querem levar uma lembrança do museu ou até mesmo uma foto. Visto que com alguns bonecos só pode tirar foto com o fotógrafo oficial do museu. A lista com todas as cidades onde tem uma filial do Museu de Cera Madame Tussauds se encontra no site do museu. Boa diversão!

Conheça o Museu de Cera Dreamland em Foz do Iguaçu

Leo Vidal
Carioca, biólogo, apaixonado por música, filmes e sempre disposto para novas viagens. Compartilha suas dicas de viagem há mais de 5 anos, sempre antenado ao melhor da gastronomia e hotelaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *